Um novo estilo de morar e viver, por Nicaretta Arquitetura

“Não há lugar melhor do que o nosso lar.” Essa frase, que há 81 anos entrou para a história do cinema no clássico O Mágico de Oz, ainda se mantém contemporânea. Nos últimos meses, com a pandemia, passamos a dar mais importância ao estar em casa e mudamos a nossa relação com esse espaço. As circunstâncias moldaram um novo estilo de morar e viver: sendo a casa o local mais seguro do mundo, é, também, onde quase tudo acontece. E a cada dia mais esse protagonismo se reflete nas tendências do mercado imobiliário

Boa arquitetura, tecnologia, conexão com a natureza e skyline são alguns dos requisitos mais desejados neste momento, por quem procura o conforto de um espaço de alto padrão para chamar de seu. Em Lajeado, no Vale do Taquari, um empreendimento singular que vem ao encontro dessa proposta é o INKI 360 Graus. Com projeto sofisticado, de linguagem elegante e muita personalidade, traz um conceito inovador para a região: morar em um apartamento que tem a cara de uma casa.

Diferente do estilo de vida de grandes centros urbanos, onde opta-se por morar em espaços menores porque a cidade é extensão da casa, no interior há uma tendência mais intimista e agregadora, do bem receber na própria moradia. Observando esse comportamento, a arquiteta Jura Nicaretta escalou seu time do Estúdio Nicaretta e começou a desenhar um empreendimento voltado para Lajeado, no Vale do Taquari.

“Uma das premissas era a valorização da boa arquitetura, com o poder de despertar os sentidos e as emoções. Assumimos uma grande responsabilidade ao criar espaços que terão alguma influência na vida das pessoas, por isso cada detalhe foi cuidadosamente pensado, sob o ponto de vista técnico ou estético”, pontua a arquiteta Carla.

A partir desta concepção desenvolveram um empreendimento inovador para os padrões da região: o INKI 360 Graus,  com apartamentos que mais se parecem casas. Entre as características citam apenas uma unidade por andar, áreas sociais humanizadas com paisagismo e valorização da luz natural, esquadrias piso-teto e brises, além de outros elementos que prezam pela privacidade e pelo diálogo com a área exterior.


” O projeto ficou pronto no momento perfeito. Nunca foi tão importante a relação que as pessoas têm com a sua casa. Querem que ela proporcione conforto e bem-estar, com layout flexível para morar e trabalhar no mesmo espaço.” Jura Nicaretta


 

“O projeto ficou pronto no momento perfeito. Nunca foi tão importante a relação que as pessoas têm com a sua casa. Querem que ela proporcione conforto e bem-estar, com layout flexível para morar e trabalhar no mesmo espaço”, analisa Jura. Ela própria ficou tão apaixonada pela proposta, que será moradora de uma das oito unidades. Localizado no ponto mais alto do bairro São Cristóvão, em frente a uma praça, o edifício tem uma vista em 360 graus da região. No skyline, a cadeia de montanhas que compõem o vale e um por do sol espetacular.

No empreendimento, com 11 pavimentos, foi projetado um apartamento garden, com três terraços; e duas penthouses, que são apartamentos de andar duplo, localizados no 9º e 10º andar, valorizando ainda mais a vista panorâmica.

“A construção é formada por linhas retas e conceito contemporâneo: realça o contraste entre os materiais, como a solidez do concreto e a leveza do vidro. Um projeto sofisticado, de linguagem elegante e muita personalidade. ” Carla Nicaretta

Arquitetura complexa e atemporal
Carla ressalta que o empreendimento apresenta uma arquitetura atemporal, que transparece na volumetria. “A construção é formada por linhas retas e conceito contemporâneo: realça o contraste entre materiais, como a solidez do concreto e a leveza do vidro. Um projeto sofisticado, de linguagem elegante e muita personalidade”, completa a profissional.

Também na equipe, a arquiteta Renata Nicaretta destaca a possibilidade de total personalização das unidades. “Cada apartamento ocupa um andar inteiro e só possui vigas de borda. Internamente, a ausência de vigas confere plena liberdade de criação aos projetos de interiores. Permite que o espaço seja uma extensão da personalidade de seu proprietário e do seu estilo de vida”, comenta a arquiteta.

A obra foi executada por outra empresa na qual Jura é sócia-fundadora, a INKI incorporadora. E ao abordar esse vínculo, ela destaca que o INKI 360 Graus só se tornou uma realidade porque os incorporadores são também arquitetos. Apesar dos altos investimentos, exigidos por uma arquitetura mais complexa, não abriram mão dos diferenciais do projeto.

O arquiteto Peco Nicaretta, coordenador de projetos no Estúdio Nicaretta arquitetura.paisagismo e sócio-fundador da INKI incorporadora, calcula que o projeto tenha envolvido os serviços de cerca de 30 profissionais técnicos, entre arquitetos e engenheiros, especialistas em engenharia mecânica, elétrica e estrutural. “Uma construção tão complexa foi possível graças ao trabalho com esses parceiros, com os quais temos uma relação de confiança estabelecida ao longo de décadas”, arremata o profissional.

“Cada apartamento ocupa um andar inteiro e só possui vigas de borda. Internamente, a ausência de vigas confere plena liberdade de criação aos projetos de interiores. Permite que o espaço seja uma extensão da personalidade de seu proprietário e do seu estilo de vida”. Renata Nicaretta

O aconchego do lobby e das áreas comuns

A arquitetura de interiores, no lobby e áreas comuns, traz a sensação de aconchego de uma casa. Entre os elementos utilizados, as principais referências foram seixos rolados, madeira, pedra hijaú verde, concreto aparente e pedra basalto.

