Um rótulo com o seu nome – Casa de Uco
Publicado em 21 de junho de 2016Para paixões, limites não há. Distâncias se aproximam e vidas vitoriosas ganham charme exclusivo quando degustam notas aromáticas de um vinho que você pode chamar de seu! Criar e produzir seu próprio blend de tinto ou branco é a onda da vez
Ao pé da Cordilheira dos Andes, no coração do Valle de Uco, em Mendoza, na Argentina, mais de 600 hectares recebem o plantio das castas mais representativas do país, como a Malbec. Lá, os dias são ensolarados durante todo o ano, as noites frescas, mesmo durante o verão, e as chuvas são pouco frequentes, tornando o clima ideal para a produção de bons vinhos. Mais ou menos neófitos, aqui é fácil se apaixonar por tintos ou brancos de alta gama.
A Meca do turismo enogastronômico
A Casa de Uco é o oásis perfeito onde nos hospedamos por uma noite. Pouco tempo tínhamos para degustar a delícia de neste lugar estar. De bicicleta ou a cavalo fomos para uma degustação ímpar dos vinhos da Casa de Uco, entre os parreirais.
Ao retornar, fotografias em sequência deram o tom de minha paixão pelo lugar. A arquitetura deste espaço, obra do empreendedor e arquiteto Alberto Tonconogy, tornou-me súdita de sua criação.
Foi um grande prazer ter Alberto (que, junto com seu filho, está à testa do empreendimento) como enriquecedora companhia, à mesa, no jantar conduzido pelo chef Pablo Torres. O arquiteto reconhecido internacionalmente, cujo estúdio assina amplo leque de obras como hotéis, aeroportos, projetos industriais, educativos e residenciais, presenteou-nos com as frases que intercalam nossas palavras.
“As coisas boas são muito simples.”
Situada em uma finca de 320 hectares, a Casa de Uco integra vinhedos, lotes destinados a villas privadas, bodega e resort exclusivo, projeto ímpar que através de suas imensas janelas de vidro, faz com que a Cordilheira dos Andes e a paixão por vinhos aqui tenha a magnitude a mesma altitude. O projeto do resort desafia a geografia do lugar, impressiona à medida que desbravamos cada espaço de sua essência, de seu conforto, de seus serviços. Com seus 7 quartos e suas 9 suítes, abre-se ao contexto da exuberante natureza, dos quartos ou de suas alas sociais. Passo a ver madeira, concreto e aço dialogando com o Valle do Uco como estrofes de uma poesia.
Como alma do resort que também está aberto aos hóspedes, há uma cava subterrânea que guarda uma seleção dos melhores vinhos da região e é cenário de degustações exclusivas, assim como o restaurante ou entre parreirais. A gastronomia de Pablo Torres, com preferência orgânica, com produtos locais e da estação, brilha como um dos highlights do destino. Spa, piscina, quadra de tênis e inúmeras atividades ao ar livre recheiam o portfólio que nos põe em ação.
“É necessário ser coerente com suas ideias.”
A Casa de Uco reverencia seu contorno, possibilitando a aquisição de um vinhedo próprio gerido com competência pela administração do complexo, com assessoramento do reconhecido winemaker Alberto Antonini e delimitação do grau de envolvimento no processo, desde a produção até a colocação no mercado. A possibilidade de ter sua própria casa sustentável ou desfrutar da elegância deste resort enriquecem a paixão pela experiência de ter seu próprio rótulo no Valle do Uco.
Por Neiva Schneider
Publicado na edição 27 da revista Gente que Faz
Fotos Neiva Schneider e divulgação