No sul do Brasil, projeto Terroir Vinhedos Exclusivos
Publicado em 23 de junho de 2016
Da Argentina para o Brasil, o projeto Terroir Vinhedos Exclusivos pretende seguir um modelo parecido e o Rio Grande do Sul se reinventa. Ele vai oferecer 58 lotes de 1.000 metros quadrados, entre Garibaldi e Bento Gonçalves, para a construção de casas de alto padrão e caves privadas. Diferentemente dos empreendimentos argentinos, este vai elaborar somente espumantes em 4 hectares de vinhedos que estão sendo implantados no condomínio e serão gerenciados pela vinícola Geisse, de Pinto Bandeira. O processo inicia com a colheita das uvas no condomínio, vai para a Cave Geisse e depois volta ao condomínio para ser armazenado nas caves. As caves privadas serão construídas pelo escritório de arquitetura Bórmida y Yanzón, o mesmo que desenvolveu as edificações dos projetos The Vines.
O empreendimento, localizado no Vale dos Vinhedos, também contará com um hotel boutique com 26 unidades que ficarão à disposição dos condôminos. No vinhedo, serão plantadas apenas Chardonnay e Pinot Noir com rendimento de cerca de 10 mil quilos por hectare. A participação na hora de fazer o vinho se dará nos momentos finais com a dosagem do licor de expedição (o que dá as características únicas de cada espumante) e o tempo de envelhecimento antes do dégorgement.
*Integra a matéria completa publicada na edição 27 da revista Gente que Faz, abordando “Um rótulo com seu nome” no Vale do Uco, na Argentina.