Casa para desfrutar
Publicado em 13 de fevereiro de 2023Se beleza é fundamental? Não há dúvida. Mas os projetos que levam a assinatura do escritório Sandro Jasnievez Arquitetura vão muito além do belo. Jasnievez costuma dizer que transforma a história e as vivências de seus clientes em arquitetura
Fotos|Cristina Leke
Arquiteto Sandro JasnievezE não é exagero. Para esta casa de 300 m², em um condomínio na Zona Sul de Porto Alegre, o profissional – um habitué da Casa Cor RS, premiado com o ambiente mais original da mostra em 2014 – tornou a essência da família, clientes e admiradores de seu trabalho há quase uma década, um material a mais na composição da decoração de interiores.
Entre toda a singularidade que permeia o projeto, um, em especial, ganhou o coração de Jasnievez. Era um pedido da família que o piano de cauda tivesse lugar de destaque na residência. Pai e filho têm a música como hobby e gostam de alegrar os momentos em família dedilhando o piano, então, nada mais justo que ele “roubasse” a cena. O instrumento foi posicionado bem no centro do living. Assim, estar, jantar e cozinha ficam voltados para a estrela do layout.
E a escolha do revestimento da parede na escada não foi por acaso. Ele sugere movimento e casa com o design do piano. Tudo pensado de forma muito harmônica para evidenciar o personagem principal desta composição.
Na área social integrada – estar, jantar e cozinha – outro elemento concorre a queridinho do projeto. Uma charmosa cristaleira foi projetada para reservar as taças de cristal pertencentes à família. Num trabalho primoroso de marcenaria, foi executada uma cristaleira muito leve, porém, cheia de detalhes para destacar os cristais. São quase 3 metros de largura interna, sem divisões verticais. A iluminação acaba por fazer toda a diferença, com o uso de perfis de led contornando todo o fundo do requintado móvel.
O pé-direito duplo da sala foi um aliado para destacar o envelopamento da parede, que acomoda a lareira e a TV. A parede foi revestida com pedra e madeira numa união perfeita que é, ao mesmo tempo, clássica e contemporânea.
Já as cortinas foram criteriosamente selecionadas para cumprir com sua função de proteger o ambiente nos momentos de sol mais forte, sem descuidar do composê do espaço, que é a porta de entrada da residência.
A suíte do casal, a pedido da proprietária, deveria ter uma bancada de trabalho para atendimentos e videoconferências. O desejo foi contemplado, com uma bancada generosa, dividida por biombos perfeitamente alinhados, preservando a área íntima da suíte.
A mesma bancada também faz as vezes de penteadeira para maquiagem. Todo o charme deste espaço fica centralizado na imponência do espelho veneziano, que já era objeto da proprietária e passou a fazer todo o sentido nesta configuração do décor. Para arrematar, um armário espelhado traz ainda mais amplitude à bela suíte.
Como todo bom projeto que preza pela unidade, sem deixar de ter sua marca em cada cômodo, o banheiro também foi pensado para estar integrado ao todo. A peça ganhou revestimento escuro, contrastando com a banheira de imersão em tonalidade clara. Equilíbrio perfeito para relaxar depois de um dia de trabalho.
E, não menos importante neste projeto, é a adega que recebe os moradores quando acessam a residência pela garagem. Convidativa, ela funciona como um elo de ligação. É um prenúncio de todo aconchego que está por vir.
Conteúdo publicado na edição 55 da revista Gente que Faz: