Hotelaria, gastronomia, bons vinhos e turismo na Serra Gaúcha

Dicas imperdíveis para quem quer desbravar o RS

                 Que a Serra Gaúcha tem os seus encantos, todo mundo sabe. Bons hotéis, restaurantes e vinícolas fazem parte do grande atrativo que encontramos por lá. Decidimos ir mais a fundo e desbravar lugares imperdíveis e, muitas vezes, pouco conhecidos.  Nossa equipe saiu da redação por cinco dias em um tour emocionante. Vivemos dias intensos e incríveis só para poder compartilhar tudo com vocês. O resultado dessa trip você acompanha nas próximas páginas. Vem com a gente!

Casa Di Paolo

Primeira parada: Casa Di Paolo em Garibaldi. A tradicional galeteria gaúcha conta com uma gastronomia diferenciada. O legítimo galeto al primo canto atrai turistas de todos os lugares. A especialidade da casa é assada na brasa de carvão, o que garante crocância por fora e suculência por dentro. O prato típico italiano é tão saboroso que já ganhou prêmios e reconhecimentos nacionais.

Aproveitamos para desfrutar a seqüência de almoço exclusiva da casa: sopa de capeletti como entrada com pão caseiro e queijo parmesão, galeto al primo canto, polenta frita, queijo à dore, salada de maionese caseira e salada de folhas. Após saborearmos esses pratos que vinham na mesa em forma de seqüência, recebemos um cardápio com todas as opções de massas (spaghetti, tortéi e nhoque) e os acompanhamentos (tradicional, tomate seco, funghi, quatro queijos e alho e óleo). O valor do almoço é único e você pode repetir a vontade.

O forte do restaurante é a autenticidade: uma mistura de qualidade e sabor com temperos únicos. A casa já é muito conhecida no Rio Grande do Sul e possui restaurantes nas cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi, Gramado, Porto Alegre e Quarta Colônia. Em Santa Catarina há uma unidade em Itapema e em 2019 vai inaugurar a segunda unidade em São Paulo. Com isso, a rede chega a 13 restaurantes no país.

Serviço:

Endereço: Rodovia BR-470, Km 221,6 – Castello Benvenutti – Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3463.8505

 

Pizzato Vinhas e Vinhos

Segunda parada: Pizzato Vinhas e Vinhos. A tradicional vinícola localizada no Vale dos Vinhedos possui atrações gastronômicas deliciosas. Os visitantes podem conhecer os vinhedos de Merlot e aproveitar o belo cenário da serra gaúcha. A vinícola possui um restaurante onde são elaboradas refeições especiais para harmonizar com os rótulos da casa. Ao longo do ano, os visitantes também podem usufruir de uma grande programação com visitação, cursos de degustação, tábuas harmonizadas e degustações verticais.

Nossa experiência foi completa: visita aos vinhedos, apresentação dos principais rótulos produzidos, degustação vertical com vinhos e espumantes de excelente qualidade harmonizadas com tábuas de queijos e embutidos de vários tipos e sabores (incluindo ovelha, pato e suíno). Uma gastronomia diferenciada típica da região colonial do Rio Grande do Sul.

Todos os vinhos e espumantes são elaborados com uvas cultivadas nos próprios vinhedos. É exatamente isso que garante o padrão de qualidade: do cultivo a mesa. Fica a dica para quem quiser uma experiência gastronômica diferenciada!

Serviço:

Endereço: Linha Leopoldina, snº – Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves/RS

Telefone: (54) 3055.0440

Casa da Ovelha

A Casa da Ovelha é um dos destinos que mais atraem turistas. O lugar é uma fazenda com criação de ovelhas, produção de queijos e iogurtes, degustação, pastoreio e muito mais.

Nosso passeio começa com uma deliciosa degustação. Experimentamos vários tipos de queijos que são fabricados ali mesmo. No andar de baixo é possível comprar todos os produtos: chocolates, doces de leite, queijos, artigos de decoração e muito mais.

