Henrique Steyer, o arquiteto que virou grife internacional
Publicado em 3 de janeiro de 2019The Midas Touch
Irreverente, clássico, ousado, elegante…. parecem características que não andam juntas normalmente, mas com Steyer nada é muito padronizado…. ele se orgulha de ser sempre aquele anda fora da curva e surpreende com aquilo que é belo aos olhos. Dono de um gosto apurado, assina projetos de interiores das residências mais sofisticadas em todas as latitudes, até em Miami. Espaços comerciais e corporativos também são constantes na prancheta do arquiteto que faz questão de enfatizar: “faço os projetos com a cara do cliente. Gosto de extrair o que os clientes têm de melhor e criar seus espaços de forma que traduzam sua personalidade, sem impor nem exigir nada.”
Ter uma casa assinada por Steyer é sinônimo de algo atemporal, chique e cosmopolita, ficando anos luz à frente daquelas decorações insossas quando tudo parece ter saído da vitrine de uma loja. Henrique gosta de garimpar, frequentar leilões de arte e antiguidades, viajar às compras com clientes em Buenos Aires, Nova York, Turquia, ou seja, lá onde for, o importante para ele é sempre estar entregando algo único e personalizado.
Em 2018, Steyer reformulou sua forma de trabalhar e adequou sua equipe para atender clientes em todo território nacional, com colaboradores em Santa Catarina, João Pessoa e São Paulo, além de sua terra natal Porto Alegre. As novas demandas renderam à empresa de Steyer um patrimônio três vezes maior do que o registrado no ano anterior, e o crescimento não para. Grandes clientes em São Paulo fazem com que sua rotina se divida entre a terra da garoa e o restante do país, atuando tanto na área de arquitetura, quanto na área de publicidade e design estratégico.
Loja brasileira, de utensílios para casa, contratou o gaúcho para assinar as residências da promoção Casas do Brasil, onde clientes concorrem a um final de semana dos sonhos em casas decoradas por Henrique em regiões turísticas como Serra Gaúcha, São Paulo e Mato Grosso do Sul, regadas a refeições assinadas por grandes chefes estrelados e servidas por um mordomo como daqueles de cinema.
Suas atribuições não param por aí, Henrique ainda assina móveis, tapetes, objetos, luminárias, joias e até roupas, sempre em parceria com grandes grifes. Recentemente olheiros americanos chamaram Steyer para integrar o hall dos fornecedores do site 1stdibs, o maior portal de vendas de luxo do mundo. Lá ele disponibiliza suas icônicas peças inspiradas na fauna brasileira e muito mais. O 1stdibs é o local onde astros americanos e grandes personalidades fazem compras, como Marc Jacobs e Diane Von Furstemberg, que afirmam não conseguirem viver sem os garimpos propiciados pelo site. Parece mentira, mas lá podemos encontrar quadros que ultrapassam a cifra de 40 milhões de dólares, assim como joias e relógios de mais de 2 milhões de dólares. É para gringo nenhum botar defeito. Tudo isso faz pensar que Henrique já atingiu um bom patamar profissional, mas ele está sempre sedento por criar mais, realizar mais e experimentar mais. Alguém duvida?
Henrique Steyer em números:
– Mais de 45 países já publicaram seus projetos;
– Mais de 50 produtos desenvolvidos;
– Projetos realizados em mais de 20 cidades;
– 2 livros publicados;
– 3 titulações acadêmicas;
– 2 especializações;
– Clientes atendidos em todos os estados do Brasil;
– 5 anos consecutivos representando o Brasil na Semana de Design de Milão na Itália;
– Mais de 30 artigos escritos;
– Mais de 80 quadros vendidos para um único hotel de luxo que deve inaugurar em 2019 em São Paulo.
Dentre as alianças de Steyer em produtos, lembramos:
- Móveis Kretschmar: para marcenaria artesanal e mobiliário sob medida com excelência;
- Aver Metais: Henrique desenhou coleção de lustres artesanais com a empresa reconhecida por sua produção de alto padrão, presente até no mercado europeu;
- Coliseu: Ele adaptou sua linha mais consagrada para peças de uso pessoal em ouro;
- Bó Jeito de Morar: O mobiliário da coleção É o bicho e a estante Niño foram desenvolvidos junto com a Bó Jeito de Morar;
- Florense: Para a cama dos sonhos, ele desenvolveu a peça em linhas retas, numa leitura contemporânea e descolada
Fotos Andre Klotz
Publicado na edição 41 da revista Gente que Faz