Sandra Almeida, arquiteta: razão e sensibilidade



Apaixonada por arquitetura, Sandra acredita que já nasceu na profissão ou predestinada ao seu repertório de trabalho. Ela faz parte da nova geração com sucesso palpável e estilos bem demarcados arrebatando a preferência de muita gente

Nunca se imaginou fazendo outra coisa, de um instante ao outro Sandra Almeida transita com desenvoltura pela arquitetura, pelo décor ou moda. Aliás, dona de bom gosto (e diferente não poderia ser), vê com approach natural a simbiose entre moda e seu ofício. Aí ela nos diz que ficava serelepe quando criança e adorava ter todo o agito acontecendo quando acompanhava as obras, reformas e mudanças que seus pais conduziam no tempo de sua infância… sim, o DNA explica!

Para a arquiteta, cujo trabalho nesta edição descortinamos, o mais importante é valorizar a forma de viver de cada cliente, buscando soluções diferenciadas aos anseios e necessidades de quem a contrata. E Sandra instiga seus sentidos acompanhando os principais eventos e mostras do setor no país. Ela interessa-se pela inovação, pela estética equilibrada e pela criatividade, mas como capricorniana que é, seu senso de bem-fazer lhe coloca de corpo e alma como discípula, sempre que pode, em cursos de aperfeiçoamentos, sejam técnicos (mobiliário, iluminação, decoração, paisagismo) ou de gestão. Filha de empresários, casada com um também empresário do metiê, para ela ecoa forte a necessidade do conhecimento técnico para gerir e bem planejar tanto seu negócio como a construção do sonho do seu cliente.

Na sua prancheta, simbiose perfeita é conjugar o clássico e o moderno, é flertar com o conforto e bem-estar, é dialogar com a criatividade para desenvolver espaços únicos dentro de um orçamento que se enquadre nas expectativas de quem a busca. “O olhar afetivo e poético se faz presente sim, na arquitetura, mas uma obra que transcende passado, presente e futuro é prova de razão e sensibilidade”, conforme Sandra.

Perguntamos a ela sobre o cliente perfeito. “Todos são únicos e especiais. E talvez o desafiador seja o equilíbrio entre o que tem uma ideia já formada e não abre mão dela e o cliente que não sabe o que quer.” Para a bela que é fera e razão no que faz, cada novo projeto é fôlego criativo, é um compromisso e um respeito com uma concepção de vida, que pode não ser a sua, mas que passa a ser o seu desafio de chega mais com a elegância e o bom gosto.

Aqui reina o aconchego para receber

Fotos Gilmar Gomes

Transformar um pequeno apartamento em um ótimo local para receber amigos foi o mote do projeto. Estar, jantar e cozinha integrados vão ao encontro do objetivo. O uso de linhas retas e uma iluminação pontual convidam ao aconchego. Na cozinha, armários e eletrodomésticos ocupam apenas uma parede para facilitar a circulação. Portas de correr em lâmina de madeira natural trazem discrição aos eletrodomésticos. Madeira, textura de branco e cores claras perdem a hegemonia com a mesa de jantar amarela e com o verde que participa com vida. Espelhos garantem amplitude e sofisticação.

Dentre os fornecedores: Andrea Feine e Móveis Schorr

Um apartamento para jovem casal 

Fotos Amanda Spengler

Aqui, o décor foi pensado para um casal jovem, ainda sem filhos, que adora receber! A cozinha em tons escuros foi um pedido da cliente, que trouxe uma imagem de referência, então todo o restante do projeto foi pensado para equilibrar com a cozinha. A pitada de cor veio com a porta em laca brilho laranja, que separa a parte social da área íntima do apartamento. Os efeitos de iluminação dão todo um charme ao apartamento e podem ser criadas diferentes cenas. O uso de espelhos traz amplitude ao apartamento. Outro pedido do casal foi que déssemos atenção especial à lareira, que não existia no apartamento, havia apenas a espera para a mesma. Então, móvel da TV e lareira foram pensados juntos, um equilibrando o outro. Em se tratando de um apartamento, pensou-se em um espaço para as lenhas que não roubasse a circulação.

Dentre os fornecedores: Móveis Schorr, Atacado Avenida, D’Corbellini e Tecnovidros.

O apartamento que é um elegante refúgio urbano

Fotos Renan Constantin

Neste projeto, houve cuidado para que a sofisticação e o aconchego cumprissem com rigor o orçamento proposto. O desafio foi comemorado com criatividade. O piso frio contrasta, harmonicamente, com o amadeirado do painel, que aquece o ambiente. Espaços integrados são equilibrados visualmente com linhas retas e funcionais. A utilização de estampa geométrica no tapete do estar e de onça nos puffs dão personalidade ao ambiente. No dormitório, elegância com a cabeceira da cama abrangendo toda a parede. No lavabo, a opção foi ao encontro do mármore travertino bruto. Na cozinha, a laca vermelha combina com a sobriedade do branco e do preto, que deixam o ambiente alegre mantendo a praticidade que o espaço pede.

Dentre os fornecedores: Tok A Mais Móveis e Tecnovidros

 

Requinte funcional em consultório

Fotos Renan Constantin

O projeto desta clínica médica é sóbrio e aconchegante. Na recepção, a cortina em linho convida a um ambiente agradável e receptivo. O pórtico abraça a recepção, demarcando a área de atendimento e bem-recebendo. O uso de materiais nobres e cores sóbrias como o cinza, o preto e o marrom deixam o ambiente elegante e sofisticado. Houve cuidado para que os espaços fossem amplos e livres para circulação, promovendo a acessibilidade de pacientes cadeirantes pelo consultório.

Dentre os fornecedores: Andrea Feine, Atacado Avenida, Florense Lajeado e Arabesco Acabamentos   

 

Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!




POSTS RECENTES

Image

Juliana Sanmartin não veio ao mundo a passeio

Guerreira, determinada e sabe exatamente onde quer chegar! Estamos falando da empresária gaúcha Juliana Sanmartin Ribeiro, dona das grifes Juliana Sanmartin e SanM, que têm o couro como elemento base para suas múltiplas criações. Sua história no metiê iniciou em 2011, quando de advogada (já há seis anos) partiu para o que realmente fazia  seus […]

LEIA MAIS
Image

Final de semana na Serra Gaúcha como você nunca imaginou

Que tal uma programação diferente para curtir o outono inverno? Nossa equipe experimentou e aprovou duas experiências incríveis em Pinto Bandeira e Gramado! Que Gramado é um dos destinos preferidos para curtir o friozinho, todo mundo sabe. Mas que tal uma programação diferente que reúna todo o charme e aconchego da capital do cinema + […]

LEIA MAIS
Image

O ‘glamping’ começa a ganhar fama no Brasil

Natureza, conforto e glamour combinam sim! Foi descoberto pelos britânicos, os australianos dão uma aula com o Longitude 131 e por aqui a tendência ganha corpo No entanto, pouca gente sabe o que é essa prática e, mais importante, qual tipo de turista se encaixa nesse estilo de viagem. A definição que provavelmente estará nos […]

LEIA MAIS