
… e a gente entendeu como Maurício lançou seu feitiço
Publicado em 8 de janeiro de 2019A minúscula Maurício, vizinha das mais famosas Madagascar e Seychelles, não está entre as cinco ilhas desejo na sua top list? Ah, então reveja seus destinos e carimbe seu passaporte com o charme do pássaro Dodô, hoje extinto, mas que ainda resplandece nas notas das rúpias locais. Vem com a gente e você vai entender que o escritor Mark Twain tinha toda razão quando disse algo como “o céu foi copiado de Mauricio”
Chegamos ao entardecer no enclave que surge como uma sinfonia neste pequeno país insular, com 45 quilômetros de largura por 65 quilômetros de comprimento e de águas transparentes, que desabrocha no Oceano Índico. Um dos destinos de luxo mais exclusivos do mundo concentra a força da África, a tradição da Europa e o exotismo da Ásia, porém seus mais famosos cartões postais são suas praias de areias finas e de águas azul-turquesa e calmas. Maurício é rica e envolvente, sua vegetação é exuberante, é ladeada por crateras de vulcões, lagos e cachoeiras, e seus hotéis com infraestruturas espetaculares não medem esforços para mimar seus hóspedes, o que faz do destino um dos preferidos para casais em lua de mel. Mauritius surge no roteiro comumente após safáris, Johanesburgo e Capetown, pois está a 4h de voo da capital africana. Na minha estreia no Indico, ela foi o índigo inesquecível!
Porém, a singularidade deste lugar também está no seu povo, de harmonia racial que deveria inspirar todas nações. Os árabes foram os primeiros a registrar a existência de Mauricio ou Mauritius, que depois foi visitada pelos portugueses, colonizada por holandeses e controlada por franceses e britânicos. Conquistou sua independência em 1968 e virou destino de imigrantes indianos (60% da população), assim como de africanos, chineses e franceses. Aliás, há de se dizer que Mahatma Gandhi teve um papel fundamental na questão, visitou várias vezes a ilha e suas palavras espalharam-se. A influência dessa mistura é vista em tudo. Fala-se inglês (língua oficial), francês e crioulo (que moradores usam entre eles), reza-se em templos hindus, islâmicos e budistas, em mesquitas e igrejas, a mão de direção é a inglesa, há o gosto pelo chá e tudo combina. Aqui celebra-se o Natal dos cristãos, o Ano Novo chinês e o Eid-al-fitr (que marca o fim do Ramadã, mês sagrado dos muçulmanos), além de diversas festividades hindus.
Com um governo democrático, estável, com eleições livres e direitos humanos respeitados, Maurício atrai grande investimento estrangeiro, ganhando assim a maior renda per capita da África. O país é comumente referido como a Suiça do Oceano Índico, com empresas estrangeiras e expatriados absorvidos pela política estável, sistema fiscal vantajoso e vida com qualidade. Sua flexibilidade monetária e fiscal despertou o lucrativo setor imobiliário de luxo e, consequentemente, o turismo. A Maurícia multicultural está comemorando mais de 50 anos de independência e há muito para celebrar sobre seu senso de orgulho e luxo. Depois de 158 anos de domínio britânico e da dependência pela indústria açucareira, ela é um destino turístico de classe mundial e um dos centros financeiros e comerciais mais importantes do continente africano.
Seus 320 quilômetros de costa, quase totalmente rodeada por uma imensa barreira de corais, a terceira maior do mundo, responsável pela transparência da água e pela rica vida marinha, são, sem dúvidas, sua maior riqueza aos olhos de quem a visita. E foi numa pérola deste paraíso que nos detivemos.
- O cumprimento com gratidão e oração do staff do cinco estrelas The Residence Mauritius
- A visão do paraíso das águas do Índico, do lobby do The Residence
- A Terra de Sete Cores
- Grand Basin
- O charme do pássaro Dodô, hoje extinto, no carimbo de nosso passaporte
Texto publicado na edição 42 da revista Gente que Faz
Texto e fotos Neiva Schneider
http://gentequefaz.com/the-residence-mauritius/
http://gentequefaz.com/areia-como-po-de-talco-paisagens-idilicas-aguas-cristalinas/
http://gentequefaz.com/tambem-ha-o-que-se-fazer-em-terra-firme/
Tags relacionadas
áfricamauríciomauriciusSouth African AirwaysThe Residence Mauriciusxmart viajaComente
Compartilhe!
POSTS RECENTES

Um roteiro de delícias aos pés do Cristo Protetor
A região alta do Vale do Taquari brinda um momento histórico no turismo, especialmente após a conclusão do Cristo Protetor, em Encantado. Na carona desses investimentos, quem também se desenvolve é o setor gastronômico Fomos ouvir quem vive e quem empreende na região para trazer opções aos visitantes que querem ver as belezas, mas que […]
LEIA MAIS
ORGANIZADO POR XUXA PIRES, O CONVITE É PARA O BAILE BENEFICENTE DO ASILO PADRE CACIQUE
As festividades ocorrem nos dias 24 de setembro e 1º de outubro No dia 10 de outubro, ocorrerá o baile “A Solidariedade não Envelhece”, no Salão Leopoldina, da Associação Leopoldina Juvenil. O evento, 100% beneficente, planejado pela influenciadora digital e organizadora de eventos Xuxa Pires, tem o objetivo de arrecadar fundos para o Asilo Padre […]
LEIA MAIS
Rosane da Veiga Faria lança “A Casa das Sombras”
Evento será no dia 11 de setembro, as 18h, na Livraria Santos, localizada a Galeria Casa Prado Dando continuidade à sua estreia na literatura, Rosane da Veiga Faria irá lançar “A Casa das Sombras”, segundo livro da série “Árvore de Família”. A saga de fantasia entrelaça a realidade e elementos sobrenaturais, envolvendo o […]
LEIA MAIS