Navegando em luxo sem precedentes
Publicado em 8 de novembro de 2024
A indústria de cruzeiros de luxo está passando por uma transformação significativa catalisada pela pandemia, que fez com que as armadoras de luxo e premium investissem mais do que nunca e a um ritmo mais rápido do que os especialistas poderiam ter imaginado. Esse ressurgimento é marcado pelo lançamento de novas embarcações que redefinem os padrões de luxo no mercado e oferecem experiências maravilhosas em alto mar.
Nesses navios de cruzeiro, você não encontrará milhares de passageiros, filas longas bufes, toboáguas ou acomodações apertadas. Essas linhas de cruzeiro estão dedicando recursos significativos ao desenvolvimento de navios de última geração, com acomodações luxuosas, experiências gastronômicas gourmet curadas por chefs renomados e atividades imersivas em terra.
Um navio para verdadeiros gourmands
O Pináculo do luxo
A Regent Seven Seas tem construido uma reputação no segmento ultra-luxo ao oferecer a maior proporção de espaço por hóspede na indústria. Em dezembro de 2023, a Regent lançou sua mais recente obra-prima, o Seven Seas Grandeur. Com 55.500 toneladas brutas, uma equipe de 548 pessoas e capacidade para apenas 746 hóspedes, o Seven Seas Grandeur oferece uma das mais altas proporções de funcionarios por hóspede na indústria. Projetado pelo premiado Studio DADO em Miami, o Seven Seas Grandeur apresenta 15 categorias de acomodações deslumbrantes, sendo o ápice para os viajantes de luxo a bordo do novo navio a Suíte Regent, que custa US$ 11.000 por noite. A joia da coroa das acomodações luxuosas do navio, a Suíte Regent de 412m², apresenta uma cama extravagante com um colchão Hästens Vividus de US$ 200.000; uma ampla sala de estar com bar personalizado e sala de jantar, além de um banheiro principal que oferece uma experiência completa de spa na suíte, incluindo sauna, sala de vapor e área de tratamento pessoal. A suíte também oferece vistas desobstruídas de 270 graus da varanda em torno do navio. A pièce de résistance da coleção de arte multimilionária do navio foi confiada a artesãos habilidosos da Fabergé, a mundialmente reverenciada marca de joias, que projetou uma obra-prima sob medida – Journey in Jewels – o primeiro Ovo Fabergé a residir permanentemente no mar. Mas a Regent não vai parar por aí. A armadora já revelou os planos para o seu próximo novo navio, o Seven Seas Prestige, que será entregue em 2026. O novo navio será o primeiro de uma nova classe de navios e a indústria está se preparando para os novos padrões de luxo que essa nova classe trará.
Exclusividade
A tendência de novos navios não se limita apenas às categorias de navios de médio e grande porte, mas também é vista nas categorias de pequenos navios. Este ano, a marca de viagens sustentáveis andBeyond lançou o andBeyond Galapagos Explorer, um iate de expedição de 38 metros que começou a navegar em junho de 2024. Este iate exclusivo oferece apenas seis suítes e cabines, acomodando um máximo de 12 hóspedes, garantindo atenção personalizada com dois guias especializados a bordo. Operando em dois itinerários diferentes de sete noites, o Galapagos Explorer oferece a escolha de descobrir o leste ou o oeste do grupo principal de ilhas. Ambas as rotas oferecem oportunidades para mergulho com snorkel, trilhas e observação de aves, proporcionando uma imersão profunda na biodiversidade única da região.
Abordagem boutique
A marca francesa PONANT é conhecida por sua abordagem boutique à indústria de cruzeiros de luxo, com pequenos navios impecavelmente projetados. A empresa fez uma parceria com a principal empresa de cultivo de pérolas, PASPALEY, para lançar em janeiro de 2025 o PASPALEY PEARL, um iate de expedição boutique com 30 hóspedes, que oferecerá aos hóspedes a rara chance de explorar os cantos escondidos da região Ásia-Pacífico. Com uma tripulação dedicada de 21 pessoas, incluindo quatro guias naturalistas apaixonados, o PASPALEY PEARL oferecerá aos hóspedes viagens personalizadas e guiadas por especialistas que prometem experiências transformadoras.
A presidente e CEO da Cruise Lines International Association (CLIA), a maior associação comercial da indústria de cruzeiros do mundo, Kelly Craighead, tem uma perspectiva otimista para a indústria no futuro: “O cruzeiro continua sendo um dos setores de turismo que mais cresce e é um dos mais resilientes. Nos últimos 50 anos, o turismo de cruzeiros demonstrou sua liderança em turismo e é uma indústria que tem muito espaço para um crescimento responsável contínuo.”
Colaboração: Bronson Soares
Bronson Soares é CEO da LUXE LATAM, uma consultoria de relações públicas especializada em turismo de luxo, com atuação no Brasil e na América Latina. Originalmente do Havaí, Bronson tem passado mais de uma década desenvolvendo campanhas de comunicação para alguns dos melhores hotéis e resorts de luxo e destinos exclusivos do mundo.
Conteúdo publicado na edição 60 da revista Gente que Faz: