Lisette Guerra: belos retratos de um mundo perfeito

Tenho certeza que você está se derretendo pelos cachorrinhos da foto acima. São cavalier king charles spaniel, o favorito da Rainha Vitória. Mas isso não importa. A questão aqui é que, fofinhos ou não, os animais de estimação se tornaram presenças incontornáveis nos espaços públicos e privados, são o centro de inúmeros núcleos familiares e, por vezes, roubam a cena no noticiário. 

A foto do labrador Sully ao lado do caixão de seu dono, o ex-presidente dos Estados Unidos, George H. W. Bush, emocionou. Não muito tempo depois, o Brasil ficou chocado com a ação violenta dos seguranças de uma rede de supermercados que espancaram e envenenaram um cachorro. Já  golden retriever Madison esperou pelos donos no que sobrou da casa onde viviam, destruída pelos incêndios que atingiram a Califórnia no último mês. 

Uma pesquisa da Universidade Northeastern, nos Estados Unidos, indica que as pessoas têm mais empatia pelos cachorros do que por outros humanos. Será mesmo? Não se sabe se foi por conta disso, mas o Senado brasileiro aprovou um projeto de lei que aumenta a pena por maus – tratos aos animais. A proposta agora será avaliada na Câmara dos Deputados. 

Lisette Guerra

Kariza Woida e seu filho Gabriel com alguns de seus 18 Goldens Retriever

O que temos certeza é que eles podem sim transformar sentimentos e vidas, tem se tornado cada vez mais especiais e mais amados. Aqui mesmo, em Porto Alegre, sob as lentes da reconhecida fotógrafa Lisette Guerra, grandes painéis invadiram o parque Moinhos de Vento e, agora , dia 08 de janeiro, rumam para o segundo andar do Memorial do Rio Grande do Sul, na histórica Praça da Alfândega, em Porto Alegre, permanecendo até 17 de fevereiro, com entrada franca.

 

A mostra “Amo Meu Pet- Retratos” valoriza os bons tratos aos animais de estimação, registrando momentos de afeto entre os pets e seus donos. A proposta da fotógrafa é conscientizar as pessoas sobre a importância de amar e proteger os animais, considerados muitas vezes como um verdadeiro integrante da família. Além disso, Lisette busca incentivar a adoção responsável dos animais domésticos, atuando com esse propósito junto a ONGs de Porto Alegre e da região metropolitana.

As imagens expostas revelam afetos explícitos entre os pets e seus donos, clicadas em meio a personalidades gaúchas, formadores de opinião, influenciadores e até mesmo entre pessoas anônimas. Serão apresentadas 21 fotografias que registram momentos de mulheres e famílias com seus bichos de estimação, em ambientes externos. A exposição foi concebida de forma itinerante, com circulação prevista em shoppings, praças, entre outros espaços.

 

Entre as pessoas fotografadas, estão: Nora Teixeira, Claudia Bartelle, Leila Fraga, Guilenne Frisina Zaffari, Camile e Júlia Machado, Florença Miranda e Castro, Kariza Woida de Andrade, Cassia Kroeff, Camila Duarte, Júlia Fleck da Rosa, Juliana Fração Maisonnave Juliana Novello, Lisiane Braile, Maria Heloísa Pestana, Liliane Valle e Luana e Rafaela Alves, Aline Samuel, Simone Simon, Paula Feijó, Rita Brescovici e Guilherme Roth.

 


AMO MEU PET

Exposição fotográfica da publicitária Lisette Guerra

De 08 de janeiro a 17 de fevereiro. De terça a sábado, das 10h às 18h; domingos e feriados, das 13h às 17h. Entrada franca.

 Memorial do Rio Grande do Sul, no segundo andar (Sala Múltiplos Usos).

Rua Sete de Setembro 1020 – Praça da Alfândega

Centro Histórico de Porto Alegre




Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

Silvana Zanon: a arte do savoir-vivre

Do francês, “saber viver”. Conceito que, ao estilo de seu povo, valoriza as regras de etiqueta mas vai muito além disso: envolve o convívio social, o comportamento amável e a arte da conversação. Este é o tema do livro “O savoir-vivre é um jogo”, escrito pela antropóloga Geneviève d’Angenstein e que ganhou uma versão brasileira, […]

LEIA MAIS
Image

Fany é fada!

A arte de emergir a beleza “Você, você mesma, tanto quanto qualquer um no universo inteiro, merece o seu Amor e a sua Afeição.” (Buda)   Se em algum momento a vida real se aproxima de um conto de fadas moderno, é porque há Fany(s) Machado que erguem suas varinhas, ou melhor, pincéis mágicos. Uma […]

LEIA MAIS
Image

Anantara Dhigu, o extraordinário no paraíso

“Acho que vou me beliscar. Quero ter certeza que estou vivendo o extraordinário.” Você tem certeza que está vivendo as Maldivas e não está apenas frente a uma tela de cinema com as imagens mais verde esmeraldas desse universo pontuadas por pérolas quando deixa o aeroporto de Malé. Uau, cercado por águas, vejo um frenesi […]

LEIA MAIS