Patrícia, a Poeta que é toda prosa

Em meio à pandemia do coronavírus, ela se tornou a nova musa fitness das redes sociais. Em seu Instagram, com mais de 2,3 milhões de seguidores, Patrícia Poeta incentiva a prática de atividade física como um caminho para manter corpo e mente saudáveis – especialmente neste período. Criou o projeto ‘Desafio da Poeta’ e, usando a #NaoDeixeAPetecaCair, compartilha os treinos que tem feito em casa, na quarentena

“Bora se exercitar e produzir dopamina e serotonina – hormônios responsáveis pelo bem-estar, bom humor, concentração e foco. Muito do que precisamos para o nosso dia a dia, ainda mais num momento como esse”, explica a jornalista em um dos seus posts. De abril a junho, chegou a divulgar uma live de ginástica por dia – de segunda a sexta-feira – em parceria com o personal trainner Paulo Henrique Santos (@runpaulinhoph). “Uma simples ideia, mas feita com amor. O que a gente quer é que as pessoas se sintam mais dispostas e melhores para enfrentar os desafios desses novos tempos!”.

Gaúcha de São Jerônimo, Patrícia Poeta, 43 anos, conta nesta entrevista sobre os cuidados que tem com saúde e beleza, fala da vida depois dos 40, a relação com o filho Felipe, de 18 anos (fruto do casamento com o jornalista Amauri Soares), e – mesmo morando no Rio de Janeiro – os fortes laços que a unem ao Rio Grande do Sul.

Desde 2000 vinculada à Rede Globo, há cinco anos apresenta o programa É De Casa e, eventualmente, o Mais Você e o Encontro com Fátima Bernardes. Já ocupou as bancadas do Jornal Hoje e do Jornal Nacional, esteve à frente do Fantástico e foi correspondente da emissora em Nova Iorque. Como entrevistadora, conversou com grandes nomes do cinema, como Tom Cruise, Julia Roberts, Tom Hanks, Leonardo di Caprio e o diretor Steven Spielberg; e com personalidades da música, como Plácido Domingo, Sting, Mick Jagger e Keith Richards.

 

Gente que Faz – Atualmente, como é a sua relação com o Rio Grande do Sul?

Patrícia Poeta – Vou sempre pra Porto Alegre visitar os meus pais e a minha família. Sou apegada às minhas origens. É aquilo: a gente sai do Sul, mas o Sul não sai da gente, né, guria? Em casa, faço carreteiro, sagu, ambrosia, tomo chimarrão e adoro churrasco.

Gente que Faz –  Gremista ou colorada?

Patrícia Poeta – Colorada. Sou Consulesa do meu time com o maior prazer!

Gente que Faz – Teve um período no qual o Luis Fernando Veríssimo escrevia muito sobre você em suas colunas. Chegaram a se conhecer?

Patrícia Poeta – Antes de conhecer o Veríssimo, nos tempos de escola, era uma grande admiradora de seus livros e suas crônicas. Conheci o Veríssimo, no Programa do Jô, quando o Jô Soares fez uma surpresa pra ele. Eu estava “escondida” no meio da plateia, quando ele me chamou. E o coração?! Rsrs. Era muito tímida, na época. Ele também. Confesso que, no dia, fiquei envergonhada.
Hoje, quando lembro, dou boas risadas. Foi um momento muito bacana, que ficou guardado na memória. Depois, Veríssimo fez uma linda homenagem pra mim na Revista do Fantástico. Claro que enquadrei o original e está na parede da minha casa. De lá, nunca saiu. Rsrs… o texto é lindo!

Gente que Faz – Como é a Patrícia mãe?
Patrícia Poeta – Acho que Amauri e eu fizemos um ótimo trabalho. Sou mãe babona, não tem jeito! Felipe é um menino especial. É um cara do bem, sensível, inteligente. Maduro, pratica esportes, sabe dançar, toca violão e ama bater papo. Conversa com pessoas de todas as idades. Temos altos papos em casa sobre todos os assuntos. É o meu grande companheiro. O diálogo aproxima ainda mais o filho adolescente. Dou conselhos pra ele e ele pra mim. Aprendo muito com o Felipe também.

Gente que Faz – O melhor da vida começa aos 40?
Patrícia Poeta – Posso dizer que sim. Me redescobri aos 40. Aprendi a respeitar meus limites, a fazer o que eu gosto e acho que estou mais segura, dona do meu nariz. Depois dos 40 aprendi a surfar, a ter aulas de samba e a viajar pra lugares que nunca imaginei que iria. O lado ruim é que o metabolismo não é mais o mesmo, mas isso a gente corre atrás…rsrs. Fôlego não falta.


“DEPOIS DOS 40 APRENDI A SURFAR, A TER AULAS DE SAMBA E A VIAJAR PRA LUGARES QUE NUNCA IMAGINEI QUE IRIA.”


Gente que Faz – Que cuidados tem com você, com sua saúde e sua forma?
Patrícia Poeta – Acho importante cuidar do corpo de dentro pra fora e não de fora pra dentro. Cuidar da mente é muito importante. Sobre o lado físico, resolvi fazer uma reeducação alimentar há 4 anos, porque meus exames de sangue estavam alterados e meu colesterol alto. Fiz por uma questão de saúde e o bônus foi perder 10 quilos. Venho mantendo o peso desde então. Faço ginástica, aulas de samba, caminho no calçadão, ballet fitness, corrida, meditação. Tento me manter ativa. Acho que o importante é fazer o corpo produzir serotonina, que por sua vez, produz a sensação de bem-estar. Como de tudo, em poucas quantidades, e se enfio o pé na jaca, compenso na refeição seguinte. Gosto de fazer jejum intermitente pra dar uma desintoxicada no corpo. Não bebo álcool, porque não curto mesmo. Para a pele, faço alguns tratamentos que estimulam a produção de colágeno e sempre uso filtro solar, até mesmo quando vou passar o dia inteiro trabalhando na TV. Para os cabelos, faço hidratação de 15 em 15 dias com máscaras e ampolas.

Gente que Faz – Quando digitamos Patrícia Poeta no Google, uma das primeiras sugestões é “Patricia Poeta namorado”. Como você lida com essa curiosidade em relação à sua vida íntima?

Patrícia Poeta – Aparece isso, é? Sabe que há muito tempo não dou google no meu nome?!. Acho que é normal as pessoas procurarem informações sobre a minha vida pessoal. “Entro” na casa delas e é como se eu fosse uma amiga, uma pessoa da família. Gosto de compartilhar de tudo um pouco, mas no que se refere à minha vida amorosa, sou bastante reservada.

Gente que Faz –  Já sofreu preconceito por ser bonita?
Patrícia Poeta – Nunca me liguei nisso. Acho que a imagem por si só não adianta. Pode até abrir portas, mas não te segura nos lugares. Sempre fui disciplinada, determinada, dedicada e muuuuuito persistente. Acho que essas características, sim, te ajudam a vencer.

Gente que Faz – Que conselhos a Patrícia de hoje daria para a guria de 20 anos que saiu da Band, em Porto Alegre, para a ser a moça do tempo, na Globo, em São Paulo?
Patrícia Poeta – Corra atrás dos seus sonhos e objetivos, por mais difíceis que eles pareçam. Não desista. Seja persistente sempre! Sair da zona de conforto dá trabalho, mas, depois, sempre compensa. De resto, sempre acreditei no que minha mãe costumava dizer: “o que é da gente está guardado. Ninguém tira”.

Gente que Faz – Quando foi para a TV no centro do país precisou fazer algum trabalho de adaptação por conta do sotaque gaúcho?
Patrícia Poeta – Fiz sessões de fonoaudiologia com ótima profissional. O resto fui pegando no dia a dia, ancorando o SPTV, jornal local de SP.

Gente que Faz –  Você já ocupou tantos espaços notórios na televisão (Jornal Nacional, Fantástico, correspondente em Nova Iorque…), ainda tem algo que gostaria de fazer e não fez? Quais são seus planos para os próximos anos? Algum projeto profissional? E pessoal?
Patrícia Poeta – Acho que já fiz várias coisas das quais me orgulho, sim. Mas confesso que não sou de viver de passado. A vida sempre nos oferece desafios. Eles sempre aparecem!!! Estou esperando pelos próximos… rsrs.

Por Josiane Rotta|Fotos Paulo Edu



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

5 países abertos para brasileiros que valem a visita

Com o avanço da vacinação e a evidente diminuição do número de casos no Brasil, aos poucos os países estão reabrindo suas fronteiras aos turistas brasileiros. As boas notícias contribuem não apenas para fortalecer o setor de turismo, um dos mais afetados durante a pandemia da Covid-19, mas também para dar mais confiança a quem […]

LEIA MAIS
Image

Visual bombado, arrojada e vestida para festa

Por Matheus Sartor, editor de carros para Gente que Faz Tivemos a oportunidade de experimentar a principal novidade deste primeiro semestre da Ford, a Ranger Black, trafegando com estilo, desempenho, equipamentos, tecnologia e conectividade nos principais cenários do sul do país. Sem contar que literalmente a meteorologia nos possibilitou estradas com todos os climas e […]

LEIA MAIS
Image

Omega Construtora estreia em alta no litoral

Sucesso total de pré-vendas, em apenas 20 minutos foram reservados os 363 terrenos e 370 pessoas ficaram na fila de espera para compra O mercado imobiliário no Litoral Norte gaúcho segue aquecido, desde 2020, sendo uma das regiões do RS mais procuradas por quem quer investir em terrenos ou mesmo em imóveis prontos. De acordo […]

LEIA MAIS