Herança da emoção
Publicado em 14 de junho de 2016Herança da emoção
A localização não poderia ser mais paradisíaca e os pratos, verdadeiras delícias que, agora ao escrever, com prazer retornam ao meu paladar. Sim, amigos estavam absolutamente corretos ao indicarem-nos o lugar, sem pestanejar! Herança da emoção! É a melhor forma de definir a cozinha aqui praticada, no Marisqueira Sintra, na Santa Catarina que saboreia receitas simples e calorosas
Instalado no charmoso bairro de Santo Antônio de Lisboa, você escolhe: mesas em um deque junto à areia e ao mar ou no aconchegante espaço com azulejos azuis e cerâmica artesanal. Os pratos é que lhe transportam a Portugal e justificam o por que de Florianópolis receber o título de Cidade Unesco da Gastronomia, até então inédito entre as cidades brasileiras, tornando-a em uma das oito cidades do mundo a fazer parte da rede de Cidades Criativas da Unesco da Gastronomia.
Natural de Sintra, o português João Henrique Franco é anfitrião da casa junto com sua esposa, a mato-grossense e chef Andreia Arruda de Paula. Andreia também residiu oito anos em Portugal e lá desenvolveu suas técnicas culinárias. O lugar é referência em comida portuguesa, desde 2009. O prato mais solicitado da casa é o Polvo à Lagareiro, lentamente assado em azeite, sobre cama de batatas ao murro, regado por azeite e alho laminado. Já o prato premiado é o Bacalhau Carvalho, postas de bacalhau assado em azeite. Para a sobremesa, não tivemos dúvidas: Baba de camelo, delícia portuguesa, com certeza! O nome instigante faz parte do vasto repertório de sobremesas lusitanas feitas com ovos, é dos doces “conventuais” portugueses, daqueles feitos em conventos e mosteiros, tipo os pastéis de nata (de Belém), outra opção do cardápio. É doce sem ser enjoativo, é saboroso e leve.
Mais uma unidade está sendo preparada ampliando comensais que, sem dúvidas, são cativos da casa. O menu é farto e a variedade de vinhos exclusivamente portugueses lhe farão retornar em memória e sabor a um dos países de gastronomia mais rica e memorável.
Matéria publicada na edição 27 da revista Gente que Faz, em dezembro de 2015.