Casa Canoa, refúgio de praia contemporâneo no litoral gaúcho
Publicado em 2 de março de 2016Acostumada a transformar casas de sonhos em realidade para seus clientes, a arquiteta Jura Nicaretta teve seu próprio desejo realizado, construindo seu refúgio de praia no litoral gaúcho em projeto que assina com a arquiteta e filha Carla
E não foi somente pelo sol e pelas ondas de Xangri-Lá que ela se deixou embalar para que este projeto virasse realidade. O verão chega com calor no coração na casa que se conecta com o seu entorno em simbiose total! Depois de vasculhar lotes disponíveis no litoral gaúcho, foi num dos condomínios que a casa canoa virou referência do bom gosto e da versatilidade das arquitetas. O despojamento e a não-ostentação são visíveis na casa onde as paredes são de concreto e aqui ou acolá tijolos à vista e o piso é de cimento.
A poesia Carla e Jura quiseram deixar por conta do lago, do céu, da paisagem que cerca a casa. E para tirar o máximo de proveito do cenário que a abriga, concreto e alvenaria receberam aberturas de impacto para que panos de vidro enquadrem os melhores ângulos do tempo que aqui se quer que o relógio não mais cronometre.
As linhas contemporâneas promovem total integração do cenário com a casa de dois pavimentos entrelaçados por escada também em concreto aparente. As áreas íntimas compõem o piso superior e as sociais, o inferior, ampliando-se num grande deque que é convite para pés descalços e que culmina na piscina com pedras hijau e que também ladeia toda uma vista lateral da residência. Aliás, o deque se apresenta com um viés de sala de estar outdoor, projetando-se sobre o lago, complementado pela canoa que, descartada por pescadores da região do Vale do Taquari, terra natal da arquiteta Jura, aqui faz a cena e denomina a residência. Todos os ambientes sociais são conectados e abertos ao exterior através de painéis deslizantes em PVC tabaco e vidro laminado, assim como as quatro suítes do pavimento superior, com todos os espaços presenteados por muita iluminação natural e desfrutando da vista do lago.
O uso intensivo de materiais aparentes nas paredes, tetos e pisos, os grandes vãos de aberturas, as linhas retas e as poucas cores receberam decoração simples e despojada, mas elegante, com o uso do cru nas cortinas esvoaçantes em linho e no estofado que se convida para jogar. De vez em quando, toques de cores quebram o monopólio dos móveis que também fazem o look natural.
No cair da noite, o arrebate no grande deck, ao lado da canoa e com o azul e o verde brincando entre a piscina e o lago, foi inevitável. Resultado de projeto arquitetônico e paisagístico completamente em consonância. Vontade de assumir um jeito mais despretensioso de ser neste lugar gostoso de se viver, no mesmo compasso dessa arquitetura acolhedora.
Projeto arquitetônico: Nicaretta Arquitetura e Paisagismo
Dentre os fornecedores: Florense, Manjabosco, Brava Forma, Bó, DTS, Esquadrias Scheid e Vidraçaria Lajeadense
Texto | Neiva Schneider
Fotos | Janine Brandão