Ushuaia e El Calafate: destinos que têm na beleza o seu maior argumento
Publicado em 24 de agosto de 2015Cenários naturais com paisagens de tirar o fôlego, transbordantes geleiras, uma variedade de fauna e flora que encanta, vestígios de culturas indígenas… nesta meseta patagônica, El Calafate é o ponto de partida para visitar o Parque Nacional dos Glaciares e todos seus atrativos. Sim, a Patagônia não necessita argumentos para ser visitada
Este imenso território de 930mil km² e densidade demográfica que, em alguns setores, não chega a 1 habitante por km², vai bem além de blocos gigantes de gelo e colônias de pinguins. Suas atrações inusitadas valem a pena serem visitadas. Percorrer o Parque Nacional, navegar pelo Lago Argentino e acercar-se à imponente parede de gelo dos glaciais ficarão para sempre na sua retina. Partir num 4X4 ou numa cavalgada pelo bosque, saborear um típico cordeiro patagônico, uma truta ou salmão recém-pescado, ficarão na sua memória degustativa.
E considere, se for a intenção, não faltarão lugares com vistas magníficas para sentar-se e respirar o ar limpo e penetrante, e pensar unicamente na imensidão que o rodeia. Foi o que vivemos e compartilhamos!
Muito bem localizado, junto às principais atrações comerciais de El Calafate, econtra-se a Posada Los Alamos, em magnífica área, com vistas prazerosas de seus jardins e Cordilheira dos Andes, e com um espaço ímpar para relaxamento e prazer.
O Humus Spa é celebrado por seus hóspedes, com piscina aquecida, sauna, ducha escosesa, hidromassagem, banhos turcos e academia.
O afeto que se percebe em seus interiores estende-se à gastronomia do La Posta, um dos restaurantes de maior prestígio na região. Aqui se tem o café da manhã buffet e à noite jantar, com sugestões como o famoso cordeiro patagônico, truta, salmão, frutas vermelhas e as verduras orgânicas. Porém, antes do jantar, delicie-se na adega do hotel, que apresenta uma seleção cuidadosa de 150 rótulos de vinhos da Patagônia.
Área para golfe, tênis e paddle também gabaritam a Los Alamos, que recebe hóspedes durante o ano inteiro e está perfeitamente adequada também ao tempo em que os termomêtros aqui despencam.
O hotel integra a seleta organização dos Small Luxury Hotels of the World e recria o espírito hospitaleiro e refinado das fazendas da Patagônia do início do século passado.
Seu estilo une detalhes rústicos com influências europeias em jardins de calafates e rosas mosquetas. Com elegância, é um verdadeiro lodge patagônico que se desenha em dez hectares às margens do rio Calafate.
No restaurante La Comarca, um delicioso almoço gourmet com cordeiro patagônico transforma-se numa oportunidade única de boas-vindas da rica experiência em El Calafate.
Seus 18 quartos dividem-se em três casas elegantes, com decoração esmerada.
Calafate Mountain Park
O complexo de entretenimento abriga atrações como passeios em quadriciclo 4X4, travessias de caiaque no Río de Las Vueltas, rafting em El Chaltén e teleférico com um quilômetro de extensão até o topo do Cerro Huyliche, bike, esqui, motos de neve, tubing, sempre conforme a estação.
É impossível não se encantar com as vastas planícies verdes das estepes, os rios e lagos de água azulada formados pelo derretimento da neve das montanhas e, principalmente, pelos glaciares. A vista proporcionada é magnífica e o passeio inicia com sua surpresa no hotel, ao ver o transporte especial que o aguarda.
Glaciarium e Bar de Hielo
Um dos poucos espaços do mundo dedicado à glaciologia, oferece experiências interativas relacionadas aos glaciais da região, de forma educativa muito interessante. As distintas salas apresentam exibições que incluem efeitos cênicos e apresentações audiovisuais. A experiência culmina com todos literalmente bem vestidos e brindando no “glaciobar”, com drinques em copos de gelo. Um serviço de transfer desde o estacionamento da Secretaria de Turismo, junto ao centro urbano de El Calafate, leva-o à atração, com saídas de hora em hora, das 9 às 18h.
Em Buenos Aires
A porta de entrada e saída para Ushuaia ou El Calafate, é sempre a boa pedida Buenos Aires. Seguem duas bos sugestões de hospedagem na capital portenha: Dois hotéis boutiques, um completamente novo na região histórica e outro no badalado Palermo Hollywood:
Recentemente inaugurado, este hotel boutique está localizado na histórica Avenida de Mayo. A apenas 8 minutos a pé da famosa 9 de Julho, que é a avenida mais larga do mundo, também está muito próximo de atrações como o Obelisco ou o Palácio Barolo.
Com a sua decoração Tango temática, convida os hóspedes a desfrutar de seu restaurante “Zorzal”, que é especializado em cozinha argentina com uma inspiração mediterrânea.
Dispõe de 59 quartos e suítes, todos equipados com acesso Wi-Fi e 42 “TVs. No entanto, a crème de la crème é considerada a Suite Tango, que oferece um jacuzzi, ao lado de uma vista deslumbrante da Avenida de Mayo. Integra a Worldhotels First Class Collection.
Hotel boutique com muita personalidade e conforto, localizado em Palermo Hollywood. Há inúmeros bares e restaurantes próximos, mas o Uco, no próprio hotel e onde também é servido o gostoso café da manhã gourmet, vira uma delícia, com seu jardim iluminado, à noite. Duas sugestões, se quiser sair para jantar, opte pelo El 22, bem próximo, ou por Don Julio, em Palermo Soho.
No último andar, uma piscina, porém todos os elogios ao tamanho e ao conforto do quarto, também. Cafeteira à disposição, banheiro de boas dimensões, cama confortável, pequena sala que convida a um brinde, sugestões de vinhos e até mantas feitas à mão estão para sua apreciação e aquisição.