The Residence Mauritius
Publicado em 8 de janeiro de 2019Já no lobby do hotel, a cena que nos acompanharia neste tempo eternizado na memória: o azul, o azul do mar que contorna, com fina areia branca, a elegância do The Residence Mauritius. Uma toalha úmida e refrescante surge como que para nos reiterar, “sim, você está no paraíso”. Zeramos a vida, que nada, um coquetel de frutas ainda “abriria nossos trabalhos” neste enclave na faixa imaculada em Belle Mare, na bela costa leste da ilha
Com arquitetura elegante, que evoca as grandes propriedades da ilha nos anos 20, com pé direito altíssimo e muita luz natural, o nosso refúgio de tranquilidade transcende em conforto, em seus 135 quartos e 28 suítes, a grande parte com uma tentadora varanda de frente para o mar, conciliando comodidades modernas.
O serviço de mordomo está disponível como cuidado de qualquer necessidade dos hóspedes durante a estada. Parece-me que como hóspede mulher, compreendemos ainda melhor a distinção de se ter o serviço de um ‘butler’ desfazendo nossas malas e dispondo nossas roupas e calçados por cor e com uma organização milimétrica no closet. Fiquei maravilhada e ainda fui informada que o luxo também está disponível para a arrumação da mala na despedida deste oásis. Da mesma forma, facilitam a organização de passeios, agendas de jantares, spas, atividades ou um simples banho com pétalas de rosas e ambiente aromatizado com a fragrância ainda mais acentuada de ylang-ylang, planta considerada afrodisíaca e especialmente desenvolvida para todos os ambientes do hotel.
Persianas nas janelas permitem que a luz se filtre suavemente nos quartos e no final de cada dia, ao chegar no quarto uma mensagem citação de poetas e escritores pousa como inspiração sobre a cama impecavelmente organizada para o sono.
O spa, com 600 m² de serenidade luxuosa, traz tratamentos da grife francesa Carita, traz um menu de massagens da relaxante à ayurveda, além de sessões de ioga, meditação e tai chi chuan. Sem delongas, foi uma das melhores massagens que recebi nos meus ombros e costas que sempre insistem em me dizer que existem!
Em terra firme, são três restaurantes: The Dining Room (café da manhã com sucos à sua escolha, inclusive de cana de açúcar, produzidos tete-a tete com você e integrando um buffet irreprensível, e pratos de cozinha internacional também em sistema de buffet, à noite), e o The Verandah (comida leve para o almoço com vista para a piscina e o mar). O The Plantation, com a areia branca e o mar como extensão da convidativa varanda, proporciona também luaus e traz pratos elaborados, de cozinha internacional, com frutos do mar fresquíssimos e comida crioula. Dos deuses, a lagosta assada com manteiga de citrinos, risoto com aspargos e cogumelose legumes grelhados, que veio como apoteose em sequência de pratos que desafiariam o paladar do melhor dos gourmets. Há ainda dois bares que servem coquetéis e lanches rápidos. Em tempo: em qualquer restaurante, os ingredientes são os melhores, muitos são de origem local e despontam em menus maravilhosos e ecléticos com influências de diferentes países, possibilitando clássicos internacionais, mas também a cozinha local.
Tivemos inclusive uma aula de gastronomia local no The Plantation, onde nos divertimos como chefs colocando ‘a mão da massa’. E, claro, não desperdiçavamos a oportunidade de degustar os excelentes vinhos africanos e aqui valeu a pena ousar – as cartas de vinhos foram produzidas com imaculada dedicação e perfeição.
Piscinas e jacuzzi com água aquecida nos reportam ao mar, onde o The Residence proporciona atividades como esqui aquático, windsurf, snorkel, stand up, pedalinho, caiaque. Férias mais ativas podem ainda ser complementadas em um centro de fitness, em quadras de tênis iluminadas, em excursões em alto mar, equitação, aulas de danças e de gastronomia. Para crianças de 3 a 12 anos há atividades como passeios de pônei, piqueniques e monitores e um espaço enorme reservado para especialmente para elas.
Simplesmente desfrutar do contexto do The Residence já é tentador por si só. Jardins tropicais perfumados e exuberantes são mantidos por amados jardineiros locais, que assim como todo o staff do resort, cumprimentam com gesto de gratidão e oração. Na piscina em forma de lagoa a atenciosidade aos hóspedes inclui garrafas de água e toda a atenção.
Um oásis de bem estar, na nelhor extensão de areia imaculada de Belle Mare. Mauritius permanece na retina após retornar, com as recordações deste paraíso creditando-se pelo feitiço do lugar.
Por Neiva Schneider
Conteúdo publicado na edição 42 da revista Gente que Faz
Imagens de acervo próprio e de divulgação