Claudia Bartelle brilha como pedra preciosa
Publicado em 8 de março de 2016A blogger influencer vira referência em moda e estilo com o site que leva seu nome. Entre um post e outro e os cuidados com a família, declara: “ser fashion é observar o mundo, pinçar o que fica bem em você e usar o que mais lhe favorece e lhe deixa confortável”
As joias são uma das grandes paixões de Claudia Bartelle. “Os maxis brincos estão em alta, nos desfiles vimos também o uso de várias joias ao mesmo tempo. Mas a moda é tão livre… incluindo as joias”, teoriza. “Não há uma moda, uma linha a seguir. Tudo é moda. Não é porque a Pantone decretou o Rose Quartz a cor do momento com a qual você vai se vestir – pode ser que o tom não fique bem em você. É preciso desenvolver o olhar. Há o seu estilo, o que você gosta de usar, o que lhe cai bem.” A psicóloga e administradora transformou o universo fashion em negócio com o blog que leva seu nome e virou um blogger influencer das mais seguidas – e única gaúcha integrante da troupe de Alice Ferraz no Fhits, primeira plataforma de blogs de moda e lifestyle do mundo.
“O blog reflete quem eu sou”, resume. “Mostro ali coisas que eu gosto, pessoas que admiro, causas sociais que eu acho positivas. Tudo sem preconceito, como a moda é.” E o estilo de Claudia Bartelle assim o é também. “Há uma coisa do clássico com o chique e pitadas de tendências de moda no meu estilo próprio. Mas quem acompanha desfiles, revistas e eventos relacionados à moda acaba absorvendo tanta informação que fica querendo provar de tudo”, confessa. “Mas com o tempo você vai vendo o que lhe favorece, a cor que lhe deixa mais bonita… Mas meu estilo é completamente livre, um dia estou de camiseta branca e calça jeans, no noutro bem lady like. Depende do dia, do humor, das minhas atividades. E tem muito a coisa do detalhe, dos acessórios, da joia. Uma caraterística minha é que eu posso até estar bem despojada , mas procuro sempre colocar um detalhe legal no look, algo que faz a diferença.”
Claudia tem feito parcerias com grifes como a Dvoskin Kulkes. “Em meu blog só uso e falo sobre o que eu me identifico. Eu jamais vou destacar algo que não tenha a ver comigo. E, sim, recebo para isso, porque hoje o blog é o meu trabalho. O claudiabartelle.com.br é um endereço jurídico, tenho quem me ajuda com a parte de ferramenta do site, quem faz a área comercial. É uma empresa”, sublinha. Em breve, a moça vai mais longe: vai assinar uma coleção de joias para outra marca, com peças desenhadas por ela mesma. “Fiz cursos de desenho de moda e design, em São Paulo, quando eu morava lá. Criar uma linha de peças foi um trabalho muito prazeroso e que saiu muito rápido, o pessoal da empresa ficou surpreso com a minha produção”, orgulha-se.
Um dos temas destacados pelo blog de Claudia é a solidariedade, o bem-viver e o bem fazer. A blogger integra o grupo Voluntárias pela Vida, nascido na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre sob os auspícios do cardiologista Fernando Lucchese. A primeira empreitada do grupo foi arrecadar pouco mais de R$ 3 milhões para a construção de leitos para a UTI neonatal do Hospital da Criança Santo Antônio. A campanha deu tão certo que o valor passou dos R$ 4 milhões e ganhou a colaboração de gente dos quatro cantos do país, culminando no baile que ocorreu em 7 de novembro do ano passado – mesma data, coincidentemente (será?) em que foi ao ar o blog de Claudia Bartelle, que lhe vem trazendo tanto sucesso. “Eu acredito ter dever moral de ajudar os outros. Desde pequena fui incentivada por minha família a contribuir com quem precisa, por mais simples que seja a contribuição. Um cobertor, uma roupa, brinquedos para fazer as crianças carentes mais felizes no Natal… tudo é auxílio”, ressalta. Neste ano, o baile não saiu, devido à crise e à falta de patrocinadores. Mas o trabalho do grupo continua, com preparativos para mais uma ação de peso em 2016. “Através do meu blog, também quero incentivar as pessoas a fazerem o bem e a descobrirem coisas positivas para suas vidas”, emenda.
Casada com o empresário calçadista Pedro Bartelle, há oito anos, Claudia vive na correria, mas sempre prioriza a família – que inclui os pequenos filhotes Pedro Paulo, 5 anos, e Vittorio, 2. O marido, garante, apoia-a em tudo e também dá os seus palpites. “Ele diz ‘gostei’ ou ‘não gostei’ para algumas postagens e me ajuda muito na parte administrativa do blog. E me pede opinião sobre a roupa com a qual vai sair, pede para eu escolher o look…”, diverte-se. “Tenho uma vida atribulada, mas tenho condições de trabalhar com o que eu gosto, ao lado do meu marido e dos meus filhos. Não sou de ficar me lamentando. Problema, para mim, é falta de saúde. Problema é o que vejo nas visitas à Santa Casa, aqueles pais desesperados pela recuperação de seus filhos. O resto é tocar ficha, resolver o que aparece e agradecer diariamente pela vida.”
Publicado na edição 27 da revista Gente que Faz