UMA INCORPORADORA celebra um case de sucesso
Publicado em 5 de setembro de 2024A UMA INCORPORADORA trouxe um novo olhar conjugando sabiamente o antigo e o contemporâneo, em perfeita sintonia, no Paço Santo Inácio
Em tempos em que o novo se sobrepõe às memórias do que as cidades já foram, encontramos exemplos que provam que o contrário também acontece. Uma destas gratas surpresas é o empreendimento Paço Santo Inácio, concebido pela UMA Incorporadora, no Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Ele preserva características do projeto original – uma casa do início do século passado, listada como patrimônio cultural -, e ergue o novo – um edifício moderno e de alto padrão – na mesma área.
Ao passo que o edifício somava andares, o casarão ganhava vida nova num criterioso processo de restauração, tornando-se um símbolo de como é possível preservar a história sem deixar de construir o novo. Por trás deste jeito inovador e disruptivo de pensar empreendimentos, estão os irmãos Antonio Ulrich e Newton Ulrich, sócios-fundadores da UMA Incorporadora. Ambos engenheiros civis, depois de consolidarem carreiras como executivos, juntaram as experiências profissionais e, em 2004, iniciaram no mercado da incorporação, atuando num nicho muito bem definido.
– Nossa empresa nasceu focada no alto padrão, fazendo poucos e bons produtos, com arquitetura diferenciada e com o que há de melhor no que diz respeito a materiais e execução. Sempre primamos por escolher excelentes localizações também. Essa foi a nossa estratégia naquela época e seguimos até hoje – destaca Antonio.
– Somos uma empresa de nicho e com um relacionamento muito próximo com a clientela. Conhecemos nossos clientes muito bem e fazemos questão que eles nos conheçam – acrescenta Newton.
Uma grata ousadia
Com o restauro do casarão concluído e o empreendimento residencial já entregue, a UMA Incorporadora iniciou as operações do casarão no início deste ano. A viabilização do empreendimento foi um processo complexo em todas as suas etapas, e por isso marco importante na trajetória da incorporadora.
– Nosso escritório fica aqui perto e nós olhávamos esta casa. Ela precisava de obras de restauro e conservação, mas ela tinha uma arquitetura tão bonita, tão imponente, talvez fosse a última mansão do bairro. Essa casa tinha uma mágica, um mistério e queríamos ela – define Antonio.
Tendo a casa todo este apelo, a ideia sempre foi preservá-la. A residência, originalmente projetada no início do século passado pelo arquiteto espanhol Fernando Corona, passou por um minucioso processo de reforma e restauro que levou meses. Todos os detalhes foram cuidadosamente observados para manter o seu conceito e a sua arquitetura.
Os sócios acreditavam que ela era uma casa que transcendia o uso individual, portanto, não deveria ficar restrita a um pequeno número de pessoas, mas ao convívio da comunidade. Como a área onde ela está tem cerca de 1.600m² e a residência ocupava 40% deste total, nos fundos, a UMA concebeu um edifício residencial, com apartamentos de 136m² e 86m².
O antigo é vizinho do moderno: um modelo de disrupção
Para o sócio Newton Ulrich, o Paço Santo Inácio se torna um modelo de disrupção quando a casa emblemática que está sobre o terreno é reformada, preservada e colocada para ser usufruída pela cidade.
– Se pensássemos somente na parte negocial, seria mais vantajoso fazer ali um empreendimento de altíssimo luxo, deixando essa casa restrita a estes moradores. Mas o projeto tinha esta grandeza de abrir a casa para comunidade. Esse olhar para o todo é muito disruptivo.
Conforme os sócios, a inovação neste projeto também está no antigo ser vizinho do novo, já que o prédio foi erguido com as tecnologias mais modernas oferecidas na construção. Além disso, no fato de a empresa ganhar a confiança do poder público e da comunidade, provando que a incorporação não é apenas “fazer novo”.
– Disrupção foi enfrentar as dificuldades para ir adiante num projeto como este. Colocar ao poder público e aos movimentos que lutam pela preservação da história, as nossas intenções com a casa. Ganhamos a confiança dessas pessoas e entregamos o que prometemos – orgulha-se Newton.
Assim, o Paço tornou-se um exemplo de como é possível preservar, empreender e inovar ao mesmo tempo. E como mercado reage a um projeto tão diferenciado?
– Muito bem. As pessoas que vêm até aqui se apaixonam pela casa e isso está dando uma excelente visibilidade ao empreendimento. Tanto é que temos poucas unidades do edifício ainda à venda – observa Newton, exaltando, mais uma vez, que o clássico e o moderno podem andar juntos.
Desfrute do Paço Santo Inácio
O Paço Santo Inácio é um espaço onde gastronomia, facilidades corporativas e cultura se encontram. Localizado na Rua Santo Inácio (número 295, bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre), o complexo abriga operações permanentes como salas do coworking Paço by Onyx, o restaurante Le Cochon Volant, auditório multiuso, salas de reuniões e memorial histórico.
O Paço by Onyx é um inovador espaço de trabalho (temporário ou fixo), administrado pela Onyx Coworking. Isabel Gavioli, proprietária da Onyx, destaca que o ambiente oferece mais do que uma área para trabalhar: ele proporciona uma experiência acolhedora e inspiradora para os usuários.
Já o Le Cochon Volant convida a uma imersão na cultura e culinária francesas. O restaurante conta com dois ambientes, bar e salão, uma variada carta de vinhos e gastronomia assinada pelo chef Gabriel Rossi, que também administra o estabelecimento, ao lado de João Miragem e Daniel Mitidiero.
Além da proposta de trabalho e lazer, o Paço Santo Inácio se propõe a ser ainda um centro de cultura e pensamento. De portas abertas há poucos meses, já se tornou um local para visitar e desfrutar.
Conteúdo publicado na edição 60 da revista GENTE QUE FAZ: