A grandeza à la française no Caribe

St Barth é um dos destinos mais extraordinários do Caribe, graças ao milionário excêntrico David Rockefeller, que lá adquiriu uma propriedade em 1956 e fez a reputação da ilha crescer, convertendo-a em um destino de luxo e numa das regiões mais emblemáticas de celebridades e Jet-setters.  Famosos de todas as nacionalidades e estirpes – Harrisson Ford, Liz Clairborne, Beyoncé, Paul Mc Cartney, Sting, Kate Moss, Cristiano Ronaldo e Black Eyed Peas, dentre outras – são mencionadas por revistas como fazendo parte do cenário idílico de beleza caribenha e sofisticação europeia deste pedaço de paraíso

gustavia-st-barth-top

1464701597086

2016-05-30-photo-00001887Porém, quando chegamos, o assunto em toda a ilha eram os brasileiros, mais especificamente o vestido das convidadas para o casamento de Helena Bordon, a it girl mais badalada do Brasil, filha de Donata Meirelles, diretora de estilo da revista Vogue. Pudera, dentre as convidadas de Helena estiveram Izabel Goulart, Ana Beatriz Barros, Angélica, Lálá Rudge, Thássia Naves, Patrícia Bonaldi e Lu Tranchesi e mais um séquito de belas e famosas bem vestidas. Foi justamente o Le Sereno, onde ficamos hospedados, localizado em uma enseada com águas cristalinas e rasas, berço dos pequenos peixes e ideal para a prática de atividades náuticas, palco da bela festa e cerimônia que a ocasião recebeu. E que bom gosto teve Helena ao eleger o lugar para, com todo amor, a história se encarregar de guardar!

424

De areia branca, cercadas por um mar azul-turquesa acolhedor, rica em fauna submarina e protegidas pelos corais, as praias de Saint – Barth são todas diferentes, mas com uma sedução e personalidade próprias. São apenas 21 quilômetros quadrados de um paraíso na terra onde podemos experimentar um pouco da atmosfera encontrada nas pequenas cidades da costa francesa.  Grand Cul de Sac, que nos acolheu com seu Le Sereno, é de água quase morna em uma piscina natural, protegida por corais, de um azul que nos prende ao primeiro olhar permitido na porta principal que nos recebe.

352

Enquanto avistávamos quem se detinha em snorkel, vela, windsurfe e kitesurfe, ora nos detínhamos com o olhar na piscina que parece adentrar ao mar, ora às águas rasas de azul turquesa. Intimista e localizado numa reserva marinha, sua estrutura de 36 suítes e 3 Villas conversa com seu entorno, com o charme do pé na areia ao longo de quase 180 metros de praia e o olhar no horizonte.

couple-2

Le Sereno Wedding, St. Barts, St. Barths, St. Barthelemy Wedding

O estilo emblemático do designer de interiores parisiense Christian Liaigre, reconhecido por sua identidade minimalista, define as acomodações do Le Sereno com a máxima “menos é mais” – o mobiliário, delicado e homogêneo, as preenche na medida, garantindo a amplitude do espaço. Mas o menos pode ser sim, muito mais! A atenção ao detalhe, aos lençóis com milhares de fios egípcios, às amenities e à espumante com as boas-vindas, aos livros à disposição (li o exemplar Entre Costuras e amei)  e acessórios contemporâneos falam por si só.

gsp-4-le-sereno

 

 

Alguns degraus, sala de estar no quarto – outro espaço convidativo – e ousamos abrir grandes portas para um deck que – uau –  nos permitem a conversa tête-à-tête com esta paisagem tão bonita quanto uma foto de cartão postal: palmeiras aos ventos alísios, bancos de areia branca para passear ou descansar ao sol, espécies tropicais multicores e mar turquesa de águas em temperatura ímpar sempre. Aliás, é o hotel em St Barth com mais quartos junto à praia e a maioria são Grand Suítes Plage, com vistas espetaculares.

michel-hasson-014

 

Em uma grande sala ao ar livre, quase pairando sobre o oceano e ao lado da piscina, almoço e jantar ganham palco e aplausos chiques e despojados, também pelo melhor da gastronomia mediterrânea, com iguarias criativas e uma adega de rótulos excelentes, sob a consultoria do famoso restauranteur Giuliano Lotto (The Arts Club, La Petite Maison, Il Baretto, Roka Mayfair) e o comando do chef belga Alex Simone (Il Baretto de Londres).

O menu revela clássicos das brasseries mediterrâneas, como o steak tartare e o vitello tonnato, além de criações dedicadas “al mare” caribenho, como o linguine de lagosta.  Nesse mesmo espaço, é servido o café da manhã, mas tem-se a opção de se ter o café no quarto e um despertar para levar na memória.

 

spa-viewsA reverência ao mar e à natureza também viram deleite no bangalô-spa, é indulgência pelas mãos precisas que permitem a Aromatic Flower Massage, por exemplo, com uma chuva de pétalas de flores e relaxamento com perfumes e aromas (cosméticos franceses Sothys). Daqui a certeza de que um dos mais glamourosos destinos de férias no mundo nos presenteia com o que a nossos dias permitem de melhor, pés na areia, olhar no horizonte e noites de luar reluzente.

