Pílulas de Cristiana Schumacher

Descontrua a imagem de um contador sisudo, quadrado, que fala coisas que somente outro contador compreende. Cristiana Shumacherà frente do escritório Schumacher Contabilidade, é o avesso de tudo isso. Com uma linguagem simples e prática, ela usa as redes sociais para desmistificar um assunto sobre o qual pouco se fala, mas que interfere na vida de todo mundo: as finanças

Filha do também contador  Claudio Pedro Schumacher, seguir o caminho da contabilidade não foi a primeira opção de Cristiana. Ela se formou farmacêutica e chegou a ter a própria farmácia. Quando a família começou a discutir a sucessão do escritório, que mantém as atividades há 57 anos em Lajeado, no Vale do Taquari, ela decidiu encarar o desafio.

“Quando eu comecei a faculdade, foi uma grande surpresa: parece que foi um retorno à casa, afinal, eu cresci nesse meio. E o fato de eu ter me dedicado à farmácia não foi tempo perdido: como empreendedora, eu passei a entender várias dores que os empresários têm. Ter estado do outro lado, me ajuda a compreender as dificuldades que muitos clientes nos trazem hoje”, analisa.

No escritório desde 2012, Cristiana se encarrega de todas as questões técnicas e de gestão da equipe, que conta com cerca de 30 colaboradores. Para isso, ela percebeu que nunca poderia parar de estudar e de se atualizar.

“Sempre fui a muitos congressos, muitos eventos de contabilidade. Em 2022, eu decidi que queria um algo a mais e decidi ir para o Gramado Summit. Aquele evento mudou o meu olhar para tudo e eu me coloquei uma meta: eu faria um vídeo sobre o que eu tinha aprendido por lá. Eu chamei o vídeo de Pílulas do Gramado Summit e postei. Para minha surpresa, o retorno foi muito legal, percebi que eu tinha essa capacidade de me comunicar com as pessoas.”

Era o começo de muitas pílulas que viriam na sequência.

Vamos  falar de finanças (e de tudo um pouco)?

 

A aceitação do primeiro vídeo deu duas coisas à Cristiana: coragem para continuar nesse mundo novo de se colocar na rede social e, principalmente, a certeza que alguém precisava tomar a frente de “traduzir” assuntos complexos e torná-los entendíveis pelo público.

As Pílulas do Gramado Summit se tornaram apenas Pílulas e falam, sim, sobre dinheiro.

“Falar sobre dinheiro parece meio que um tabu, especialmente quando uma mulher fala sobre isso. Mas tem um dado que mostra que 97% dos brasileiros não sabem lidar com o dinheiro. E tudo está ligado ao dinheiro, então, alguém tem que falar sobre isso. Eu penso que ensinar as pessoas a lidarem com o dinheiro é uma necessidade extrema para evoluirmos como sociedade. Se as pessoas passarem a ter esse entendimento, a qualidade de vida delas muda”, observa Cristiana.

Dois anos depois do primeiro vídeo, os assuntos das Pílulas foram expandindo, mas sempre estiveram voltados à organização. E de forma descomplicada! Entre os conteúdos, Cristiana fala de assuntos mais complexos, como tributos, liderança e de como o dólar afeta a vida de todos nós, até algo mais leve, como uma dica de livro ou a experiência de entrar em um hotel e a recepção estar perfumada.

“Eu percebo que, quando se entra num lugar perfumado, quer dizer que já cuidaram de todas as outras coisas na operação a ponto de se lembrarem de perfumar. São pequenos cuidados que fazem grande diferença”, comenta Cristiana, em uma de suas Pílulas.

 

Na rede e em livro

Um pouco da percepção de Cristiana sobre o universo das finanças também está documentada em um livro, o Negócio 360º: Tudo o que você precisa saber para transformar suas ideias em lucro. A obra acaba de ser lançada e reúne especialistas de diferentes áreas da gestão do Rio Grande do Sul e também de outros estados, como São Paulo.

Todo este movimento, seja na rede social ou no livro, para Cristiana, caminha para um mesmo objetivo que é levar informação. Seja informação para os clientes do escritório, seja essa informação para uma dona de casa, que com aquele conhecimento pode mudar algo na rotina da família.

“Sempre fui ensinada que devemos devolver para a sociedade, retornar algo para a sociedade. E isso pode ser feito de diversas formas. Espalhar informação foi o jeito que encontrei de tentar fazer a diferença.”

E assim, de pílula em pílula, Cristiana provoca de pequenas mudanças a grandes transformações, compartilhando um pouco do que sabe e percebe por onde circula.

Conteúdo publicado na edição 59 da revista Gente que Faz:

 



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

Projetos ímpares no portfólio da BG ARQUITETURA

Cynthia Garcia e Mádia Borges fundaram, há cerca de 25 anos, a BG ARQUITETURA, com conceito levado ao pódio e aplaudido por chancelar, ultimamente, com muito bom gosto e conhecimento, projetos hoteleiros A parceria das arquitetas Cynthia Garcia e Mádia Borges começou nos tempos de escola, passou pela faculdade e seguiu pela vida. Juntas, elas […]

LEIA MAIS
Image

Pílulas de Cristiana Schumacher

Descontrua a imagem de um contador sisudo, quadrado, que fala coisas que somente outro contador compreende. Cristiana Shumacher, à frente do escritório Schumacher Contabilidade, é o avesso de tudo isso. Com uma linguagem simples e prática, ela usa as redes sociais para desmistificar um assunto sobre o qual pouco se fala, mas que interfere na vida de […]

LEIA MAIS
Image

URBAN by UNU apresenta pacote para noite de Núpcias em Osasco (SP)

Líder de satisfação em uma das maiores plataformas hoteleiras do Brasil, hotel oferece experiências para o momento especial do matrimônio Considerado o melhor hotel de Osasco (SP) pelos clientes da Booking.com, ostentando a maior nota da plataforma (9,2), o elegante e funcional URBAN by UNU se tornou uma referência de qualidade e exclusividade em hospedagem na […]

LEIA MAIS