Veramente italiano, Casa Micheletto

Imagine você em um lugar repleto de história, aconchegante e com muito sabor a cada garfada, com todo ingrediente bem valorizado no preparo dos pratos, como pede a gastronomia de quem veio da Velha Bota. Assim, com esta preciosa embalagem nos recebe o Casa Micheletto, em patrimônio histórico tombado e restaurante anexado ao hotel Laghetto Viverone Moinhos

Incorporar uma antiga mansão da rua Dr. Vale à estrutura cosmopolita da arquitetura do Hotel Laghetto Viverone Moinhos, permitir herança histórica e modernidade numa simbiose espetacular, justificam o charme do endereço. No casarão do início do século XX, que sustenta a história de três gerações da tradicional família de imigrantes italianos Micheletto, temos toda a área de recepção, lobby, winebar e restaurante. O trabalho de recuperação, executado pela Forma Espaços Imobiliários, foi detalhadíssimo e é perceptível. Vários elementos originais como pisos em marchetaria, vitrais, fontes d’água, forros decorados, azulejos portugueses, colunas de mármore carrara e a capela da família com a imagem de Nossa Senhora chamam a atenção.

Uma passarela de vidro faz a ligação entre o passado e o futuro, deixando muito clara a interferência do contemporâneo. O novo prédio, que compõe a segunda área, é moderno e discreto, disponibilizando 132 apartamentos no hotel.

Mas voltemos ao Micheletto, que abre para café da manhã, almoço e jantar, de segunda a domingo e atende tanto hóspedes como público geral e que inclui um espaço bar, para um drinque convidativo ou um café. Sofisticação e cuidado nos detalhes, carinho e história em cada prato é o que se busca. Receber cada convidado como o casal Cypriano e Elisa Micheletto o fizeram desde o final da década de 30 é a missão da casa. Na noite em que lá comemoramos uma ocasião especial, já tínhamos uma mesa reservada no interior do restaurante, mas charme interior à parte, não desperdiçamos a oportunidade de abrir as grandes janelas e apreciar a sacada com vista para os jardins do DMAE (há mesas aconchegantes para duas pessoas neste espaço).

O couvert com pãezinhos quentinhos e pastas saborosas serviu para aguçar a vontade de mais. Sidinei Rodrigues, gerente de alimentos e bebidas, comenta que o prato mais solicitado na casa é o filé mignon com risoto dos imperadores, porém as sugestões tanto despertam o paladar, que na ocasião dividimos as opções entre o duo nhoque mandioquinha e batata roxa com ragu de costela, risoto de frutos do mar com leite de coco e mira, picanha de cordeiro com cogumelos perfumados e purê de batata cará e salmão com purê de milho ao curry, abobrinha no vapor e espuma de capim limão. A opção do risoto de figo com queijo de cabra também despertou vontades, mas, enfim, dessa forma a casa já nos cativa para o próximo prato. Na sobremesa, quase unanimidade, crumble de maçã com sorvete de creme e petit gateau com recheio de doce de leite e sorvete de cupuaçu.

O chef Fábio Tomasini, com formação na França e talento excepcional, assina o menu que já nos convoca para outros pratos degustar.

Rua Dr. Vale, 579
Fone: (51) 2102-7272
www.casamicheletto.com.br

Casa Micheletto: Patrimônio Histórico e Cultural

A casa da família Micheletto consta na lista de conjuntos arquitetônicos inventariados da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC) do município. Construída em 1937, a residência restaurada segue os padrões de pintura e fachada reguladas pelo EPAHC, que requer diretrizes especiais para intervenção, a fim de preservar o valor histórico das construções.

No bairro Moinhos de Ventos, somente sete casas são tombadas e a maioria está localizada na Rua Félix da Cunha. Tais propriedades, que atualmente abrigam lojas e restaurantes, mantêm a fachada original e conferem um charme europeu ao bairro. Desde a década de 1990, conforme dados do site da Prefeitura, nenhuma outra construção foi tombada no Moinhos, porém 140 edificações do bairro, incluindo a mansão Micheletto, estão inventariadas para preservação da história e cultura local junto aos poderes públicos.

“A Casa Micheletto fica localizada bem pertinho da minha casa e eu morei minha vida inteira neste bairro, então tenho uma relação de amor e carinho muito grande por tudo aqui. A casa era da avó de uma amigona minha e depois que a transformaram, preservaram a estrutura da frente, fazendo toda a transformação na parte posterior, fazendo com que a gente se sinta literalmente em casa. O hotel tem uma arquitetura maravilhosa, identidade visual incrível, qualidade em serviços, quartos e ambientes como auditórios ou rooftop com raia de natação e desde os drinques até o atendimento de todos os funcionários, tudo é impecável, tudo é simplesmente um espetáculo.”

Laura Bier Moreira

Fundadora do @roubadinhas



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

Um cenário de sonhos para um casamento inesquecível em Barcelona

Com 105  anos de tradição, esta histórica propriedade propõe conforto, privacidade e serviços personalizados para  esses momentos especiais em um endereço que inspira paixão e celebração, em uma das cidades mais românticas da Europa A capital da Catalunha, na Espanha, é um dos destinos mais românticos da Europa. Nesse  cenário, o Majestic Hotel & Spa Barcelona acolhe […]

LEIA MAIS
Image

Em Porto Alegre, encontro com os hoteis mais incríveis do mundo

Com encontros B2B no Brasil e na Argentina, o evento reuniu em mais um ano agentes de viagens, hotéis Leading e imprensa especializada A The Leading Hotels of the World realizou novamente este ano seu South America Showcase Series, neste ano com a presença de mais de 30 hotéis de luxo de 10 países. Gerentes e diretores divulgaram […]

LEIA MAIS
Image

Cerejeiras em Flor, no Japão. Quando ir?

Visitar o Japão durante a época de florescimento das cerejeiras, conhecida como “Sakura”, é uma experiência que captura não apenas a beleza estonteante da natureza, mas também a essência profunda da cultura japonesa. A melhor época para testemunhar este espetáculo varia de acordo com a região, mas geralmente ocorre entre o final de março e […]

LEIA MAIS