Onde repousa o Fim do Mundo, design!
Publicado em 27 de maio de 2015Estamos chegando e a pequena janela no prazeroso voo da Lan já permite a vista do Arakur Resort, que repousa sobre mirante na mítica Terra do Fogo, em Ushuaia, mais conhecida como a terra do fim do mundo, na Argentina. Sua arquitetura só desperta ainda mais nosso desejo de logo chegar ao endereço do novo hotel, que proporciona imagens indescritíveis de suas dependências
O tempo de ver de perto pinguins, lobos marinhos, geleiras e montanhas nevadas, de fazer um passeio em um trenó puxado por huskies, aqui ganha um charme sobrenatural.
Do aeroporto ao hotel, distam 12 minutos e uma rápida visualização do que é o centro de Ushuaia. E, antes do serpentear das curvas que nos levam ao topo do mirante, uma rápida parada de onde os olhos novamente pairam sobre o deslumbrante cenário que o hotel proporciona nas alturas: o motorista desce, colhe a fruta calafate para que a degustemos (mística, promete o retorno à Ushuaia, após ser saboreada).
O Arakur integra a organização de hotéis de luxo, The Leading Hotels of the World, e seu projeto de linhas retas e com uma estética bem contemporânea utiliza materiais naturais como madeiras aromáticas, revestimentos em couro nos tetos e em pedras nas paredes. Seis aconchegantes salas de estar aquecidas com lareiras convidam para um drinque quente ou uma leitura intercalada. Suas janelas com vistas para as águas e montanhas nevadas fazem o tempo parar.
O projeto destaca-se na paisagem, ora coberta pelo verde escuro da floresta preservada, ora pelo branco da neve, graças a seu principal material: o cobre. Foram utilizados 5 mil metros quadrados do metal no cenário isolado.
Seus 131 quartos e suítes oferecem visão da baía, da cidade e dos bosques. Um dispositivo touch traz funções automatizadas, como programar o despertador na hora indicada e a cortina abrirá suavemente, permitindo os raios de sol entrarem com direito a trilha-sonora. Ainda, TV LED 40”, WIFI e serviço de massagens, beleza (cabeleireiro, manicure e pedicure) estão disponíveis para atendimento nas acomodações.
A gastronomia destaca os sabores fueguinos, representados no restaurante La Cravia pelo trio centolla, o caranguejo gigante encontrado no Canal de Beagle; o cordeiro assado e a merluza negra, pescado raro de sabor único. Além de, claro, contar com uma autêntica parrilla argentina, pronta para grelhar os melhores e mais tenros cortes, como o bife de chorizo e o bife ancho. O Lobby Bar oferece uma ampla seleção de drinques e vinhos das regiões de Mendoza, Salta, Cafayate e Neuquén.
É, porém, junto às suas piscinas, projetadas para enfatizar as vistas, que reside o charme que conquista todo hóspede. A maior tem 17 metros de comprimento, e uma segunda, a piscina in & out com borda infinita e música subaquática, traz duas hidromassagens internas.
No deck exterior, mais duas hot tubs ao ar livre são perfeitas para contemplar o entardecer. Saunas, ducha escocesa, academia de ginástica e um pool bar completam o conjunto de bem-estar.
Entre as atividades outdoors, trilhas guiadas pela reserva (de 30 min a 2 horas), excursões fotográficas para observar a fauna e flora nativa, passeios ao longo do Arroyo Grande (1 km) e navegação pelo Canal de Beagle. O verão é época de visitar a Ilha Martillo, uma pinguinera com centenas dessas simpáticas aves que as crianças – e também adultos –adoram, além de passeios de helicóptero, de carro 4 x 4 pelos lagos cor de esmeralda (Escondido; Fagnano; Laguna Esmeralda) e trekkings para os glaciares. No inverno, o slide de trenós de cães Husky são uma atração e tanto.
Shuttles ao centro da cidade, e ao Cerro Castor durante temporada de esqui, consumo de Frigobar (bebidas sem álcool), Wi-Fi e caminhadas guiadas diárias pela Reserva Natural Cerro Alarkén, estacionamento descoberto e serviço de limpeza de botas estão incluídos na tarifa. Para a temporada, além do blackout nas janelas garantindo descanso e muito conforto, o novo Arakur Ushuaia traz uma seleção dos melhores tours por marcantes paisagens naturais.
O projeto destaca-se na paisagem, ora coberta pelo verde escuro da floresta preservada, ora pelo branco da neve, graças a seu principal material: o cobre. Foram utilizados 5 mil metros quadrados do metal no cenário isolado.
A arquitetura é marcada, ainda, pelas grandes aberturas de vidro, que proporcionam vistas da baía do Canal de Beagle, da cidade de Ushuaia e dos bosques da Reserva Natural Cerro Alarkén. O hotel fica dentro da própria reserva, que possui 100 hectares destinados à preservação da flora e fauna da Terra do Fogo.
Por Neiva Schneider