Minimalista, autêntico e natural

Naturalidade para ser natural, minimalista, para ser autêntico, para não ter regras, para não seguir tendências. Um jeito de morar “clean”, onde não já nada que exceda, a não ser as histórias de seus próprios protagonistas. Há anconchego e as coisas necessárias. E o belo. “Para mim, ser contemporâneo é ser natural”, sentencia Cristiane Bergesch

IMG_6809_10_11

Sim, é preciso conhecer a arte de morar bem e possuir bom senso estético para ignorar tendências e, ainda assim, compor espaços plasticamente harmoniosos.  E a arquiteta então celebrou os tons que vão do bege, do fendi aos mais terrosos, e usou de materiais naturais que acabaram sendo conseqüência do apuro visual e da exigência de conforto.

O revestimento na maior parte do apartamento é porcelanato, exceto nos dormitórios, então com carpete. O revestimento do box do banheiro do casal foi escolhido diretamente no show-room da construtora, com o acompanhamento da arquiteta, que detém escritórios em São Paulo e Lajeado, sua cidade natal.

IMG_6767_8_9

A parte civil, em sua maioria, foi executada pela própria construtora através do sistema de personalização de apartamentos. A elétrica foi feita através de profissional terceirizado e contratado diretamente pelos clientes. Todos os itens referentes à decoração como marcenaria e marmoraria foram executados por empresas terceirizadas.

DORMITÓRIO DO CASAL

Utilização de espelho nas portas do guarda-roupas do casal garante  amplitude no dormitório. O uso de fita de led junto a cabeceira da cama dá um toque sutil e uma iluminação tênue para a hora de relaxar.

DORMITÓRIO MULTIUSO

O ambiente foi nomeado, na época que se iniciou o projeto, de dormitório “multiuso”. O projeto inicial previa home office juntamente com espaço para acomodar visitas. O bebê ainda não estava nos planos. Desta forma, foi feita uma adequação e o espaço foi preenchido por um mobiliário que foi repaginado e herdado de um familiar.

IMG_6486_7_8

COZINHA E ÁREA DE SERVIÇO

Cozinha e área de serviço são integradas, uma ideia para otimizar os espaços. Desta forma a arquiteta optou por trabalhar o mobiliário com os mesmo acabamentos para as duas atividades, visto se tratar de uma solução integrada.

Os fornos são embutidos e com acabamento na linha inox, assim como a máquina de lavar roupas o aquecedor de passagem, trazendo o arrojo e sofisticação ao ambiente.

HALL DE ENTRADA

Separação leve do hall e living através de um painel ripado em madeira. Isto permite que o living fique mais resguardado e com menos visualização quando a porta principal do apartamento é aberta. Trabalhar com uma tela encostada na parede sem precisar exatamente fixá-la dá versatilidade para poder trocar de lugar, com frequência, obras de arte, adornos bem como outros itens de decoração. Uma luminária colocada junto a um “negativo” na parede permite deixar uma iluminação de penumbra logo na chegada.

CHURRASQUEIRA:

O fechamento de sacada oportunizou curtir a o ambiente da churrasqueira durante todo o ano. A utilização de uma bancada alta junto à churrasqueira com banquetas propiciou um local agradável para que o casal possa receber os amigos e curtir um aperitivo ou, então, um churrasquinho.

BANHEIRO SOCIAL:

A ideia para este banheiro era colocar tons neutros, para respeitar o caráter “multifuncional” já que este ambiente faz também às vezes de banheiro para tomar ducha e também de lavabo, mas a arquiteta não dispensou a possibilidade de criar um espaço arrojado. Para isto, criou-se uma bancada esculpida em mármore crema marfil. Uma espécie de “pórtico” em MDF com iluminação em fita de led “emoldura” o espelho sobre a bancada e o vaso sanitário.  Os revestimentos que permeiam as paredes do box formam adquiridos em loja especializada para este tipo de material.

TERRAÇO:

Um dos grandes diferenciais do apartamento era o fato de possuir um terraço. Os clientes foram um dos últimos clientes a adquirirem  o apartamento no prédio e acharam bastante curioso que ninguém tenha se interessado por esta unidade, e justamente, pelo fato de ela possuir um terraço. Na visão do casal, esta é foi um atrativo que os impulsionou a definir pela compra do imóvel, uma vez que, permite que o apartamento possua uma área maior para lazer e receber familiares e amigos nas estações da primavera e verão.

Projeto de decoração: Cristiane Bergesch Arquitetura e Interiores

Dentre os fornecedores: Coletânea, Arabesco e Megaluz

Matéria publicada na edição 27 da revista Gente que Faz



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

Tecnologia e efeito natural para se sentir confiante na própria pele

O médico Vinícius Spironello dá vazão à sua expertise e paixão no segmento da beleza e do bem-estar em um endereço a  120km de Porto Alegre. Paralelo a isso, leva a gaúcha Medical San, uma das maiores fabricantes de equipamentos para estética e medicina estética do Brasil, além fronteiras Ao entrar no elegante consultório do […]

LEIA MAIS
Image

Cruzeiristas estão mais jovens e com maior poder aquisitivo, aponta pesquisa

Mudança é reflexo do crescimento de cruzeiros temáticos e oferta de experiências exclusivas  O perfil do viajante de cruzeiros está se transformando, com um público cada vez mais jovem, de maior poder aquisitivo e preferindo viajar em família. Dados da CLIA no Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) mostram que em 2017, cruzeiristas acima dos […]

LEIA MAIS
Image

Estados da Região Sul recebem 73% a mais de turistas internacionais nos dois primeiros meses do ano

Foram 1.586.966 chegadas de viajantes vindos de fora nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina em janeiro e fevereiro de 2025   O turismo no Brasil vem crescendo de forma notável, com impactos visíveis em todas as regiões do país. Na Região Sul, nos meses de janeiro e fevereiro, o número […]

LEIA MAIS