Saindo a campo recebemos chapéus e repelentes. A casa oferece itens para tornar o passeio mais agradável. Chegamos até um lugar onde as ovelhas são amamentadas. Lá recebemos explicações sobre a criação delas e podemos amamentar os filhotes com uma mamadeira com o leite da própria mãe.

Em seguida fomos platéia de um lindo espetáculo: a apresentação do trabalho dos cães da raça Border Collie que diariamente conduzem o rebanho de ovelhas na fazenda. A apresentação super engraçada e impressionante tem duração de aproximadamente 30 minutos. Nela é possível perceber o nível de inteligência dos cães. Eles são adestrados na própria fazenda e são capazes de ouvir comandos em até 5km de distância do adestrador.

A experiência é válida para toda a família e com certeza vai impressionar e encantar. Todas as visitas são guiadas por monitores e incluem informação histórico cultural e degustação de alguns produtos da marca. Vale muito à pena conhecer!

Serviço:

Localização: Rodovia Linha Palmeiro, 400. Distrito de São Pedro – Bento Gonçalves/RS

Telefone: (54) 3455.6320

 

Vinícola Geisse

Nosso próximo destino é uma das vinícolas com maior infraestrutura da região. Localizada em Pinto Bandeira, a Geisse é especialista em espumantes e possui como fundador o enólogo chinelo Mário Geisse, que trouxe ao Brasil a tradição e sabor dos vinhos do Chile.

Se tratando de reconhecimento, não faltam prêmios para a Geisse. No ranking internacional, a vinícola recebeu a distinção de Vinícola do Ano do Novo Mundo, em janeiro de 2014, pela Wine Studius. Em janeiro deste ano, mais um prêmio recebido em Nova York. Na categoria New World Winery, ou seja, vinícolas do novo mundo, a Cave Geisse recebeu o troféu Wine Star Award, indicação da revista americana Wine Enthusiast.

A empresa foi criada em 1978 e faz parte de um dos cenários mais lindos da serra. Os visitantes podem usufruir de diversas atividades como visita guiada, degustação, trilha em meio à mata com 4×4, visita a cachoeira com degustação de espumantes, passeio de bike, além de uma diferenciada experiência gastronômica no Open Lounge, espaço requintado em meio ao verde para viver bons momentos. Comprovamos: o almoço neste lugar é pura energia.

A gastronomia também é diferenciada. Empanadas chilenas artesanais de diversos sabores são a especialidade da casa. A receita divina também é criação da própria família que mantém no Rio Grande do Sul a tradição do Chile. Degustamos e aprovamos: massa quentinha e recheio saboroso acompanhados de uma boa carta de espumantes. Sem palavras!

Serviço:

Endereço: Linha Jansen – Rota Vinhos de Montanha – Pinto Bandeira /RS

Telefone: 54 3455.7461 ou 54 3455.7462

Vinícola Don Giovanni

Partimos para mais uma experiência diferenciada. Chegamos a Vinícola Don Giovanni, também em Pinto Bandeira. Para quem busca uma experiência completa com lazer, gastronomia e bons vinhos, está no lugar certo.

Além da visita a vinícola com degustação, a Don Giovanni se diferencia também por possuir hospedagem. As suítes, localizadas em um casarão fundado em 1930, possuem todo o charme e aconchego da serra gaúcha. As janelas têm vista para o verde o que torna a experiência ainda mais tranqüila e revigorante.

O grande diferencial da hospedagem é fazer com que o cliente se sinta em casa, podendo usufruir de tudo o que a pousada oferece. Por isso, o térreo do casarão é equipado com sofás, televisão, freezer, adegas de vinhos, lareira e muito mais. Tudo isso para trazer conforto e uma experiência diferente dos hotéis comuns.  Se o período escolhido para visitação for o verão, não se preocupe. Os turistas podem usufruir da piscina para celebrar ótimos momentos.

