O tempero de St Barth
Publicado em 20 de outubro de 2016
Somos foodies e toda vez que visitamos um lugar, asseguramo-nos de pesquisar e saborear in loco os temperos do lugar. Faz parte do nosso trabalho, mas também é um grande prazer. E St Barth é implacável nesse quesito
1. Le Sereno
- A localização do restaurante do hotel Le Sereno é a cara do verão, junto à praia de Grand-cul-de-Sac. Sua comida casual e elegante, mediterrânea, tira vantagem da oferta do mar do Caribe incorporando o toque italiano, também em virtude da nacionalidade do chef Alex Simone e da proximidade com a nova propriedade do Le Sereno no Lake Como. Frutos do mar frescos e sabores vibrantes, como o peixe cozido em crosta de sal com ervas aromáticas do Lago de Como, não decepciona jamais, ainda mais se você der sorte e acompanhar, mais cedo, a chegada dos pescadores a alguns passos deste paraíso. Outra opção para não errar? O prato de assinatura do restaurante, Gnocchi Le Sereno, tradicional do Lago Como e feito a partir de farinha de trigo não processada com um molho de tomate e sálvia, a erva aromática típica do lago.
2. Há chefs que abandonaram a França para curtir a vida nessa altura da linha do Equador. É o caso de Eric Desbordes, do On The Rocks, restaurante do hotel Eden Rock, que deixou a cozinha do Le Bristol em Paris por St. Barth. Aqui pequenos detalhes têm o compromisso de atingir a excelência e a vista – a construção é sobre as rochas – é fantástica e o ambiente é alegre. O menu degustação não tem erro. Há ainda o Sand Bar, junto à areia e às águas cálidas da Baía de Saint Jean, para almoço especializado em frutos do mar.
3. O almoço no La Cababane de L`Isle, restaurante pé na areia do hotel Cheval Blanc, em Flamands, usando ingredientes locais e frutos do mar fresquíssimos, é idílico e é aberto a não hóspedes. Enquanto você saboreia uma lagosta dos deuses, um desfile se desenrola e ajuda a por o contexto em patamares de elegância cool com chinelos ou rasteira.
4. Para uma refeição despretensiosa ou lanche, o L`Isoletta, filhote do L`Isola, é a pedida. Você escolhe os sabores no balcão e confortavelmente os saboreia no espaço do deck, bem no coração de Gustavia. Pode optar pela pizza em metro, há sabores maravilhosos e também servem saladas e porções como berinjela ou zucchini a parmigiana, que é divina. Demos sorte e fomos atendidos pelo Ermano, natural da Sardenha, que nos atendeu maravilhosamente bem em momento com música brasileira ao fundo.
5. O L`Isola é aclamado pela crítica como um dos melhores restaurantes italianos do mundo. O ambiente é espetacular, elegante e à luz de velas e os pratos muito bem preparados. Para um jantar em bom tom, com muito sabor. Vá sem medo de errar!
6. Sim, aos sábados, a noite é animadíssima na filial de St. Barth do Bagatelle. Mas qualquer noite aqui é especial, jantando ao lado de iates e em um dos pedaços mais lindos de Gustavia. Comece com a pizza regada a azeite trufado e siga com vieiras grelhadas e fondue de trufas, cordeiro com gnocchi caseiro ou o linguine com mexilhões e leve o momento para a eternidade.
ALÕ GOURMETS DE PLANTÃO, O IDEAL É VISITAR A ILHA DURANTE O TASTE OF ST. BARTH, FESTIVAL GASTRONÔMICO AGORA EM SUA QUARTA EDIÇÃO, QUANDO CHEFS ESTRELADOS MOSTRAM SEU TALENTO EM TRÊS NOITES DE MENU DEGUSTAÇÃO. AGENDE-SE DE 03 A 06 DE NOVEMBRO.
Matéria publicada na edição 30 da revista Gente que Faz
Por Neiva Schneider