O legado Kur nas mãos de Mariela, Bárbara, Evelise e Rochele Silveira

Renovação, sem perder a essência, do Kurotel

Há mais de quatro décadas, a charmosa Gramado, na Serra Gaúcha, abriga um dos mais renomados destinos de luxo do mundo, referência em saúde e bem-estar: o Kurotel

Neusa e Luís Carlos Silveira com as filhas Rochele, Bárbara, Evelise e Mariela Silveira

Capitaneado, desde 1982, pelo casal Neusa e Luís Carlos Silveira, o Kurotel entra em nova fase e trabalha o processo de sucessão. O legado está sendo passado às herdeiras Mariela, Bárbara, Rochele e Evelise. O Kurotel, carinhosamente chamado de Kur, nasceu de uma ideia vanguardista de Luís Carlos (médico fundador) e Neusa (administradora) em proporcionar qualidade de vida de forma integral. Eles criaram um destino focado em cuidar da saúde por meio da prevenção. “Na época, meu pai estava obstinado em promover a saúde, evitar doenças e oferecer um olhar integrado e 360º para cada cliente”, recorda a filha primogênita do casal e diretora médica do Kurotel, dra. Mariela Silveira.

Esse método inovador proporciona estratégias efetivas para o cuidado completo da saúde, com foco na prevenção. Desde a sua fundação, o Método Kur tem sido aplicado de forma personalizada, atendendo aos objetivos específicos de cada cliente, e os resultados falam por si: 98,7% dos mais de 45 mil clientes atendidos aprovam os benefícios do método.

Hoje, a maioria das pessoas procura o Kurotel em busca de emagrecimento ou para aliviar o estresse, mas há também aqueles que desejam preparar-se para cirurgias ou cuidar do corpo e da mente após enfrentar desafios de saúde. Empresários e executivos que buscam recuperar a produtividade, assim como pessoas sofrendo de cansaço mental e até mesmo aqueles que desejam trabalhar remotamente, encontram no Kurotel ambiente propício.

Para os fundadores Luís Carlos e Neusa, não resta dúvida que o sucesso do Método Kur está atrelado ao padrão de qualidade dos serviços personalizados, da tecnologia, dos resultados conquistados, além da gestão familiar, que agora ganha novo fôlego com Mariela (diretora clínica), Bárbara (family office), Rochele (diretora administrativa) e Evelise (integrante do Conselho). “Todas as nossas filhas fazem parte da equipe técnica ou administrativa do Kur, mantendo um preciso legado”, observa o fundador, Luís Carlos.

                             Métodos inovadores, tecnologia e diagnósticos como o Teste do Telômero, o Global, o Cancercheck, o Exoma e a Avaliação Corporal por Imagem, padrão ouro na medicina, são aliados do Kur nos tratamentos personalizados

Excelência em bem viver

O desafio que se lança às quatro herdeiras é enorme, mas o fato de o Kur sempre ter sido uma segunda casa da família Silveira, dá a expertise para conduzir a tradição exitosa. Afinal, o Kurotel é reconhecido como o melhor spa médico do Brasil e das Américas, tendo recebido esse título por vários anos.

O que levou a tamanho reconhecimento? Para a família Silveira, foi a percepção de oferecer tratamentos embasados na medicina baseada em evidências, com técnicas que englobam: terapias naturais com água, ervas medicinais, fitoterapia, fisioterapia, nutrição gourmet saudável, medicina, saúde emocional, estética, além de uma análise minuciosa da genética individual.

Aliás, exames e tecnologias de ponta estão disponíveis para avaliar diversos marcadores de saúde e auxiliar cada cliente a alcançar seus objetivos, seja emagrecimento, relaxamento, longevidade, reabilitação ou prevenção. O Kur também conta com exames padrão ouro, como a Avaliação Corporal por Imagem (DEXA): técnica radiológica para identificar a quantidade e a distribuição da gordura corporal, gordura visceral, massa magra e peso ideal.

Olhar para a genética individual

O ínterim de tempo no Kur é considerado um presente à vida por quem prestigia a dedicação de seu staff de mais de 150 profissionais próprios e da família Silveira

Além do pioneirismo de seus tratamentos, a diretora médica do Kurotel, dra. Mariela, evidencia os diferentes testes genéticos podem ser feitos pelos clientes no Kur. Entre eles estão o Global, que avalia se a pessoa tem suscetibilidade a algumas doenças cardiológicas, neurológicas, endocrinológicas, relacionadas a uma predisposição aumentada ao Alzheimer, entre outras.

Ainda, o Cancercheck, que avalia os genes que aumentam a possibilidade de alguns tipos de câncer hereditários; o Teste de Telômero, que avalia a idade biológica celular; o Exoma, que analisa todas as regiões codificadoras do genoma humano, e o Medicamentos, que observa qual a metabolização de algumas drogas e com as quais existe maior chance de efetividade.