Todas as experiências que vivemos estão abertas ao público: visita a vinícola, degustação de deliciosos vinhos e espumantes produzidos ali mesmo, visita a um mirante em meio aos vinhedos que promete um lindo por-do-sol. Tudo isso acompanhado, é claro, de um delicioso espumante. Quem for visitar a Don Giovanni, não deixe de contemplar o entardecer. É realmente lindo e apaixonante.

Ao anoitecer, vivemos uma experiência única: jantar harmonizado na vinícola. Degustamos um delicioso risoto de alcachofras colhidos na própria fazenda. O prato é especialidade da casa e acompanha sobrecoxa de frango, batatas assadas, salada e sobremesa. Tudo impecável e extremamente saboroso.

Serviço:

Endereço: Linha Amadeu – Rota Vinhos de Montanha – Pinto Bandeira/RS

Telefone: 54 3455.6294 ou 54 3455.6293

  Moinho Graciema

E para quem pensa que a serra gaúcha só possui vinhos e espumantes, está muito enganado. A cervejaria Moinho Graciema é uma ótima atração para os apreciadores de boas cervejas artesanais. Nosso dia começa com uma deliciosa degustação de rótulos. Tem para todos os gostos e estilos: pilsen, weiss, IPA e muito mais.

As especialidades da casa não se resumem a cerveja. Geléias clássicas e gourmets, sucos integrais e molhos especiais também fazem parte da linha de produtos. Degustamos geléias de todos os sabores. A nossa preferida é um chutney de damasco com cerveja: leve, saborosa e diferenciada. Vale experimentar! Se tratando de cerveja, difícil escolher. Todas elas possuem um sabor único. Impossível eleger uma só.

O ambiente é uma mistura de empório com cervejaria com ótima decoração e super aconchegante. Os turistas podem visitar o complexo, degustar e fazer as suas compras. São diversas opções de produtos e rótulos. Para os cervejeiros de plantão, preparem o paladar. Vocês vão amar!

Pé na estrada e seguimos para o próximo destino cheio de emoção: Vinícola Luiz Argenta.

Serviço:

Endereço: ERS-444, km 17,68 – Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves/RS

Telefone: (54) 3459-1117

 

Vinícola Luiz Argenta

Chegamos a um dos cenários mais lindos da serra, dessa vez em Flores da Cunha. A Luiz Argenta se destaca pelo seu projeto arquitetônico contemporâneo que torna o ambiente extremamente agradável. Os vinhedos cercam um lago que proporcionam uma paisagem exuberante que pode ser vista do alto da sacada da vinícola. Lá são cultivadas 16 variedades diferentes de uvas, que seguem um controle de qualidade rigorosíssimo, por isso há grandes investimentos na pesquisa dos mais avançados métodos de cultivo.

Os visitantes podem desfrutar de visita guiada para entender todo o processo de fabricação dos vinhos e espumantes. Visitamos a cave subterrânea que possui como estrutura grandes rochas da própria região. Tivemos o privilégio de degustar uma das 70 garrafas re

 

stantes da primeira safra, ano de 2004. Qualidade, sabor e história. Agradecemos a oportunidade.

Nossa equipe pode saborear um almoço extremamente diferenciado no Clô Restaurante, um ambiente acolhedor e delicioso aberto ao público. Nosso cardápio foi harmonizado com bons rótulos de espumantes e vinhos. Vamos lá: brusquetas, saladas, raviólis, lombo de cordeiro, mandioca amanteigada com cenoura. Nas harmonizações: Luiz Argenta Cave Rose com 48 meses, Clássico Pinot Noir, Luiz Argenta Cave Cuvee 2011 e Luiz Argenta Licoroso de Moscato Giallo.

No fim do dia, que tal um Happy Hour no Wine Bar? O local fica em um anexo em frente à vinícola com vista para os vinhedos. Drinks diferenciados, tábuas de queijos e embutidos em um delicioso ambiente onde fomos contemplados por um belíssimo por-do-sol.

