O sabor da autêntica culinária italiana da Serra Gaúcha

O desejo de todo empreendedor é crescer. Mas como fazer isso sem “perder a mão” na qualidade, ainda mais quando o seu produto ou serviço tem a artesanalidade como característica primordial? Resposta que o empresário Paulo Geremia há 30 anos vem imprimindo na experiência gastronômica servida na rede Di Paolo

Conteúdo publicado na edição 59 da revista Gente que Faz

Paulo é o 12º de 15 filhos de uma família de imigrantes italianos. Seus avós chegaram ao Brasil no fim do século 19, vindos do Vêneto e se estabelecendo na Serra Gaúcha. “A vida era dura. Nós mesmos produzimos tudo o que consumimos, da manteiga ao pão, do feijão à carne. Minha escola foi o dia a dia dos colonos e as festas das comunidades”.

Assim Paulo Geremia conta sua história em um dos trechos do livro Di Paolo 30 Anos: Alegria à Vontade — Dalla Serra Gaúcha al Brasile e al mondo! A publicação, lançada este ano, narra o percurso da marca desde suas origens mais remotas, com as tradições e os costumes trazidos pelos imigrantes italianos. Mostra como essa gastronomia, que atravessou o oceano, encontrou aqui ingredientes e hábitos e resultou na chamada “culinária de imigração” — a Cucina della Serra Gaúcha, que chega farta à mesa de quem visita o restaurante.

O livro revela ainda os bastidores, os desafios e os sucessos que marcaram a jornada de empreendedorismo do empresário. Paulo Geremia compartilha sua filosofia de vida e de negócios, aborda ainda a importância de multiplicar talentos e seguir um propósito. O livro explora a essência por trás do sucesso da marca Di Paolo, que se tornou um ícone gastronômico reconhecido não apenas no Rio Grande do Sul, mas em todo o Brasil.

Traz também o depoimento dos sócios, que compõem um modelo de negócio diferenciado e que têm impulsionado a expansão da marca pelo país. Presente em 11 cidades e quatro estados, o Di Paolo possui hoje 15 unidades do restaurante de sequência e mais oito do modelo expresso. Atualmente, o foco da expansão está no estado de São Paulo, onde a rede fez seis inaugurações nos últimos seis anos, sendo a última em março passado, em Campinas. E a proposta é avançar mais e levar a autêntica culinária italiana da Serra Gaúcha para estados como Minas Gerais, Goiânia e Distrito Federal e até internacionalizar essa experiência.

Experiência Gastronômica Di Paolo

A qualidade artesanal e a fartura são algumas das características desta experiência, que é servida à vontade em sequência de pratos típicos. A saborosa sopa de capeletti in brodo recepciona o convidado que, depois, desfruta de uma mesa farta composta de salada de radicci com bacon, pão colonial, maionese, polenta frita, brustolada, queijo à dorê, além de 63 combinações de massas e molhos, entre elas, spaghetti, tagliarini, tortéi, nhoque, nero bianco e penne integral, e nove tipos de molhos (tradicional, pomodoro, tomate seco, funghi, nocciole, quatro queijos,​ pesto, manteiga e sálvia e alho e óleo).

 

O galeto al primo canto — marinado com uma mistura à base de sálvia e vinho branco e assado na brasa de carvão — é o prato principal e tem sido o cartão de visita dos restaurantes por onde passa. Entre os destaques da sobremesa, há a tradicional receita de sagu da Serra Gaúcha, feita de suco de uva integral, vinho bordô seco e acompanhada de creme.

Visão de Negócio

Essa experiência que começou em 1994, em Garibaldi, foi além do restaurante e hoje está também na residência de muitas famílias. Mais uma visão de negócio do empresário Paulo Geremia, que encapsulou a experiência Di Paolo em produtos, que são comercializados no empório do restaurante ou em supermercados. “Notamos que o cliente queria levar esse sabor para o conforto do lar e, assim, lançamos uma linha de produtos”, explica o empresário. Hoje, o Di Paolo possui uma linha completa de alimentos marca própria e ainda um mix de produtos artesanais como azeite e erva mate, além de vinhos nacionais e internacionais.

Também democratizou a culinária típica da imigração italiana da Serra Gaúcha com o modelo de lojas “Expresso”. Um investimento que começou em 2010, quando o restaurante de Caxias do Sul percebeu a demanda dos consumidores por uma refeição rápida, mas que mantivesse o sabor e a qualidade do Di Paolo. A partir desse insight, surgiu um novo modelo de negócio que oferece a oportunidade de tornar o cardápio Di Paolo acessível a um público mais amplo, proporcionando aos consumidores a chance de saborear o galeto al primo canto a um preço menor que a experiência por sequência. O “Expresso” permite ainda que o cliente monte a refeição de acordo com suas preferências, escolhendo itens da sequência, além de outras opções como carne bovina e salmão.

“O Di Paolo é um projeto autêntico de vida e de muita entrega pessoal. Ele traz à mesa toda experiência da minha infância e dos meus antepassados em serviços e produtos bem definidos, equipes bem preparadas e processos bem executados, sem perder a artesanalidade, o sabor e o amor da comida da nona”, finaliza Paulo Geremia.

 

 



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

Iguaria rara, no sul! Da nossa terra para os pratos dos grandes chefs.

Dos pomares do interior gaúcho, em Cachoeira do Sul, na região central do Estado, brota a iguaria que faz sucesso em pratos sofisticados de grandes chefs: a trufa. Por trás do cultivo, toda a dedicação do biólogo e pesquisador Marcelo Sulzbacher Ainda nos bancos da faculdade, a ideia de produzir trufas – um fungo subterrâneo […]

LEIA MAIS
Image

O Majestic Hotel & Spa Barcelona segue acumulando prêmios

Em premiação da Travel + Leisure, o Majestic Hotel & Spa Barcelona é eleito pelo segundo ano consecutivo o Hotel nº 1 da capital catalã Com mais de um século de história e considerado uma das edificações arquitetônicas mais emblemáticas da capital da Catalunha, o Majestic Hotel & Spa Barcelona recentemente conquistou duas premiações que reafirmam sua excelência […]

LEIA MAIS
Image

Josi Richter ama desafios com propósito. Vide sua Uste!

BRAVA MULHER         Ela ama desafios com propósito. Estar com ela é energia na veia. Mas também é aconchego. Às vezes, a essência do que carrega parece falar por ela, indo de encontro à simplicidade da vida. O que mais a cativa é o afeto, é estar com a família. Talvez seja por saber do […]

LEIA MAIS