Conforme dra. Mariela, as amostras são encaminhadas a um laboratório parceiro do Kurotel, especializado nesse tipo de análise, na Itália, conferindo um DNA de qualidade ao diagnóstico.

Atmosfera inspiradora 

Com dress code básico, roupão e chinelos, roupa íntima ou de ginástica, é um momento de interagir buscando uma vida com mais saúde e mais significado

Localizada em Gramado, conhecida como a “Suíça brasileira”, a estrutura do Kurotel conta com 55 apartamentos, clínica, centro fitness, salas de ginástica, piscina coberta aquecida, piscina externa, quadra de tênis, quadra de beach tennis, área de lazer, boutique e Spa.

Com instalações espaçosas e acolhedoras, o Kur é um verdadeiro refúgio para aqueles que desejam “se voltar para si mesmos”. A vista para a natureza, luz natural e os espaços amplos, convidam a relaxar e refletir. Os clientes podem escolher entre acomodações em estilo clássico europeu ou pela  ala contemporânea, com 20 apartamentos com varanda, divididos em dois amplos pavimentos.

Gastronomia gourmet e saudável

                       A gastronomia do Kur recebe elogios, sempre. Pratos bem elaborados, serviço impecável (almoço e jantar são servidos em três etapas), sabedoria e criatividade na conjugação de temperos e chás fazem do menu, um sucesso. Cheers à saúde e longevidade, com espumante de marca própria, nas versões branco e rosé, e, claro, sem álcool.

Um destaque especial do Kur é sua gastronomia. As refeições, cuidadosamente elaboradas por uma equipe de nutricionistas e nutrólogos são equilibradas, saborosas e contam com uma apresentação impecável. A preferência é dada aos alimentos orgânicos, muitos deles provenientes de produtores locais ou cultivados na própria horta do Kurotel.

 

Prêmio Melhor SPA Médico do Mundo

No mês de julho, o Kurotel foi indicado, novamente, ao Prêmio de Melhor Spa Médico do Mundo pela World Spa Awards, instituição referência no segmento. O Kur também já foi premiado, pela mesma World Spa Awards, como “Melhor Spa Médico do Brasil”, por oito vezes.

Ao longo das últimas quatro décadas, o Kurotel figurou, diversas vezes, em premiações importantes. Em 2022, foi eleito, pelo Seven Stars Awards, como o melhor Spa das Américas, prêmio recebido pela segunda vez em menos de uma década. Além disso, por cinco anos consecutivos, ganhou o prêmio de Melhor Destino de Wellness do Brasil e América Latina.

Para a diretora médica do Kurotel, dra. Mariela Silveira, o reconhecimento é uma conquista conjunta. “Nossos tratamentos personalizados ministrados por uma equipe própria, altamente qualificada e apaixonada, são focados no indivíduo.”

Já para a diretora administrativa do Kurotel, Rochele Silveira, as premiações são fruto da obstinação em oferecer o melhor. “Trabalhamos para atingir a excelência, e os prêmios são consequência disso. Além de ser um grande momento, é uma grande responsabilidade”, finaliza Rochele, que, junto às irmãs, trabalha para manter o nome Kurotel no topo.

Entrevista: Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel

Neusa, Mariela, Rochele e Evelise Silveira

Primogênita dos fundadores, Luís Carlos e Neusa, a médica Mariela Silveira teve, desde a infância, o Kurotel como uma segunda casa. Isso talvez explique a dedicação de fazer dele o seu projeto de vida. Hoje, como diretora médica do empreendimento, ela se espelha na filosofia do pai: “Entendemos que somos responsáveis por trazer sempre aquilo que há de maior qualidade para melhorarmos a forma como o ser humano pode viver”, reitera.

Você nasceu praticamente dentro do Kurotel. Ver o amor dos teus pais por este projeto conduziu tua escolha pela Medicina numa abordagem humanizada e preventiva?
Sem dúvida. Desde muito pequena, cresci dentro de um ambiente familiar que valorizava muito a saúde e o bem-estar. Vi meus pais aprimorando conhecimento e fazendo tudo o que tinham possibilidade para trazer mais oportunidades para melhorar a vida das pessoas. Desde pequena, tive o desejo de também ajudar as pessoas a cuidarem de sua saúde, de suas vidas e de se sentirem com mais vitalidade e plenitude.

O Kurotel promove os tratamentos baseados na genética individual. Como isso favorece os pacientes?

Nossos tratamentos têm como base a medicina baseada em evidência, mas também a medicina de precisão. Isto é avaliar as pessoas considerando estatísticas generalizadas, mas também fazer anamnese detalhada e exames físicos completos, adicionando avaliações pertinentes e marcadores individuais para compreender mais especificamente como é o funcionamento de cada ser humano. A genética também faz parte desta avaliação. Com base nas informações individualizadas, é possível se ajustar uma descrição muito mais assertiva no que diz respeito à alimentação, ao exercício, ao sono, ao manejo do estresse, ao relacionamento com o entorno. Ou seja, com isso podemos ajudar na promoção da saúde e na prevenção de doenças.

