A arte e o talento de Cláudio Cupertino ganham documentário
Publicado em 20 de setembro de 2020Artista premiado pelo Museu do Louvre e pela ONU, Cupertino criou exposição virtual de suas obras, e exibiu sessão première para lançar o seu filme e atinge a marca de 225 mil visualizações em uma semana
Claudio Cupertino se graduou pela Feevale em Artes Visuais e, hoje, radicado em São Paulo, construiu uma exitosa carreira com identidade própria. Em sua trajetória, cumpriu residência artística na Grécia e nos EUA, nas sedes do MoCA – Museu de Arte Contemporânea, em Cleveland, Ohio, e em Los Angeles, Califórnia.
Entre as diversas exposições em que já participou, lembramos três exibições no Salão Internacional de Arte Contemporânea do Museu do Louvre, Bienal de Veneza, Bienal da Finlândia, ArtBasel Miami e a exposição na Sede da ONU em Nova York. Foi premiado pelo Museu do Louvre, em Paris, pela ONU, em Florença, na Itália, com o prêmio internacional Leonardo da Vinci, dentre tantos outros, sempre com suas obras fazendo ode às cores, matizes, texturas e pigmentações. Inquieto, há 10 anos ele desenvolveu sua própria técnica, a Cupergrafia, a partir de estudos sobre os princípios básicos da litografia.
Neste 2020, ele protagonizou exposição virtual de suas obras com lançamento de seu filme, também virtual, em face da pandemia ocasionada pela Covid -19. Dirigido pelo cineasta Matheus Ruas, documentarista do canal History Channel e autor do premiado documentário ‘Guerra do Paraguai’, “Energia Tempo Cupertino” apresenta a vida e a surpreendente carreira artística de Cupertino. O documentário tem a participação do curador Allex Colontonio e cenas gravadas em Porto Alegre, São Paulo e Minas Gerais, sua terra natal. Sua maior felicidade é que o documentário foi selecionado e receberá o Prêmio Oficial ‘The International Awards New York City’, sendo exibido na noite de premiação, em outubro, na galeria White Space Gallery Chelsea, em Nova York.
Fica o convite para você prestigiar a arte e o documentário, no instagram @claudiocupertino, brindando o que significa para ele a sua trajetória, uma trabalho árduo, de inspiração, mas também de esforço manual, mecânico e físico.