Degustação “nas alturas”, na Vinhos do Mundo
Publicado em 16 de fevereiro de 2016Logo, logo foram preenchidas as vagas para uma noite literalmente nas “alturas”. E quem ousaria recusar um convite para degustar os vinhos mais nobres da charmosa e elegante Casa Silva, no templo mais comemorado dos tintos e brancos em Porto Alegre, com a presença de Mário Geisse, diretor técnico da vinícola? E se acrescentássemos a isso a informação de uma degustação única, que não poderia acontecer em outro lugar do mundo senão sob os cuidados de Leocir Vanazzi, que pela sua paixão reservou parte das nobres safras a sete chaves?! Na companhia de apaixonados por edições néctares desta grife chilena, o Espaço Gourmet da Vinhos do Mundo inebriou como nunca.
O jantar harmonizado apresentou na degustação vertical o Altura Casa Silva nas safras 2001(envelhecido por 14 meses em carvalho francês e 91ptos por Robert Parker), 2003 (que recebeu 92 pontos de Stephen Tanzer´s, um dos críticos mais renomados no mundo do vinho), 2004 (92+ptos Robert Parker) e 2005 (91 ptos Stephen Tanzer´s). Mário, com sua irreverência e alegria, conquistou ao discorrer sobre a ligação filosófica e de trabalho que mantém com a vinícola chilena. Entre tantas informações pertinentes entremeadas por preciosas experiências olfativas e de paladar, esclareceu que para cada Altura são avaliadas as características de cada safra e após determinado o blend vê-se o número possível de se produzir, o que implica na limitação sim, mas na soberba qualidade da produção.
Prato principal foi file chateubriand com crosta de pistache ao molho carmenère de tian de legumes, encerrado com suflê de baunilha com calda de Physalis e pessego.