Acham que a nossa experiência para por aí? Que nada! Fomos surpreendidos apenas por um balão. É isso mesmo, existe a possibilidade de praticar balonismo. O serviço é inédito na região e nós comprovamos: lá do alto os visitantes podem apreciar imagens que encantam. O serviço é pago a parte e os turistas podem consultar valores diretamente com a vinícola.

Serviço:

Endereço: Av. 25 de Julho, 700 – Flores da Cunha/RS

Telefone: (54) 3292.4477

 

 

Vinícola Miolo Wine Group

Chegamos a uma das vinícolas mais charmosas e elegantes. A Miolo é fruto da paixão por vinhos da família. Ela é a maior exportadora de vinhos do Brasil e a mais reconhecida no mercado internacional, estando presente em 30 países. A produção do grupo soma 10 milhões de litros por ano numa área cultivada de vinhedos próprios com aproximadamente 1.000 hectares.

Nossa visita pelas dependências incluiu todo o conhecimento sobre a produção e tradição dos vinhos, passeio pelos vinhedos e degustação de diversos rótulos. Dentro os produtos da casa estão: vinhos, espumantes, destilados, frisantes e sucos de uva. Todos eles de excelente qualidade e sabor.

A vinícola é um ótimo local para passar o dia. O pátio repleto de verde possui total estrutura para um piquenique entre família ou amigos. Além disso, a atração enoturística da Miolo encanta e conquista os turistas. O Wine Garden proporciona uma experiência incrível. O bar a céu aberto entre os vinhedos e a vinícola é um convite ao prazer. No local é possível colocar os sentidos à prova com serviço de alimentação, venda de vinhos e espumantes em garrafas e taças.

Fomos recebidos para o almoço com uma decoração exemplar e uma típica banda italiana. Todos muito solícitos e sorridentes. Foi impossível não dançar com eles. Ainda durante a música, tivemos a oportunidade de fazer a pisa da uva, uma das práticas mais tradicionais do processo de vinificação.

No almoço, um cardápio especial com brusquetas de entrada, drinks a base de espumante com frutas. O prato principal é fruto do surpreendente trabalho das Divas do Fogo, empresa que visa ensinar a prática de churrasco para mulheres. A Chef Michelle Landgraf proporcionou um delicioso almoço com entrecot assado. Como acompanhamentos, purê de madioca e legumes. Que magnífica gastronomia!

Após horas de conversa pós almoço e muitas taças de espumantes degustadas, hora de mais música e até trenzinho. Diversão nunca pode faltar. Assim seguimos viagem cheios de satisfação e gratidão pelos bons momentos compartilhados. Voltaremos!

Serviço:

Endereço: RS-444, 21, Bento Gonçalves/RS

Telefone: (54) 2102-1500

 

Madelustre

 Deixando um pouquinho (só um pouquinho) de lado as vinícolas e boas gastronomias,  fomos conhecer o impecável trabalho da Madelustre, fábrica de vidros localizada em Garibaldi. Chegando lá podemos acompanhar a história do vidro e todo o processo de fabricação. Fundada em 2008 com os conceitos da escola de Murano, a Madelustre é uma ótima atração na Serra Gaúcha.

 

Atenta a todas as tendências e participante de diversas feiras do setor, a Madelustre está no Guiness Book, o livro dos recordes. O motivo: a produção da maior taça de champagne do mundo. São 219 cm de altura, cerca de 33 quilos e capacidade para 186 garrafas de espumantes. Foram mais de três meses de trabalho árduo e muitas tentativas frustradas até conseguir produzir essa relíquia, exposta na fábrica para os visitantes poderem apreciar cada detalhe.

A visita fica ainda mais interessante quando pisamos no chão da fábrica e começamos a atender todo o processo de fabricação dos vidros. Por lá, areias, material fundente e carbonatos são submetidos a temperaturas que ultrapassam os 1200° C para transformarem-se em vidro. Tudo isso acompanhamos bem de pertinho. Impressionante.

Hoje a Madelustre é uma grande exportadora de produtos. No cátalogo da loja estão lustres, vasos, mesas, abajures e diversos produtos de decoração. No show room também é possível comprar os produtos.

 

 

 

 

Passeio de TIM TIM

É claro que para explorar a parte histórica de Garibaldi precisaríamos de um passeio diferenciado. Recorremos a Secretaria de Turismo da cidade e descobrimos o querido Tim-Tim, um caminhão GMC de 1944, adaptado e transformado em um elegante ônibus para o transporte de turistas. O passeio envolve os principais pontos turísticos da cidade. É possível observar a arquitetura maravilhosa ainda preservada do século XX.

 

Os passeios são agendados pela Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi e ocorrem geralmente nos finais de semana, sempre conduzidos por um guia de turismo que conta a história do município. Para quem gosta de desbravar as cidades históricas, essa é uma ótima forma!

Serviço:

Endereço: Av. Independência, 993 – Garibaldi/RS

Mais informações: (54) 3462 8235

 

Vinícola Peterlongo

                Quase fim de tarde e partimos em direção a Vinícola Peterlongo, uma das mais conceituadas vinícolas da serra gaúcha. O responsável pela tradição e qualidade foi Manoel Peterlongo, italiano que desembarcou em Garibaldi no ano de 1899 e foi o responsável por elaborar o primeiro espumante brasileiro. Em 1913, a bebida começou a ganhar espaço no país e surgiu a 1º Exposição de Uvas de Garibaldi. Manoel Peterlongo recebeu a “Medalha de Ouro” relativo ao “moscato Typo Champagne”. A fama do “champagne” cresceu tanto que em 1915 foi criada oficialmente a Casa Peterlongo, hoje administrada pelo investidor Luiz Carlos Sella.

Apesar de centenária, a Peterlongo mistura tradição com sofisticação e possui um patrimônio arquitetônico incrível, com túnel e cave subterrânea. Os visitantes podem desfrutar de visita guiada que é uma verdadeira aula de história. Para complementar, degustações harmonizadas com queijos e embutidos que prometem encantar qualquer paladar.

 

O grande diferencial da casa é o projeto Wine Movie Peterlongo, um cinema a céu aberto montando no pátio da vinícola em meio aos vinhedos. Ao lado, um food truck com diversas delícias, pipoca e venda de espumantes para acompanhar o filme. Nossa experiência foi repleta de boas risadas e uma ótima energia. Tanto em casal, quanto família ou amigos, a Peterlongo é um ótimo passeio.

Serviço:

Endereço: R. Manoel Peterlongo Filho, 216 – Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-1355

 

Hotel Casacurta

Chegamos ao hotel e a nossa surpresa: luxo, sofisticação e requinte. Uma verdadeira experiência que encanta até os gostos mais exigentes. O Casacurta está localizado em Garibaldi, na região do Vale dos Vinhedos. Se estiver pensando em seguir nossas dicas de passeios pelas vinícolas, não pode deixar de se hospedar por lá.

O hotel é lindo, as acomodações são clássicas e a estrutura impecável. São 31 apartamentos projetados no melhor estilo francês que promovem charme e romantismo a hospedagem. Os hóspedes podem escolher entre 4 modalidades de hospedagem: apartamento standard, apartamento luxo, suíte luxo e suíte máster. Chiquérrimo por dentro e por fora, o hotel proporciona uma verdadeira experiência.

Na infraestrutura é possível desfrutar de piscina aquecida, academia, salas de eventos, espaço kids, estacionamento e muito mais. Um hotel desse porte merece uma gastronomia diferenciada que encanta até os paladares mais exigentes. Com ampla carta de vinhos e espumantes nacionais e importados, a gastronomia é um verdadeiro luxo. Diversos pratos são elaborados no restaurante do hotel que é aberto ao público e mistura a classe da cozinha francesa e a tradição da gastronomia italiana com os sabores da culinária local, de terroir.

