Quintanilha: um toque afetivo para resgatar lembranças da comida de casa
Publicado em 20 de setembro de 2024O restaurante Quintanilha, nas unidades de Gramado e Porto Alegre, celebra um farto buffet com a expertise do chef Edevaldo Nunes
Não é raro que um cliente termine o seu almoço em alguns dos restaurantes Quintanilha e comente com o chef: “essa comida me remeteu à minha infância, à comida da minha avó”.
Toda vez que isso acontece, o chef Edevaldo Nunes, que também é um dos sócios do restaurante, reforça a certeza que está no caminho certo. Com 30 anos de experiência em cozinha, à frente de restaurantes no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos, faz oito anos que ele decidiu ter o seu próprio negócio, junto a um sócio.
Primeiro, foi inaugurado o Quintanilha em Porto Alegre, que hoje está no bairro Moinhos de Vento. Em 2018, a segunda operação: era inaugurado o Quintanilha em Gramado, no belo Lago Joaquina Rita Bier. O terceiro restaurante, que está em fase de finalização, será no centro da capital.
Em todas as unidades, é servido buffet. E aí entra a expertise do chef Edevaldo, de fazer a mágica e transformar o alimento em uma comida com sabor de casa e que agrade a todos.
– Um buffet tem que ser muito democrático. Eu gosto de fazer comida pra atender todos os gostos, acabo mesclando influências de gastronomia. Você pode preparar uma comida simples, mas a técnica de fazer comida bem feita dará a ela sabor. Isso é ser um culinarista – ensina.
Sabor gaúcho
Além daquele gostinho de comida caseira, o Quintanilha preza pelo sabor gaúcho nos seus pratos.
– Não levanto nenhuma bandeira de gastronomia, acho que misturamos de tudo um pouco e conseguimos agradar todo mundo. Mas trabalhamos muito com a regionalidade. O gaúcho é um consumidor bem seletivo e os turistas, especialmente os que frequentam nosso restaurante em Gramado, gostam de provar isso também – observa.
Entre outros cuidados, está oferecer saladas elaboradas – com grãos como a quinoa, com guaca mole e com o cuscuz marroquino – que sempre podem ser encontrados no buffet. Outro diferencial é que os grelhados são feitos na hora e entregues à mesa, conforme o pedido do cliente.
Com um cardápio variado, entre os pratos mais apreciados estão o bacalhau às natas, moqueca de frutos do mar e a feijoada preparada no final de semana. Isso sem contar a sobremesa. O sagu e o pudim de leite do Quintanilha arrematam com chave de ouro o almoço até dos gaúchos mais exigentes.
Quintanilha
Quintanilha é uma cidade no norte de Portugal, onde começa o Caminho de Santiago de Compostela. É de lá que vieram os descendentes da família paterna do chef Edevaldo Nunes. O nome do restaurante é uma homenagem às origens cheias de afeto, assim como se propõe a ser a comida servida no Quintanilha.
Restaurante Quintanilha | @restaurantequintanilha
Av. Borges de Medeiros, 1595, Gramado | 51.984283003 https://www.instagram.com/quintanilhagramado/
Rua 24 de Outubro, 171, Porto Alegre | 51.984484001https://www.instagram.com/quintanilhamoinhos/
Conteúdo publicado na edição 60 da revista Gente que Faz: