Qualidades além da superfície

Atributos que Adriana e Flávio Enger dominam, afinal lá se vão 35 anos de uma trajetória baseada no conceito de ‘viver bem’

 Quando Adriana e Flávio Enger deram o start à Brava Forma, em 1988, buscaram ideais e valores que iam de encontro às suas raízes: uma simbiose de valorização da família,  natureza, aconchego, afeto e uma cultura que passa longe do instantâneo e do superficial.  A marca dos seus sonhos  foi definida já no primeiro bate-papo com a publicitária Maria Augusta Medeiros para a criação do logotipo da empresa, com os atributos que permeariam marca,  elegância, durabilidade, conforto e design. A arte de viver, sempre valorizaram e, assim, construíram uma coleção com sofás e poltronas que abraçam com afeto também o seu lar, com quatro filhos e agora também um neto.

 Viver é uma arte e com paixão, revela essências

 Quando Adriana fala, é com paixão! “Toda vez que um novo sofá é projetado e executado pela Brava Forma, não é mais um produto que está indo para o mercado. É uma experiência que está sendo entregue a um cliente. Afinal, um sofá ou uma poltrona são móveis a serem vividos”, diz ela. Tivemos o privilégio de acompanhar a história da Brava Forma e da família que encanta na valorização do ‘pied du terre’ no Vale do Taquari. Atestamos com carinho que seus ideais de empresa e produto se entrelaçam com sua própria essência e história de vida.

Ao longo dos 35 anos da Brava Forma, completos nesse final de 2023, essa sempre foi a estratégia da empresa. Eles nunca quiseram fazer estofados padronizados, em série. O trabalho da Brava Forma nasceu conceitual e artesanal e assim permanece ao longo das mais de três décadas. Assim como Adriana aguçou o paladar com o bolo, o pão ou a ‘pasta’ feita em casa por ela mesma ou com a receita que um filho trouxe além fronteiras para encantar o encontro da família.

“Sentíamos que existia a lacuna no mercado por um estofado com a parte construtiva muito bem feita e bem estruturada, com design sofisticado, matérias-primas excelentes, ergonomia e acabamento perfeito. A partir dessas perspectivas, começamos a criar as nossas coleções”, conta Adriana. Todo esse cuidado resulta em estofados únicos. “Atendemos por pedidos, não há estoque em fábrica. Isso garante peças exclusivas e personalizadas, um verdadeiro luxo que é estar bem consigo mesmo”, complementa.

A produção impecável ganhou clientes fiéis. A Brava Forma, que iniciou as atividades em Lajeado, dois anos depois já estava com uma loja também na Capital. Hoje, os principais mercados são Porto Alegre, Serra, Litoral e a região da Fronteira. Mas também há clientes em diferentes estados brasileiros. “Isso nos encanta, nunca sentaram em nossos sofás, mas chegaram até a gente pelo conceito da nossa marca. Elas adquirem um Brava Forma pelo que a nossa marca representa hoje. Essa é uma conquista incrível ao longo destes anos”, comemora Adriana.

Entrega, essência, cuidados, conteúdo… segredos de longevidade.

A qualidade e exclusividade das peças faz com que a Brava Forma tenha conquistado também muitos clientes corporativos ao longo dos anos. Além das residências – em que, muitas vezes, os sofás Brava Forma já são opção da segunda geração da família -, a empresa está presente em muitos consultórios médicos, escritórios de advocacia, hotéis e restaurantes.

Entre as entregas mais recentes da empresa estão todos os estofados do 1835 Carne e Brasa, em Canela. O arquiteto Francisco Pinto, que projetou o restaurante, quis trazer a elegância e a sofisticação gaúcha para o ambiente. A Brava Forma foi escolhida para fazer os estofados de todo o restaurante que integra o novo hotel Kempinski Laje de Pedra.

“A Rede Kempinski tem hotéis no mundo inteiro, mas eles queriam um produto local, que pudesse demostrar toda a força da cultura gaúcha. Assim, entregamos uma experiência personalizada, com elegância e identidade” – afirma Flávio, homem de bastidores, que coordena o Estúdio Brava Forma com rigor e disciplina inigualáveis ao detalhe. Ele não é afeito aos holofotes, mas basta ‘Brava Forma’ virar enunciado em um comentário, que a paixão pelo que sabe tanto fazer nos contagia.