 

couple-2

Em Grand Cul de Sac, a água é ainda mais linda graças a uma barreira de corais bastante afastada da areia e a enseada é uma verdadeira piscina natural, perfeita para a prática de esportes náuticos como stan up paddel, supsurf e outros. Pela quantidade de corais e limpidez da água, também é indicada para a prática de mergulho.

villa-le-sereno-pool-deck

Uma das três villas do Le Sereno, com três suítes, living, estrutura gourmet Le Creuset, piscina, vista maravilhosa do mar e do entorno e serviço exclusivo.

cos_151031_0115

As distâncias entre uma praia e outra são grandes em função do terreno acidentado, com muitos morros. Alugar automóvel é quase obrigatório para se chegar a praias de natureza intocada.

 

Como chegar:

pilatus-stbarths

Chegar em St. Barth a bordo do avião bimotor da FlyTradewind, após recepção vip no aeroporto de origem, na vizinha St. Martin (10 minutos de voo) ou em San Juan (55 minutos de voo), é mágico! Com todo conforto, a bordo de um pequeno e charmoso Pilatus PC12 cromado com 12 lugares, quase um avião particular, com amenities à disposição e muita tranquilidade, veem-se mar, rochas e ilhas intercalando-se e, pouco tempo depois, surge a paisagem aristocrática, as montanhas de vegetação exuberante e um azul indescritível das águas suaves que chegam em areias brancas e finas. Dura um ínterim de tempo e já estamos pousando em um dos menores aeroportos do mundo, o Gustav III, à beira-mar, onde só aviões menores podem pousar. O pequenino aeroporto fica entre as montanhas e a praia de St Jean e com maestria e técnica, o piloto valorizou o encantamento deste momento.  A recepção também foi rápida e vip com auxílio na alfândega, imigração e manuseio de documentos e bagagem, como foi no aeroporto de partida, por conta da Flytradewind.

Outro acesso desde St. Maarten é via Ferry Boat de alta velocidade (45 min), diversas vezes ao dia (o Le Sereno pode se encarregar da reserva). Catamarãs, iates e embarcações de empresas de aluguel podem contar com uma das mais sofisticadas estruturas náuticas do Caribe.

Nesse paraíso ensolarado o ano inteiro e de areias imaculadas, não há prédios verticais, não há hotéis enormes, há praias badaladas e outras de natureza quase intocada. Há uma pequena cidade de traços suecos, um centrinho denominado Gustavia (homenagem ao rei Gustavo III da Suécia), há um porto charmoso sempre repleto de barcos e iates, além de boutiques de grifes com as mais distintas seleções em algumas quadras. Tem restaurantes e bistrôs de cozinha francesa ou internacional e, sabe-se, quem a busca tem pedigree, é chic de rasteira no pé, não quer dar autógrafos e tem percepção afinada e refinada de sua própria existência. Aqui não se quer marguerittas e cubas libres e sim o desejo de experiências exclusivas em invólucro low profile, distinto, ditando o dolce far niente em praias protegidas por encostas rochosas que estão entre as mais bonitas e preservadas do mundo. Sim, St. Barths desfruta de reputação merecida!

 

Quando ir

O orçamento permitindo, o melhor momento é de 20 de dezembro a 03 de janeiro, quando os iates mais espetaculares estão no porto e celebridades caminham ao seu lado. Porém, fomos no início de junho e foi uma delícia! Só considere que de 1º de setembro a 15 de outubro, tudo fecha na ilha, inclusive os hotéis.

Atualizado em 15/07/2019

A ilha volta com tudo neste ano e está repleta de acontecimentos, após ser atingida pelo furacão Irma. O Le Sereno retorna com ambientes renovados e áreas comuns, solário, jardins, restaurante e o fitness center, repaginados.

O spa foi ampliado, passando a oferecer 3 salas de tratamento, e mais da metade das 39 acomodações necessitou ajustes, sendo que agora estão mais amplas, com novo design e tecnologia absoluta, com painel para conexão de equipamentos eletrônicos e música via Bluetooth.

O Le Sereno preservou sua estética minimalista elegante, com os ajustes sendo feitos pela mesma equipe de arquitetos. A célebre piscina segue intocada. Espia conosco alguns dos ajustes e agenda JÁ sua viagem!

Por Neiva Schneider | Fotos Patricia Parinejad e próprias

Conteúdo publicado na revista Gente que Faz



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

O ‘tompêro’ do Jacquin

Ele é o mais renomado chef francês em atividade no Brasil, é reconhecido como uma das personalidades mais importantes do país. Ah, sim, nossa imersão na Terra da Garoa incluiu dois opostos do inquieto jurado do MasterChef, Erick Jacquin: o Président, de alta gastronomia, e o Buteco do Jacquin, recentemente inaugurado Naquela noite ele não […]

LEIA MAIS
Image

Quatro destinos na Floresta

  Hoje, 21 de março, se celebra o Dia Mundial da Floresta, instituído em 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância deste ecossistema na conservação do Planeta e de suas espécies Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), o Brasil resguarda a segunda maior área […]

LEIA MAIS
Image

A Ásia, por Kazuo Harada

Kazuo Harada retornou a sua cidade natal, São Paulo, e já há um séquito de fãs e fiéis que o agradecem na terra que dos negócios à boa mesa é de uma multiplicidade cultural incrível Histórias traçadas com afeto de família, como o avô que também teve um restaurante oriental na capital paulista, talvez estejam […]

LEIA MAIS