Com pé direito duplo, o lobby é valorizado pelo jardim vertical, da Crisales Jardins, e espelho d’água que circunda todo o ambiente. Um desnível no teto garante a entrada da iluminação natural, gerando uma conexão do interno com o externo. Os revestimentos diferenciados, que conferem exclusividade e originalidade ao projeto, são da Arabesco Acabamentos Especiais.


Por se tratar de um empreendimento tão exclusivo (apenas oito apartamentos), os profissionais optaram por deixar as áreas comuns no último andar (rooftop), para que todos os moradores possam contemplar a melhor vista do edifício. Lá ficam o salão de festas, espaço gourmet, área fitness e piscina de borda infinita.

Na decoração e mobília de todos os ambientes, persianas e cortinas impecáveis assinadas por Andrea Feine, compõem espaços sofisticados com o reconhecido design e o finíssimo acabamento dos móveis Florense.

Toda a estrutura do prédio, com engenharia contemporânea e alta tecnologia em lajes planas, foi executada pela Vigas Engenharia. A laje plana acima do rooftop, que foi impermeabilizada com manta asfáltica pela JJ Impermeabilização, ficou pronta para a instalação de painéis fotovoltaicos para aquecimento da piscina. Ainda em relação à sustentabilidade, outro destaque são as lareiras pellet, que funcionam com lenha reciclada e apresentam alto rendimento com baixo consumo. As lareiras, assim como os condicionadores de ar, são da Sonda Calefação e Ar Condicionado.

Área externa: jardim frontal e brises
O INKI apresenta um projeto que se diferencia já na chegada. O muro de vidro não será colocado na calçada, mas instalado após um recuo de quatro metros na área privativa. Neste espaço haverá um jardim frontal externo, escolha que os arquitetos chamam de “cortesia para a cidade” ou “gentileza urbana”, contribuindo para a ampliação da área verde do entorno, já que na frente do prédio tem uma praça.

 Um dos charmes do INKI 360 Graus é a composição de aberturas piso-teto com os brises, ambos da Trevizzo. Serão colocadas esquadrias com perfis cinza grafite perolizado, pintura eletrostática, que contam com sistema thermal break – tecnologia de alto desempenho termoacústico. Nessas e nas demais esquadrias – assim como nas sacadas – vidros de segurança (laminados ou duplos) da Lajeadense Vidros.

Os brises, que podem ser movimentados por toda a fachada, para controle da iluminação e insolação, proporcionam conforto térmico e visual. O sombreamento traz uma conexão com o exterior, produzindo uma espécie de obra de arte natural ao transformar os ambientes ao longo do dia.


Detalhes que fazem a diferença

 ♦ O pé direito de 3,3 metros de altura permite o uso da estrutura de forro para as instalações do projetos complementares e instalação do sistema de ar condicionado no teto ♦ Gerador de energia que atende 100% do prédio ♦ Espera para automação na área social ♦ Isolamento acústico, inclusive em tubulações hidráulicas e de esgoto e entre os pisos ♦ Alvenaria em blocos cerâmicos de alta performance termoacústica ♦ Portaria com sistema de portas tipo eclusa e guarita blindada ♦ Esquadrias piso-teto de alta performance com vidros duplos ou laminados ♦ Elevador social e de serviço ♦Apartamento de andar inteiro, apenas 8 unidades ♦ 4 vagas de estacionamento por apartamento ♦ Espaço Gym no rooftop ou 11º andar ♦ Guarita blindada ♦ Piscina aquecida

Estúdio Nicarettta Arquitetura: equipe dinamizada por Jura, Renata, Carla e Pércio Nicaretta

Nesta obra, dentre os fornecedores: Florense Lajeado; Lajeadense Vidros, Crisales Jardins e Floricultura, Andréa Feine, Arabesco, Trevizzo Esquadrias, Vigas Pré-Moldados, Sonda Climatização Sustentável e JJ Mayer Impermeabilizantes

Conteúdo publicado na edição 48 da revista Gente que Faz

 

 



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

Omega Construtora concretiza a inovação com sofisticação

Há mais de uma década à frente da Omega Construtora, Ricardo Althaus é um dos empresários do setor que vem apostando pesado em Lajeado “A cidade é um polo regional, em constante crescimento, com um estilo urbano, moderno e dinâmico. Agrega empresas de grande porte que se destacam no cenário econômico nacional e internacional, bem […]

LEIA MAIS
Image

Construtora Diamond, alto padrão nas diferentes etapas da vida

A migração para imóveis com um novo perfil vem sendo acompanhada de perto pelo diretor da Construtora Diamond, Gustavo Schmidt. Com uma empresa que ataca em diversas frentes do setor – loteamento, condomínio fechado, apartamentos, coberturas duplex – consegue dar as rápidas respostas que o mercado exige Exemplo disso é o lançamento do Diamond Prime, […]

LEIA MAIS
Image

Portas abertas para a qualidade de vida

A pandemia nos colocou diante de inúmeros desafios. Fato. Ato contínuo, também nos trouxe muitas reflexões. Com o pé no freio, lançamos um novo olhar para a relação que temos com a nossa casa. Com o nosso refúgio particular. Novas necessidades deram o start para um movimento migratório no mercado imobiliário: a busca por mais […]

LEIA MAIS