O meio-ambiente ganha defesa e o caráter dita o passo a passo

 Adriana e Flávio vivem o enunciado de seu trabalho. Basta um feriado prolongado ou um domingo de sol, que lá vão eles buscar a natureza, desvendar novos caminhos, essências de vida. Do cuidado para com suas próprias existências, da fuga pelo efêmero, pelo superficial, levam o caráter de suas existências para o seu trabalho.

Além de toda preocupação com a qualidade dos seus produtos, muito antes de se falar em sustentabilidade, a Brava Forma já colocava esse conceito em prática. A empresa sempre trabalhou com madeira de reflorestamento e espuma livre de CFC. E a sustentabilidade também está no próprio produto.

“A durabilidade dos nossos produtos é marcante. A estrutura dele permanece ao longo do tempo e o que pode ser trocado é o revestimento que, por ser de couro natural, vai se degradar de forma orgânica na natureza”, observa Flávio. É usual clientes retornarem para renovar o revestimento do sofá adquirido há mais de 15, 20 anos, pois a longevidade, a qualidade e a permanência do design entregam um atemporalidade e durabilidade inimagináveis. Que tem, sabe!

Na vanguarda e com olhos no futuro, pois é o encanto que também seduz

Ao longo dos 35 anos, foram incontáveis as tendências buscadas em feiras nacionais e internacionais, as pesquisas pelo melhor. Muitas vezes, houve a constatação da vanguarda: novidades da marca era lançadas muito antes de elas ganharem o mercado. Fala aqui a  história de uma dinâmica que sempre se renova.

Se a empresa observou as mudanças tecnológicas do ramo, ela também sempre esteve muito atenta ao cliente. E como ele mudou. Adriana e Flávio são unânimes ao dizer que as pessoas voltaram o olhar mais para a sua casa e para o seu conforto. E ter um sofá aconchegante, que te abraça, faz todo o sentido.

Olhando para frente, novos produtos saem das pranchetas e do online. Já está sendo produzida – algumas peças ainda estão em fase de testes -, uma linha para áreas externas. São móveis para varandas, terraços e área de piscinas, mas com alta performance. A ideia é que os móveis estejam expostos ao sol e chuva, mas mantenham as suas características originais.

O conforto Brava Forma sai de dentro da casa e ganha novos espaços. Sente-se e desfrute, afinal, luxo é o seu bem-estar, é viver e celebrar cada dia com encanto e sapiência.

Conteúdo publicado na edição 58 da revista Gente que Faz

Por FERNANDA MALLMANN|Fotos DIVULGAÇÃO

 



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

O sabor da autêntica culinária italiana da Serra Gaúcha

O desejo de todo empreendedor é crescer. Mas como fazer isso sem “perder a mão” na qualidade, ainda mais quando o seu produto ou serviço tem a artesanalidade como característica primordial? Resposta que o empresário Paulo Geremia há 30 anos vem imprimindo na experiência gastronômica servida na rede Di Paolo Paulo é o 12º de […]

LEIA MAIS
Image

Projetos ímpares no portfólio da BG ARQUITETURA

Cynthia Garcia e Mádia Borges fundaram, há cerca de 25 anos, a BG ARQUITETURA, com conceito levado ao pódio e aplaudido por chancelar, ultimamente, com muito bom gosto e conhecimento, projetos hoteleiros A parceria das arquitetas Cynthia Garcia e Mádia Borges começou nos tempos de escola, passou pela faculdade e seguiu pela vida. Juntas, elas […]

LEIA MAIS
Image

Pílulas de Cristiana Schumacher

Descontrua a imagem de um contador sisudo, quadrado, que fala coisas que somente outro contador compreende. Cristiana Shumacher, à frente do escritório Schumacher Contabilidade, é o avesso de tudo isso. Com uma linguagem simples e prática, ela usa as redes sociais para desmistificar um assunto sobre o qual pouco se fala, mas que interfere na vida de […]

LEIA MAIS