Júlio Eggers: “a Fruki Bebidas é uma empresa centenária com sede de inovação”

A Fruki Bebidas chega ao centenário em 2024 com uma organização interna que trabalha buscando a inovação constante nos processos,  acompanhada de um olhar atento para o desejo do consumidor. Essa é a receita de inovação que vem dando resultados há 100 anos

Júlio Eggers, diretor Administrativo e de Marketing da Bebidas Fruki,  lembra que o pai (Nelson Eggers, hoje na presidência do Conselho de Administração da empresa), sempre diz:

– A Fruki é uma empresa antiga sem ser uma empresa velha.

Para Júlio, essa frase traduz o espírito da empresa para se manter atualizada no ano em que completa 100 anos. Ser tradicional, sem parar no tempo e fomentando a alma empreendedora, no entanto, exige dedicação constante por parte de todo o time.

– Procuramos crescer, realizamos análises de mercado, sabemos as tendências de consumo do Brasil e do mundo. Utilizamos as novas tecnologias e estamos sempre em busca de inovações em produtos para agradar ao consumidor. Isso, junto ao espírito inovador, faz com que continuemos almejando novidades – observa.

Esse olhar mais focado para inovação foi reforçado com a entrada da empresa para o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). A partir desse momento, a Fruki começa a trabalhar gestão de planejamento estratégico de longo prazo. Em comitê, formado pelo Conselho de Administração e pela Diretoria e Gerência, a empresa discute onde e como quer estar cinco anos à frente – planejamento que é revisado anualmente.

Também são avaliadas questões cruciais ao negócio, como para onde o mercado está indo, quais são as grandes oportunidades, como se encaixar, ações e projetos. Conforme Júlio, é um grande funil de ideias. Depois das decisões tomadas, elas são replicadas para toda a empresa.

– É inovar sem complexidade – resume.

 

Como chegar até aqui?

A ousadia precisa estar presente numa empresa que busca o crescimento. Para o diretor, algumas iniciativas foram decisivas e permitiram à Fruki estar onde se encontra hoje.

Cita a mudança para Lajeado,  em 1971 (iniciou em Arroio do Meio), o começo pioneiro do envase em garrafas PET, o investimento nas embalagens em lata – quando só as grandes multinacionais produziam – e lançar a água mineral Água da Pedra atentos à mudança de comportamento do consumidor.  Além do novo modelo de negócio, passando a atender mais de 30 mil pontos de venda.

– A expansão de portfólio também contribuiu. Hoje temos suco, energéticos, cervejas, refrescos e ampliamos as linhas de refrigerantes e águas, com variedade de embalagens e tamanhos. O crescimento da empresa em Santa Catarina também é um exemplo: o território catarinense já corresponde a 25% do negócio. Buscamos oportunidades que façam sentido, sempre alinhadas e chanceladas com a cultura e o core business da empresa – analisa.

Para chegar ao centenário, Júlio não tem dúvida que se adequar às mudanças e inovar foi e é absolutamente primordial.

– Quem acha que encontrou o ápice corre o risco de estagnar e de deixar de fazer coisas legais, que encantem e surpreendam. Um exemplo é a água saborizada. Até a Água da Pedra entrar no nicho, a fatia de mercado desse item, de forma geral, era de menos de 1%. Hoje, é de 3%, sendo que o produto não tem um ano – exemplifica.

Os clientes agradecem.

default

Conteúdo publicado na edição 60 da revista Gente que Faz:

 

 

 

 

 



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

O japonês que leva a marca do seu chef à mesa: Naro, em Gramado

Naro é o japonês cheio de bossa que celebra a técnica do chef Marlon Schimitz de Oliveira, em Gramado Com endereço em uma das cidades mais charmosas do Rio Grande do Sul, a bela Gramado, o Narõ Culinária Japonesa recebe público exigente, de todos os cantos do Brasil e até mesmo de outros países. O […]

LEIA MAIS
Image

Giostra Cuccina: mangia que te fa bene

O novo restaurante do hotel Casa da Montanha, em Gramado, foi inaugurado dia 1° de  julho  e faz uma homenagem ao seu icônico carrossel, através de um giro pelos sabores da Itália Giostra em italiano é carrossel, um símbolo clássico e lúdico, que está sempre em movimento e jamais perde seu encanto. Essa é o […]

LEIA MAIS
Image

Iguaria rara, no sul! Da nossa terra para os pratos dos grandes chefs.

Dos pomares do interior gaúcho, em Cachoeira do Sul, na região central do Estado, brota a iguaria que faz sucesso em pratos sofisticados de grandes chefs: a trufa. Por trás do cultivo, toda a dedicação do biólogo e pesquisador Marcelo Sulzbacher Ainda nos bancos da faculdade, a ideia de produzir trufas – um fungo subterrâneo […]

LEIA MAIS