Peppo Cucina, o melhor da cozinha italiana
Publicado em 20 de setembro de 2024Peppo Cucina é um clássico irrepreensível e correto na nossa capital gaúcha, ponto de encontro que reúne comensais modernos e tradicionais, todos amantes da boa gastronomia
Não é à toa que o Peppo Cucina, que celebra 20 anos em setembro de 2024, tem como localização uma casa aconchegante, da década de 1950, no coração do bairro Moinhos de Vento, na capital gaúcha. Os idealizadores do restaurante, Andréa Martins e Pedro Hoffmann, sempre quiseram, além de oferecer o melhor da gastronomia italiana, proporcionar um espaço onde as pessoas se sentissem em casa.
– Isso está no DNA do Peppo. Entendemos que um restaurante não se resume à comida: vai do espaço ao atendimento, passando pela nossa adega climatizada com rótulos de todos os continentes e ao charme da decoração, que proporciona um clima perfeito para confraternização. É toda a experiência – valoriza Andréa.
Envolto nesta atmosfera, o cliente pode ficar à vontade para pedir o seu prato. Hoffmann gosta de dizer que o Peppo Cucina preserva as raízes da culinária italiana, mesclando o artesanal com um toque de modernidade.
– Aqui o cliente vai encontrar pratos autorais, criações minhas que são servidas somente no Peppo – revela.
A casa oferece a opção do Menu del Giorno, o almoço executivo com uma seleção de pratos em versão soft – peixes, frango, carne, massas e risotos – acompanhados de couvert e entrada.
Já o menu traz opções únicas, com os melhores ingredientes em busca da valorização do sabor dos alimentos e receitas inusitadas que traduzem a contemporaneidade da culinária inspirada na Itália, com a pitada original de Peppo. Molhos agridoces e carnes de caça incrementam as opções que trazem também os tradicionais risotos e massas. Aliás, uma das estrelas dos pratos, a massa, recebe cuidado especialíssimo. Ela é produzida diariamente no restaurante, para ser servida sempre fresca, e é feita com farinha italiana.
Para eventos sociais ou empresariais, a casa oferece o Scantinato di Peppo, com capacidade para até 120 pessoas e cardápios especiais.
Dica de Peppo
Dentre tantas criações únicas, há uma que os proprietários indicam aos clientes pela combinação perfeita de sabores. É o Medaglioni Alle Fragole. Mas há também aqueles pratos mais pedidos, os “queridinhos” dos clientes.
Não deixe de provar
Medaglioni Alle Fragole (medalhões de filé cobertos por morangos ao molho balsâmico, acompanhados de garganelli colorido ao molho de gorgonzola).
Os mais pedidos
Medaglioni Allegro (medalhões de filé ao molho cremoso de funghi Porcini flambado com whisky, acompanhados de tortelloni recheados com queijo Camembert, figo cristalizado e presunto ao molho de manteiga e nozes).
Medaglioni Al Formaggi (medalhões de filé acompanhados de fettuccine ao molho de queijos).
Prato da Boa Lembrança
O Peppo Cucina faz parte da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança – Pedro Hoffmann, inclusive, é presidente da associação há dois anos. A associação, que existe há 30 anos no Brasil, convida a recordar os momentos agradáveis e os sabores inesquecíveis dos restaurantes. O cliente que consumir o prato da Boa Lembrança, leva para casa a sua louça, uma peça de arte digna de ser colecionada. Neste ano, o Prato da Boa Lembrança do Peppo é o Gamberi All’Arrabbiata, composto por linguine com camarões ao molho de tomates com pimenta calabresa e mini rúculas frescas.
Uma jornada gastronômica de sucesso
Pedro Geraldo Paranhos Hoffmann é caxiense, descendente de italianos da região do Vêneto, e iniciou sua jornada na gastronomia em 1985, em sua terra natal, com o Restaurante Belaria. Nos primeiros três anos, trabalhou com o chef italiano Franco Baroni, com quem aprendeu a base da culinária italiana. Apaixonado pelas origens e pela culinária mais apreciada do mundo, investiu em livros e viagens ao país para complementar sua experiência.
Já em Porto Alegre, em 1988, montou o Al Dente, e em 1993, criou o Birra & Pasta, apresentando à cidade um novo conceito em termos de serviço, decoração e culinária; em 1995, participou da reestruturação do lendário IL Gattopardo. Em 1997 foi para Vila Velha, no Espírito Santo, onde montou os restaurantes Il Capitano e Titanic II. Nesse mesmo ano, criou o cardápio e participou da montagem do La Caceria, especializado em carnes de caça, em Gramado. Logo depois, prestou assessoria para o Porto Alegre Country Club. Experiências de sucesso que transformaram seu nome em sinônimo de gastronomia de primeira linha.
Sommelier formado pela Associazione Italiana Sommelier, Pedro atribui o sucesso em seus empreendimentos gastronômicos ao seu hobbie da vida “Fiz uma equilibrada combinação entre experiência e gosto pessoal o que resulta nessa linda história, que pode ser comprovada pelo Peppo Cucina que completa duas décadas este ano”, afirma.
Além de administrar suas casas, Pedro presidiu a seccional Rio Grande do Sul da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de 2006 a 2010 por dois mandatos consecutivos e presidiu o Conselho de Administração da Abrasel Nacional de 2011 a 2017 por dois mandatos consecutivos, onde ainda permanece como membro do Conselho; atualmente é presidente da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança.
https://www.instagram.com/peppocucina/
Conteúdo publicado na edição 60 da revista Gente que Faz: