Grécia para arquitetos

Dona de um dos roteiros turísticos mais cobiçados do mundo, a Grécia é mesmo fascinante. Também pudera: este país tem atributos de sobra. Reúne cultura, história, belezas naturais, lugares badalados e hotéis de luxo. Para um grupo de arquitetos gaúchos, que desembarcou em Atenas no final de abril para um tour de dez dias, tudo isso pode ser resumido em uma única palavra: inspiração

Foto Caroline Muller

A Grécia é considerada o berço da civilização ocidental, da filosofia, da literatura, da dramaturgia e da democracia. Possui mais monumentos da Antiguidade que qualquer outra nação europeia. Entre os seus patrimônios está a Acrópole, construída por volta de 450 a.C., no coração da capital, Atenas. Esta cidadela em ruínas abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo – os templos Partenon e Erecteion.

Foto Tiago Camino

Além de cumprir esse roteiro obrigatório para todo turista, o grupo de 25 gaúchos – entre arquitetos e acompanhantes – também participou de uma programação mais focada na área profissional. Toda a viagem foi organizada pela Costaneira, rede gaúcha parceira dos profissionais de arquitetura e que é referência em lojas de materiais de acabamentos para construção.

 

“A arquitetura é uma área de trabalho que precisa de muita criatividade e inovação. E nada melhor do que buscar inspirações em viagens”, pontua Caroline Müller, vice-presidente da Costaneira.

“A arquitetura é uma área de trabalho que precisa de muita criatividade e inovação. E nada melhor do que buscar inspirações em viagens. Sem contar as visitas técnicas, que colocam o grupo em contato com renomadas obras e profissionais de escritórios internacionais”, pontua Caroline Muller, vice-presidente da Costaneira.

Em Atenas, eles visitaram um dos hotéis mais luxuosos do mundo, o Grande Bretagne Hotel, que tem um rooftop com vista privilegiada para a Acrópole. Mas também vale dizer que tem, em sua coleção de obras de arte, um valioso tapete persa feito para o rei Alexandre, o Grande, que viveu no século 4 a.C.

Uma curiosidade: o hotel fabuloso ocupa uma antiga mansão de um rico aristocrata local. Ao longo dos seus 173 anos de história, essa luxuosa propriedade já foi ocupada por nazistas, libertada pelos aliados e atualmente é o endereço mais chique e exclusivo da cidade, oferecendo uma perspectiva inigualável da histórica e mítica Atenas. Os arquitetos tiveram a oportunidade de visitar a Wine Library do hotel, onde 3.500 rótulos de vinhos, incluindo a classe magistral dos vinhos gregos, são reservados.

Outra agenda especial do grupo foi a visita ao 314 Studio, um dos mais premiados escritórios de arquitetura de Atenas. A equipe trabalha em projetos com foco na experiência do abstrato. Nos últimos quatro anos foram nomeados para prêmios como Mies Van Der Rohe, Bienal de Arquitetura Grécia, Architizer A Awards e Bienal de Arquitetura Veneza. Pavlos Chatziangelidis é o fundador e a mente principal por trás de cada ideia do escritório.

Santorini e Mykonos

No roteiro do grupo de arquitetos também entraram duas das principais ilhas do país. Uma das escolhidas foi Santorini, que é a maior do arquipélago de mesmo nome e que foi formada após uma erupção vulcânica. Com o pôr do sol mais famoso do mundo, é reconhecida por sua arquitetura peculiar: em ruelas estreitas se espalham casinhas brancas que mais parecem ter brotado das pedras localizadas na encosta. Os gaúchos ainda estiveram em Mykonos, outra ilha igualmente famosa e queridinha dos baladeiros. Por lá, tudo exala charme e sofisticação, com paisagismo sempre valorizado e integrado às construções.

 


Arquiteta Cristiana Schmitz, Porto Alegre

 “A Grécia é um lugar que todo arquiteto deveria conhecer. Estudamos arquitetura clássica na faculdade e sabemos da maestria dos gregos ao construir os templos com os princípios até hoje válidos (como proporção, simetria e harmonia). Apesar de sabermos da magnitude do Partenon, é uma experiência única ver de perto a grandeza, solidez e perfeição oriundas de uma época com poucos recursos mas com muita inteligência. Em um lugar com tanta tradição arquitetônica estava curiosa para ver a produção atual. E me surpreendi com o rooftop do Hotel Hilton, moderno e contemporâneo; assim como com o Balux, um espaço de bar, restaurante, office e lounge, com projeto atual, cosmopolita e cool na beira da praia em Glyfada, Atenas”, aquiteta Cristiana Schmitz, de Porto Alegre.

 


Arquiteta Angela Grandeaux Pisani, Santa Maria

“A Grécia é um país muito interessante. Um dos destaques é o contraste do novo e do antigo, como a arquitetura moderna de Renzo Piano (Livraria Nacional de Atenas) e a arquitetura clássica do Palácio do Governo. Também gostei das tecnologias voltadas para a sustentabilidade, como por exemplo o uso da energia fotovoltaica. A energia solar e os jardins verticais estão muito presentes em suas construções. Entre os materiais de revestimentos, como não poderia deixar de ser, predomina o mármore. Já nas ilhas que visitamos, Santorini e Mykonos, nas construções eles usam tijolos com esquadrias termo acústicas em PVC. Realmente um país muito interessante, que recomendo a todos os arquitetos”, arquiteta Angela Grandeaux Pisani, de Santa Maria.

 

 


“Em Santorini fiquei encantado com a natureza, que é muito diferente. À primeira impressão parecia um lugar sem vida, pois é muito árido e seco. Mas me surpreendi com a cidade e as pessoas, com um astral maravilhoso. As edificações brancas, com janelas e portas nas cores azul ou vermelho, são sua característica mais marcante, numa paisagem formada por vulcões. Em todos os lugares chama a atenção a simplicidade dos materiais e a quase falta de cores. Pois é nisto que está a elegância da arquitetura e da vida. Uma curiosidade é que em uma das praias a areia é preta, devido à formação vulcânica, porém a água muito limpa. A culinária realmente me surpreendeu. Para quem for visitar as ilhas, vale a pena experimentar o sorvete de romã”, arquiteto Tiago Matiotti Camino, de Porto Alegre.


 

O GRUPO:

Alexandre Biazus – Andre Monte – Angela Pisani – Angela Trierweiler – Artur Maldaner – Caroline Muller – Caterina Maldaner – Clarice Leidens – Cristiana Schmitz – Daniel Kroth – Deise Molon – Fabio Spier – Felipe Bremm – Leila Bremm – Leticia Mattuella – Luis Fernando Maldaner – Mateus Valduga – Mauro Frozza – Rodrigo Bergonsi –  Romena Kroth – Sabrine Leidens – Sandra Dreyer – Tiago Camino – Vanessa Pierezan – Vivian Biazus

Caroline Muller, vice-presidente da Costaneira, acompanhou o grupo

 

A Costaneira organiza diversas viagens técnicas voltadas aos profissionais parceiros – arquitetos, decoradores, designers de interiores, engenheiros e estudantes dessas áreas. A cada seis meses a rede lança uma nova campanha com um destino diferente, escolhido pelos arquitetos por votação. São acessíveis a qualquer profissional da área que tenha interesse em acompanhar o grupo, basta entrar em contato com a empresa.

A primeira viagem técnica foi em 2013, para Paris. Desde então já estiveram também em Milão, Dubai, Barcelona, Estocolmo, Chicago, Las Vegas e Singapura. Os próximos destinos serão Florença e Bolonha, na Itália, em setembro.



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

Casa Tendenza Galleria é o novo espaço de arte de Porto Alegre

Casa Tendenza Galleria será uma galeria 100% contemporânea na Capital, convidando o público a experimentar uma nova forma de arte  Reduto do comércio de decoração e interiores na capital gaúcha, a partir de hoje a rua Quintino Bocaiúva, no bairro Moinhos de Vento ganha um ponto a mais de interesse. A Casa Tendenza Galleria chega […]

LEIA MAIS
Image

Fernanda Rosa Flores Boutique e Tok de Arte lançam “Natal do Bem”

Entrando no clima de final do ano e dando continuidade à ação iniciada na Páscoa, a Fernanda Rosa Flores Boutique e a Tok de Arte estão se reunindo novamente para o “Natal do Bem”. A ação tem o propósito de ajudar floristas autônomos e auxiliares do setor freelancers, afetados diretamente pelo adiamento e cancelamento de […]

LEIA MAIS
Image

Caipirinha sofisticada

Glauber Britto, do canal Champagne com Dendê, transforma o drink popular e ensina três receitas refrescantes “Existem várias formas de tornar esse drink mais elaborado sem perder a real essência da caipirinha”, diz o youtuber, que mistura gin, espumante e até café nas receitas. Se tem uma coisa que o youtuber Glauber Britto domina é: […]

LEIA MAIS