O sabor da autêntica culinária italiana da Serra Gaúcha
Publicado em 24 de julho de 2024O desejo de todo empreendedor é crescer. Mas como fazer isso sem “perder a mão” na qualidade, ainda mais quando o seu produto ou serviço tem a artesanalidade como característica primordial? Resposta que o empresário Paulo Geremia há 30 anos vem imprimindo na experiência gastronômica servida na rede Di Paolo
Paulo é o 12º de 15 filhos de uma família de imigrantes italianos. Seus avós chegaram ao Brasil no fim do século 19, vindos do Vêneto e se estabelecendo na Serra Gaúcha. “A vida era dura. Nós mesmos produzimos tudo o que consumimos, da manteiga ao pão, do feijão à carne. Minha escola foi o dia a dia dos colonos e as festas das comunidades”.
Assim Paulo Geremia conta sua história em um dos trechos do livro Di Paolo 30 Anos: Alegria à Vontade — Dalla Serra Gaúcha al Brasile e al mondo! A publicação, lançada este ano, narra o percurso da marca desde suas origens mais remotas, com as tradições e os costumes trazidos pelos imigrantes italianos. Mostra como essa gastronomia, que atravessou o oceano, encontrou aqui ingredientes e hábitos e resultou na chamada “culinária de imigração” — a Cucina della Serra Gaúcha, que chega farta à mesa de quem visita o restaurante.
O livro revela ainda os bastidores, os desafios e os sucessos que marcaram a jornada de empreendedorismo do empresário. Paulo Geremia compartilha sua filosofia de vida e de negócios, aborda ainda a importância de multiplicar talentos e seguir um propósito. O livro explora a essência por trás do sucesso da marca Di Paolo, que se tornou um ícone gastronômico reconhecido não apenas no Rio Grande do Sul, mas em todo o Brasil.
Traz também o depoimento dos sócios, que compõem um modelo de negócio diferenciado e que têm impulsionado a expansão da marca pelo país. Presente em 11 cidades e quatro estados, o Di Paolo possui hoje 15 unidades do restaurante de sequência e mais oito do modelo expresso. Atualmente, o foco da expansão está no estado de São Paulo, onde a rede fez seis inaugurações nos últimos seis anos, sendo a última em março passado, em Campinas. E a proposta é avançar mais e levar a autêntica culinária italiana da Serra Gaúcha para estados como Minas Gerais, Goiânia e Distrito Federal e até internacionalizar essa experiência.
Experiência Gastronômica Di Paolo
A qualidade artesanal e a fartura são algumas das características desta experiência, que é servida à vontade em sequência de pratos típicos. A saborosa sopa de capeletti in brodo recepciona o convidado que, depois, desfruta de uma mesa farta composta de salada de radicci com bacon, pão colonial, maionese, polenta frita, brustolada, queijo à dorê, além de 63 combinações de massas e molhos, entre elas, spaghetti, tagliarini, tortéi, nhoque, nero bianco e penne integral, e nove tipos de molhos (tradicional, pomodoro, tomate seco, funghi, nocciole, quatro queijos, pesto, manteiga e sálvia e alho e óleo).
O galeto al primo canto — marinado com uma mistura à base de sálvia e vinho branco e assado na brasa de carvão — é o prato principal e tem sido o cartão de visita dos restaurantes por onde passa. Entre os destaques da sobremesa, há a tradicional receita de sagu da Serra Gaúcha, feita de suco de uva integral, vinho bordô seco e acompanhada de creme.
Visão de Negócio
Essa experiência que começou em 1994, em Garibaldi, foi além do restaurante e hoje está também na residência de muitas famílias. Mais uma visão de negócio do empresário Paulo Geremia, que encapsulou a experiência Di Paolo em produtos, que são comercializados no empório do restaurante ou em supermercados. “Notamos que o cliente queria levar esse sabor para o conforto do lar e, assim, lançamos uma linha de produtos”, explica o empresário. Hoje, o Di Paolo possui uma linha completa de alimentos marca própria e ainda um mix de produtos artesanais como azeite e erva mate, além de vinhos nacionais e internacionais.
Também democratizou a culinária típica da imigração italiana da Serra Gaúcha com o modelo de lojas “Expresso”. Um investimento que começou em 2010, quando o restaurante de Caxias do Sul percebeu a demanda dos consumidores por uma refeição rápida, mas que mantivesse o sabor e a qualidade do Di Paolo. A partir desse insight, surgiu um novo modelo de negócio que oferece a oportunidade de tornar o cardápio Di Paolo acessível a um público mais amplo, proporcionando aos consumidores a chance de saborear o galeto al primo canto a um preço menor que a experiência por sequência. O “Expresso” permite ainda que o cliente monte a refeição de acordo com suas preferências, escolhendo itens da sequência, além de outras opções como carne bovina e salmão.
“O Di Paolo é um projeto autêntico de vida e de muita entrega pessoal. Ele traz à mesa toda experiência da minha infância e dos meus antepassados em serviços e produtos bem definidos, equipes bem preparadas e processos bem executados, sem perder a artesanalidade, o sabor e o amor da comida da nona”, finaliza Paulo Geremia.