Piedra Infinita, estupenda!

Era hora de retornar a Mendoza, não sem antes conhecer a grande boa nova do Vale do Uco, o novo investimento da Zuccardi, a vinícola Piedra Infinita.

A Cordilheira com seus picos brancos acompanhava-nos contra o céu azul, num contraponto sereno ao fluxo constante do tráfego. Teríamos a honra de ser recebidas pela própria Júlia Zuccardi. E que honra! Júlia deixaria Mendoza especialmente para nos receber. Há alguns anos, estivemos com ela e sua família tão especial em ocasião com jornalistas. Foi empatia imediata.

A vinícola premiada pela Great Wine Capitals com Gold à adega com melhor arquitetura e paisagem do mundo, impressiona. Foram mais de 1000 caminhões de pedra, água e areia do rio Tunuyán e um investimento de US$ 15 milhões para traduzir a poesia do vinhedo e produzir vinhos de alta gama numa capacidade de 600 mil litros de vinho por safra.

 

Aqui, a Zuccardi investe para conhecer, ao máximo, o que tem embaixo da terra, elaborando estudos de condução eletromagnética, analisando imagens de satélite e abrindo incontáveis calicatas, buracos nos vinhedos que permitem conhecer o subsolo e o comportamento das raízes.

Soubemos que as características da malbec em solos diferentes revelam-se na taça e indicam que o caminho de vinificar por parcelas de uvas semelhantes é promissor – uma direção que quase todos enólogos argentinos estão seguindo.

A vinícola torna-se ainda mais marcante em seus interiores. Sua construção iniciou em 2013 e finalizou em 2016, numa homenagem solene à natureza e à cordilheira que a cerca. Sua estrutura é moderna e se impõe, mas ao mesmo tempo é sutil, quase camuflada com o horizonte, com linhas seguindo o formato das montanhas.

O concreto reina nas paredes, nos taques de formato arredondado que acondicionam o vinho com suas paredes grossas permitindo maior estabilidade térmica e a desejável micro-oxigenação, numa tradição que remonta à fundação da indústria vinícola de Mendoza no início do século 20.

E entre colunas seguimos, passamos pela sala de degustação e pela cave circular, que guarda preciosas garrafas vigiadas por uma pedra imensa ao centro… fiquei imaginando há quantos milênios foi ela esculpida pela natureza do Vale do Uco.

E então tivemos o luxo de ter nossa degustação privada na sala Cúpula – sim, um luxo, pois Frederico, que nos acompanhou, comentou que esta era uma sala muito privada e que faziam quatro meses que houve a última prova de vinhos neste espaço nobre, para clientes especiais de um banco suíço. Exemplares Zuccardi de safras muito especiais, parreirais e a cordilheira no nosso horizonte ocupavam nosso tempo quando chegou a pequena, mas intensa, Julia. Julia dá nome ao vinho mais comercial da Zuccardi, responde pela hospitalidade, seu irmão Sebastian se ocupa dos vinhos de alta gama e Miguel, da produção de azeite de oliva.

 

Foi bom demais estar com Julia, conhecer este majestoso empreendimento e retornar com uma caixa de vinhos por ela autografada e os azeites que tanto amamos! Não sem antes ter a certeza que queremos retornar, a Piedra Infinita é para vir com tempo, almoçar em seu restaurante, estar com quem se quer bem e ver a vida aqui passar.

Julia Zuccardi

Anote aí: As visitas com degustação funcionam de quarta a domingo, assim como os almoços em seu restaurante. As reservas podem ser feitas pelo email reservas@piedrainfinita.com.

Antes de nos despedirmos da Zuccardi tivemos a oportunidade de termos nossas caixas de vinhos autografadas pela querida Julia. Uma lembrança inesquecível para marcar este momento.

http://www.zuccardiwines.com/51/Suelo/

Matéria publicada na edição 40 da revista Gente que Faz

Por Neiva Schneider

Fotos acervo próprio

 

 



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

A verdade que não é secreta

  O hotel que se revelou marco também na série ‘Verdades Secretas’ é distinguido e premiado por conjunturas de hospitalidade e gastronomia É nos Jardins, epicentro dos restaurantes badalados, dos sushi bars e bistrôs franceses, das sofisticadas butiques e do varejo de grife, que mora o Tivoli Mofarrej São Paulo, reconhecido neste 2022 como um […]

LEIA MAIS
Image

A Lisboa que você deve (re)descobrir urgentemente

Iniciamos nossa abordagem com ícones da nova terra das oportunidades, dentre eles, um endereço célebre, o Tivoli Lisboa, reduto do melhor da hotelaria e da gastronomia na capital portuguesa Lisboa é a nova terra das oportunidades. O número de imigrantes nunca foi tão alto e os brasileiros são a maioria deles. Também dos viajantes, Portugal […]

LEIA MAIS
Image

Four Seasons Lisboa, uma instituição

O Four Seasons Hotel Ritz Lisboa, uma instituição ou hotel em Lisboa, distinguido com cinco estrelas, comemora altíssima ocupação com atualizações e renovações No topo de uma das famosas sete colinas reina o Four Seasons Hotel Ritz Lisboa, tanto uma instituição como um hotel – construído em 1959 e inaugurando o luxo na cidade. Nos […]

LEIA MAIS