Na vanguarda do revestir

Já faz algum tempo que revestimento deixou de ser apenas um utilitário e virou protagonista quando se fala de construção. O mercado se encarregou de agregar brilho, texturas, formatos e cores a este material, fazendo dele peça-chave na execução de uma obra

 

Atenta à valorização cada vez maior do produto, no mês de março, a Costaneira Acabamentos participou, com uma equipe de mais de dez arquitetos parceiros, da Expo Revestir. A feira se traduz como palco dos principais lançamentos em revestimentos, louças e metais dos maiores e mais importantes fabricantes do Brasil.

Ciceroneados pela presidente da Costaneira, Caroline Muller, o grupo visitou uma feira ainda mais imponente que nas edições passadas. De casa nova – a mostra estreou nos pavilhões do São Paulo Expo em 70 mil m² de área expositiva, o dobro das edições anteriores -, a Expo Revestir permitiu uma imersão num ambiente que conectou inovações tecnológicas, tendências, design e conceitos do futuro para o mercado da arquitetura e construção.

“Em função do local, as marcas conseguiram se apresentar de forma ainda mais grandiosa e isso faz com que o encantamento e percepção sejam ainda maiores”, observa Caroline.

Como a Expo Revestir reúne os principais players do mercado – em sua maioria fornecedores da Costaneira – é lá que estão os lançamentos e o que será tendência em acabamentos. E isso se conecta perfeitamente com o que Caroline busca proporcionar aos clientes.

“Nós trabalhamos com a parte final da obra, com aquilo que é visível, e isso está muito ligado à moda. O design dos produtos tem uma vinculação muito forte com a Europa, especialmente com o que acontece na Itália. Então, estamos conectados com as tendências que acabaram de vir para o Brasil.”

 

Tendência é ser natural

Detalhando o que a feira apresentou em revestimentos, conforme Caroline, fica perceptível que as cerâmicas seguem tendo formatos e dimensões muito grandes. Lastras com mais de três metros de altura, por exemplo, permanecem em alta. Tão forte quanto esta tendência são os revestimentos que se apresentam de forma muito similar à pedra natural, usando a tecnologia como aliada para trazerem diferenciais como textura, profundidade, veios, brilho e cor.

“A busca pelo natural veio muito forte depois da pandemia. Saíram os tons de cinza, mais cleans e frios, e entraram as cores mais vibrantes. A feira evidenciou muito os tons de verde, os terrosos e, especialmente, o terracota. É um movimento que dá a entender que as pessoas estão voltando à vida e ao aconchego das suas casas”, explica Caroline.

Com tantas formas e tons, claro, abre-se um campo maior de possibilidades. E, se os acabamentos cerâmicos estão cada vez mais funcionais, versáteis e dinâmicos, eles também estão roubando a cena.

“O revestimento assume um protagonismo maior e está mais adequados às necessidades. Com a ajuda da tecnologia, ele deixou de ser apenas um acabamento de superfície. O seu design está tão incrível que, hoje, o mobiliário principal está revestido de porcelanato, compondo mesas, ilhas, estantes, painéis de TV, lareiras e muito mais”, assinala Caroline.

Na parte de cerâmicas, a Roca trouxe seus grandes e super formatos

Em primeira mão

Muito do que foi apresentado na Expo Revestir já está à disposição na Costaneira, atendendo ao desejo dos clientes que buscam por novidades. E a próxima parada da Costaneira é a Isaloni 2023, a feira de Milão, que ocorre na Itália, no mês de abril. Porque, para Caroline, oferecer produtos e novidades em primeira mão é participar do sonho das pessoas.

“Quando um cliente nos procura, ele tem uma expectativa muito grande. E nós fazemos de tudo para que ele fique satisfeito ao concretizar este sonho lindo que é uma casa”, enfatiza ela, ciente de que não se trata apenas de uma louça ou um revestimento, mas de algo que ficará na história de vida dos clientes.

 

Acompanharam Caroline Muller, na Expo Revestir, 2023, os profissionais Eduardo Heissler, Juseliane Arenhart, Tania Fuga, Debora Sartori, Cassia Ranzi, Ademir Sulzbach, Larissa Schulte, Mariana Hruby, Ana Borges, Rosimara da Silva, Glauco Busanello, Nestor Junge e Ana Paula Pierezan

Conteúdo publicado na edição 56 da revista Gente que Faz:

 



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

O japonês que leva a marca do seu chef à mesa: Naro, em Gramado

Naro é o japonês cheio de bossa que celebra a técnica do chef Marlon Schimitz de Oliveira, em Gramado Com endereço em uma das cidades mais charmosas do Rio Grande do Sul, a bela Gramado, o Narõ Culinária Japonesa recebe público exigente, de todos os cantos do Brasil e até mesmo de outros países. O […]

LEIA MAIS
Image

Giostra Cuccina: mangia que te fa bene

O novo restaurante do hotel Casa da Montanha, em Gramado, foi inaugurado dia 1° de  julho  e faz uma homenagem ao seu icônico carrossel, através de um giro pelos sabores da Itália Giostra em italiano é carrossel, um símbolo clássico e lúdico, que está sempre em movimento e jamais perde seu encanto. Essa é o […]

LEIA MAIS
Image

Iguaria rara, no sul! Da nossa terra para os pratos dos grandes chefs.

Dos pomares do interior gaúcho, em Cachoeira do Sul, na região central do Estado, brota a iguaria que faz sucesso em pratos sofisticados de grandes chefs: a trufa. Por trás do cultivo, toda a dedicação do biólogo e pesquisador Marcelo Sulzbacher Ainda nos bancos da faculdade, a ideia de produzir trufas – um fungo subterrâneo […]

LEIA MAIS