Nesses anos em que atuas como diretora médica do Kurotel, quais são as principais aflições que percebes nos pacientes? O que tem deixado as pessoas doentes?

Nesses últimos tempos, temos percebido que grande parte das pessoas que nos procuram estão aflitas pelo excesso de informação, demandas e exigências. Elas não conseguem administrar prioridades nem gerenciar o tempo. Isso leva ao estresse, muitas vezes, com esgotamento, Síndrome de Burnout, workaholismo, ansiedade e até depressão. Isso, também, desequilibra, impacta toda a saúde física. Com certeza, uma forma de se reverter isso é viver mais no presente. Os problemas reais tendem a estar no presente, enquanto que os problemas “imaginários” tendem a estar mais relacionados com o passado ou com as expectativas para o futuro. Portanto, exercitar o foco e atenção plena no presente é algo que pode ajudar a acalmar a mente e a resolver as situações com mais tranquilidade e assertividade. Além disso, o estresse sozinho não costuma ser o vilão. Não precisamos necessariamente evitar todas as situações de estresse nas nossas vidas, entretanto, é necessário treinar a resiliência. Para que isso aconteça, precisamos ter momentos de relaxamento que farão o contraponto ao estresse.

Tendo em vista o atual momento do Kurotel, que trabalha na sucessão, o que os pacientes podem esperar daqui para frente?

Inovação é um dos grandes valores do Kurotel e isso permanecerá. Entendemos que somos responsáveis por trazer sempre aquilo que há de maior qualidade para melhorarmos a forma como o ser humano pode viver. Por isso, as pessoas que procuram o Kurotel podem sempre esperar por constante aprimoramento. Além disso, a arte de servir bem é algo muito importante para a nossa equipe. Assim, quem nos procura pode sempre ter certeza de que teremos um ambiente acolhedor com novidades e segurança.

Uma ode ao Kur

No ano passado, o Kurotel completou 40 anos e uma festa reuniu os seus clientes habitués. Entre eles, a jornalista Hildegard Angel, frequentadora do Kur há mais de 15 anos.
Depois da festa, Hildegard contou, no seu blog, não apenas sobre a comemoração das quatro décadas. Mas, com um texto descontraído, discorreu sobre a história do Kur em detalhes mínimos. Ou você sabia que todos os funcionários do Kur foram sempre impecavelmente vestidos pelo maior estilista do Sul do país, Ruy Spohr? Sim! Ele desenvolveu uma coleção para toda a equipe e, enquanto era vivo, providenciava as adaptações necessárias aos originais, que continuam a ser atualizados pelos administradores. Alguém pode pensar que isso é perfumaria, mas não seria a elegância fundamental?
No texto, Hildegard também celebra a chegada das quatro herdeiras do casal Silveira – Mariela, Bárbara, Rochele e Evelise – à gestão do que ela considera uma “máquina de perfeita operação”, daquelas que, brasileiros com o complexo de inferioridade que muitas vezes nos aflige, parecem impossíveis vingar e fazer história em nosso país.
Por fim, Hidegard termina o seu texto simulando uma conversa com São Pedro:
“Quando eu chegar ao céu, e São Pedro vier me perguntar se quero conhecer o paraíso, direi: o paraíso eu já conheço, pois estive no Kur.”

Conteúdo publicado na edição 56 da revista Gente que Faz | POR Fernanda Mallmann | FOTOS Divulgação



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

Um cenário de sonhos para um casamento inesquecível em Barcelona

Com 105  anos de tradição, esta histórica propriedade propõe conforto, privacidade e serviços personalizados para  esses momentos especiais em um endereço que inspira paixão e celebração, em uma das cidades mais românticas da Europa A capital da Catalunha, na Espanha, é um dos destinos mais românticos da Europa. Nesse  cenário, o Majestic Hotel & Spa Barcelona acolhe […]

LEIA MAIS
Image

Em Porto Alegre, encontro com os hoteis mais incríveis do mundo

Com encontros B2B no Brasil e na Argentina, o evento reuniu em mais um ano agentes de viagens, hotéis Leading e imprensa especializada A The Leading Hotels of the World realizou novamente este ano seu South America Showcase Series, neste ano com a presença de mais de 30 hotéis de luxo de 10 países. Gerentes e diretores divulgaram […]

LEIA MAIS
Image

Cerejeiras em Flor, no Japão. Quando ir?

Visitar o Japão durante a época de florescimento das cerejeiras, conhecida como “Sakura”, é uma experiência que captura não apenas a beleza estonteante da natureza, mas também a essência profunda da cultura japonesa. A melhor época para testemunhar este espetáculo varia de acordo com a região, mas geralmente ocorre entre o final de março e […]

LEIA MAIS