
Minimalista, autêntico e natural
Publicado em 14 de junho de 2016Naturalidade para ser natural, minimalista, para ser autêntico, para não ter regras, para não seguir tendências. Um jeito de morar “clean”, onde não já nada que exceda, a não ser as histórias de seus próprios protagonistas. Há anconchego e as coisas necessárias. E o belo. “Para mim, ser contemporâneo é ser natural”, sentencia Cristiane Bergesch
Sim, é preciso conhecer a arte de morar bem e possuir bom senso estético para ignorar tendências e, ainda assim, compor espaços plasticamente harmoniosos. E a arquiteta então celebrou os tons que vão do bege, do fendi aos mais terrosos, e usou de materiais naturais que acabaram sendo conseqüência do apuro visual e da exigência de conforto.
O revestimento na maior parte do apartamento é porcelanato, exceto nos dormitórios, então com carpete. O revestimento do box do banheiro do casal foi escolhido diretamente no show-room da construtora, com o acompanhamento da arquiteta, que detém escritórios em São Paulo e Lajeado, sua cidade natal.
A parte civil, em sua maioria, foi executada pela própria construtora através do sistema de personalização de apartamentos. A elétrica foi feita através de profissional terceirizado e contratado diretamente pelos clientes. Todos os itens referentes à decoração como marcenaria e marmoraria foram executados por empresas terceirizadas.
DORMITÓRIO DO CASAL
Utilização de espelho nas portas do guarda-roupas do casal garante amplitude no dormitório. O uso de fita de led junto a cabeceira da cama dá um toque sutil e uma iluminação tênue para a hora de relaxar.
DORMITÓRIO MULTIUSO
O ambiente foi nomeado, na época que se iniciou o projeto, de dormitório “multiuso”. O projeto inicial previa home office juntamente com espaço para acomodar visitas. O bebê ainda não estava nos planos. Desta forma, foi feita uma adequação e o espaço foi preenchido por um mobiliário que foi repaginado e herdado de um familiar.
COZINHA E ÁREA DE SERVIÇO
Cozinha e área de serviço são integradas, uma ideia para otimizar os espaços. Desta forma a arquiteta optou por trabalhar o mobiliário com os mesmo acabamentos para as duas atividades, visto se tratar de uma solução integrada.
Os fornos são embutidos e com acabamento na linha inox, assim como a máquina de lavar roupas o aquecedor de passagem, trazendo o arrojo e sofisticação ao ambiente.
HALL DE ENTRADA
Separação leve do hall e living através de um painel ripado em madeira. Isto permite que o living fique mais resguardado e com menos visualização quando a porta principal do apartamento é aberta. Trabalhar com uma tela encostada na parede sem precisar exatamente fixá-la dá versatilidade para poder trocar de lugar, com frequência, obras de arte, adornos bem como outros itens de decoração. Uma luminária colocada junto a um “negativo” na parede permite deixar uma iluminação de penumbra logo na chegada.
CHURRASQUEIRA:
O fechamento de sacada oportunizou curtir a o ambiente da churrasqueira durante todo o ano. A utilização de uma bancada alta junto à churrasqueira com banquetas propiciou um local agradável para que o casal possa receber os amigos e curtir um aperitivo ou, então, um churrasquinho.
BANHEIRO SOCIAL:
A ideia para este banheiro era colocar tons neutros, para respeitar o caráter “multifuncional” já que este ambiente faz também às vezes de banheiro para tomar ducha e também de lavabo, mas a arquiteta não dispensou a possibilidade de criar um espaço arrojado. Para isto, criou-se uma bancada esculpida em mármore crema marfil. Uma espécie de “pórtico” em MDF com iluminação em fita de led “emoldura” o espelho sobre a bancada e o vaso sanitário. Os revestimentos que permeiam as paredes do box formam adquiridos em loja especializada para este tipo de material.
TERRAÇO:
Um dos grandes diferenciais do apartamento era o fato de possuir um terraço. Os clientes foram um dos últimos clientes a adquirirem o apartamento no prédio e acharam bastante curioso que ninguém tenha se interessado por esta unidade, e justamente, pelo fato de ela possuir um terraço. Na visão do casal, esta é foi um atrativo que os impulsionou a definir pela compra do imóvel, uma vez que, permite que o apartamento possua uma área maior para lazer e receber familiares e amigos nas estações da primavera e verão.
Projeto de decoração: Cristiane Bergesch Arquitetura e Interiores
Dentre os fornecedores: Coletânea, Arabesco e Megaluz
Matéria publicada na edição 27 da revista Gente que Faz
Tags relacionadas
apartamentoArquiteturacristiane bergeschDécorComente
Compartilhe!
POSTS RECENTES

Um roteiro de delícias aos pés do Cristo Protetor
A região alta do Vale do Taquari brinda um momento histórico no turismo, especialmente após a conclusão do Cristo Protetor, em Encantado. Na carona desses investimentos, quem também se desenvolve é o setor gastronômico Fomos ouvir quem vive e quem empreende na região para trazer opções aos visitantes que querem ver as belezas, mas que […]
LEIA MAIS
ORGANIZADO POR XUXA PIRES, O CONVITE É PARA O BAILE BENEFICENTE DO ASILO PADRE CACIQUE
As festividades ocorrem nos dias 24 de setembro e 1º de outubro No dia 10 de outubro, ocorrerá o baile “A Solidariedade não Envelhece”, no Salão Leopoldina, da Associação Leopoldina Juvenil. O evento, 100% beneficente, planejado pela influenciadora digital e organizadora de eventos Xuxa Pires, tem o objetivo de arrecadar fundos para o Asilo Padre […]
LEIA MAIS
Rosane da Veiga Faria lança “A Casa das Sombras”
Evento será no dia 11 de setembro, as 18h, na Livraria Santos, localizada a Galeria Casa Prado Dando continuidade à sua estreia na literatura, Rosane da Veiga Faria irá lançar “A Casa das Sombras”, segundo livro da série “Árvore de Família”. A saga de fantasia entrelaça a realidade e elementos sobrenaturais, envolvendo o […]
LEIA MAIS