Piedra Infinita, estupenda!

Era hora de retornar a Mendoza, não sem antes conhecer a grande boa nova do Vale do Uco, o novo investimento da Zuccardi, a vinícola Piedra Infinita.

A Cordilheira com seus picos brancos acompanhava-nos contra o céu azul, num contraponto sereno ao fluxo constante do tráfego. Teríamos a honra de ser recebidas pela própria Júlia Zuccardi. E que honra! Júlia deixaria Mendoza especialmente para nos receber. Há alguns anos, estivemos com ela e sua família tão especial em ocasião com jornalistas. Foi empatia imediata.

A vinícola premiada pela Great Wine Capitals com Gold à adega com melhor arquitetura e paisagem do mundo, impressiona. Foram mais de 1000 caminhões de pedra, água e areia do rio Tunuyán e um investimento de US$ 15 milhões para traduzir a poesia do vinhedo e produzir vinhos de alta gama numa capacidade de 600 mil litros de vinho por safra.

 

Aqui, a Zuccardi investe para conhecer, ao máximo, o que tem embaixo da terra, elaborando estudos de condução eletromagnética, analisando imagens de satélite e abrindo incontáveis calicatas, buracos nos vinhedos que permitem conhecer o subsolo e o comportamento das raízes.

Soubemos que as características da malbec em solos diferentes revelam-se na taça e indicam que o caminho de vinificar por parcelas de uvas semelhantes é promissor – uma direção que quase todos enólogos argentinos estão seguindo.

A vinícola torna-se ainda mais marcante em seus interiores. Sua construção iniciou em 2013 e finalizou em 2016, numa homenagem solene à natureza e à cordilheira que a cerca. Sua estrutura é moderna e se impõe, mas ao mesmo tempo é sutil, quase camuflada com o horizonte, com linhas seguindo o formato das montanhas.

O concreto reina nas paredes, nos taques de formato arredondado que acondicionam o vinho com suas paredes grossas permitindo maior estabilidade térmica e a desejável micro-oxigenação, numa tradição que remonta à fundação da indústria vinícola de Mendoza no início do século 20.

E entre colunas seguimos, passamos pela sala de degustação e pela cave circular, que guarda preciosas garrafas vigiadas por uma pedra imensa ao centro… fiquei imaginando há quantos milênios foi ela esculpida pela natureza do Vale do Uco.

E então tivemos o luxo de ter nossa degustação privada na sala Cúpula – sim, um luxo, pois Frederico, que nos acompanhou, comentou que esta era uma sala muito privada e que faziam quatro meses que houve a última prova de vinhos neste espaço nobre, para clientes especiais de um banco suíço. Exemplares Zuccardi de safras muito especiais, parreirais e a cordilheira no nosso horizonte ocupavam nosso tempo quando chegou a pequena, mas intensa, Julia. Julia dá nome ao vinho mais comercial da Zuccardi, responde pela hospitalidade, seu irmão Sebastian se ocupa dos vinhos de alta gama e Miguel, da produção de azeite de oliva.

 

Foi bom demais estar com Julia, conhecer este majestoso empreendimento e retornar com uma caixa de vinhos por ela autografada e os azeites que tanto amamos! Não sem antes ter a certeza que queremos retornar, a Piedra Infinita é para vir com tempo, almoçar em seu restaurante, estar com quem se quer bem e ver a vida aqui passar.

Julia Zuccardi

Anote aí: As visitas com degustação funcionam de quarta a domingo, assim como os almoços em seu restaurante. As reservas podem ser feitas pelo email reservas@piedrainfinita.com.

Antes de nos despedirmos da Zuccardi tivemos a oportunidade de termos nossas caixas de vinhos autografadas pela querida Julia. Uma lembrança inesquecível para marcar este momento.

http://www.zuccardiwines.com/51/Suelo/

Matéria publicada na edição 40 da revista Gente que Faz

Por Neiva Schneider

Fotos acervo próprio

 

 



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

O japonês que leva a marca do seu chef à mesa: Naro, em Gramado

Naro é o japonês cheio de bossa que celebra a técnica do chef Marlon Schimitz de Oliveira, em Gramado Com endereço em uma das cidades mais charmosas do Rio Grande do Sul, a bela Gramado, o Narõ Culinária Japonesa recebe público exigente, de todos os cantos do Brasil e até mesmo de outros países. O […]

LEIA MAIS
Image

Giostra Cuccina: mangia que te fa bene

O novo restaurante do hotel Casa da Montanha, em Gramado, foi inaugurado dia 1° de  julho  e faz uma homenagem ao seu icônico carrossel, através de um giro pelos sabores da Itália Giostra em italiano é carrossel, um símbolo clássico e lúdico, que está sempre em movimento e jamais perde seu encanto. Essa é o […]

LEIA MAIS
Image

Iguaria rara, no sul! Da nossa terra para os pratos dos grandes chefs.

Dos pomares do interior gaúcho, em Cachoeira do Sul, na região central do Estado, brota a iguaria que faz sucesso em pratos sofisticados de grandes chefs: a trufa. Por trás do cultivo, toda a dedicação do biólogo e pesquisador Marcelo Sulzbacher Ainda nos bancos da faculdade, a ideia de produzir trufas – um fungo subterrâneo […]

LEIA MAIS