Após uma revigorante noite de sono, partiu café-da-manhã. Um hotel deste nível proporciona um café sem palavras, a começar pelo o ambiente. Boa iluminação, decoração com flores e lustres e um verdadeiro banquete no buffet. Saboreamos tudo o que tínhamos direito: pães, bolos, cucas, sucos, cafés, omeletes, geléias, queijos, embutidos, frutos e muito mais. Partimos em direção ao último destino da viagem extremamente satisfeitos e com a certeza de que em breve retornaremos.

Serviço:

Endereço: R. Luís Rogerio Casacurta, 510 – Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3462-2166

 

Osteria Della Colombina

 Para fechar com chave de ouro a nossa viagem, que tal uma experiência gastronômica típica italiana com sabores regionais? A Osteria Della Colombina está localizada na Estrada do Sabor, entre os municípios de Garibaldi e Bento Gonçalves.  O restaurante fica localizado no porão da casa da senhora Odete Bettú Lazzari, que enxergou uma oportunidade de negócio para a família após passar uma crise financeira ao ficar viúva com quatro filhas.

Dona Odete começou a receber os turistas há 15 anos atrás no porão da própria casa. Com uma gastronomia diferenciada e cheia de sabor, não demorou muito para o restaurante virar um grande sucesso e hoje fazer parte de uma lista imperdível de lugares a se conhecer. O sucesso é tanto que para almoçar lá é necessário agendamento prévio.

No cardápio, uma tradicional seqüência fixa de 8 pratos incluindo sobremesa. Vamos lá: polenta assada com queijo, salada, sopa de capeletti, nhoque com linguiça, sobrecoxa de frango, carne de panela, legumes e uma mesa de sobremesas com pudim, sagu e sorvete. Todos os pratos são deliciosos e possuem um tempero único e especial que Dona Odete não revela para ninguém.

No mesmo ambiente do restaurante, Dona Odete ensina a fazer as famosas pombas em massas de pão (as colombinas) que deram nome ao restaurante. A oficina é aberta aos visitantes e ao fim do almoço cada turista recebe uma. Provamos e aprovamos: mais uma delícia única cheia de história e significado. Ótimo poder compartilhar tudo isso!

Serviço:

Endereço: Comunidade Linha São Jorge – Estrada do Sabor – Garibaldi/RS

Telefone: (54) 3464 7755 e (54) 9121 1040.

Publicado na edição 43 da revista Gente que Faz

Por Luisa Bergonci, Fotos Divulgação, Eduardo Vieira e Johnny Mazzili

 

 



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

Setembro é o mês das Ostras no Ponta dos Ganchos

Além do menu, outro destaque deste ano é o workshop sobre a história da produção dessa iguaria em Santa Catarina Para celebrar o período do ano de maior produção de ostras em Santa Catarina, o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort apresenta mais uma vez uma experiência gastronômica especial durante o mês de setembro. Sob o comando […]

LEIA MAIS
Image

Uma casa com a excelência Four Seasons para suas férias de isolamento

Rede Four Seasons possui coleção com mais de 750 casas, villas e apartamentos em 26 destinos pelo mundo À medida que países como México, Maldivas e Polinésia Francesa abrem aos brasileiros, é irresistível não pensar nas férias futuras com família e amigos. Como a segurança é essencial, a tendência que está ganhando força mundialmente é […]

LEIA MAIS
Image

Refúgio no Cerrado brasileiro: Pousada Trijunção

Neste momento que o turismo vê a retomada gradual e cautelosa, a tendência que vem despontando é a busca por destinos que garantam certo isolamento. E não é difícil encontrar lugares com este perfil no Brasil. Em meio ao Cerrado, a Pousada Trijunção, que reabriu dia 15 de julho, combina luxo e sustentabilidade para que […]

LEIA MAIS