GABRIELLE ADAMES E A BELEZA QUE EMPODERA
Publicado em 14 de maio de 2024
Quando uma paciente senta à frente da médica dermatologista Gabrielle Adames, o que ela deseja é ouvir: “eu preciso entender o porquê aquela mulher está me procurando para, então, poder ajudar a trabalhar a sua autoestima”
Esse é o primeiro passo para que Gabrielle possa propor o melhor tratamento, que vem endossado pela bagagem profissional irretocável. Depois de concluir a faculdade de Medicina na FURG, em Rio Grande, ela passou seis anos no Rio de Janeiro, fazendo a residência em Dermatologia e as especializações em cabelo, estética facial e corporal, e mapeamento corporal. Durante esse período, também apresentou trabalhos em congressos, levando diversos casos clínicos tanto aos Estados Unidos quanto à Europa. Concluída essa etapa, passou uma temporada na Itália para se especializar na Università degli Studi di Napoli.
Só depois disso ocorreu o retorno ao Rio Grande do Sul e a inauguração de duas clínicas do Grupo Gabrielle Adames, uma em Porto Alegre e outra em Capão da Canoa, que recebem toda a atenção de Gabrielle e da sua equipe.
“A rotina de trabalho não acaba quando chego em casa, pois há sempre uma pilha de artigos para ler. E sou médica e empresária: faço o gerenciamento de equipe, acredito num serviço combinado, ou seja, eu não acho que o médico consegue entregar sozinho. Trabalho muito com atendimento antes, durante e depois. Na parte comercial isso seria o pós-venda, mas isso eu vejo como acolhimento”, observa a dermatologista, que também é mãe da pequena Lavínia, para quem busca reservar tempo para desfrutar momentos de qualidade.
O entendimento que precisa estar presente, exercendo mais de um papel, no entanto, tem um limite que, como boa médica, Gabrielle faz questão de não ultrapassar.
“Para cuidar do bem-estar dos outros, eu preciso trabalhar o meu amor-próprio e minha autoestima, estabelecendo limites e levando uma vida equilibrada.”
Assim, quem é paciente da dra. Gabriele sabe que ali está uma médica que cuida de si, ao passo que está sempre buscando resultados que deem às pacientes a confiança para terem uma nova postura. Afinal, deixar as mulheres mais belas, também é empoderá-las.
A Medicina é mesmo vocação? Por que a Gabrielle decidiu ser médica e como ocorreu essa identificação com a Dermatologia?
Acredito que sim, pois é uma área que necessita muita dedicação e aprimoramento constante. Fui paciente de dermatologista desde muito cedo, tinha acne e comecei os cuidados com a pele no início da adolescência. Sei o quanto a estética ou a insatisfação com o rosto ou o corpo podem afetar a autoestima e o nosso empoderamento, tanto na vida pessoal quanto profissional. Por isso, prezo por valorizar qualquer queixa de um paciente, por menor que seja.
A Dermatologia é uma área ampla e que sempre traz muitas novidades. O segredo de um bom profissional é a qualificação permanente?
Sem dúvida, a qualificação tem que ser contínua, principalmente em uma especialidade que está sempre trazendo novidades em tecnologias, produtos injetáveis e novos estudos. Vou para São Paulo pelo menos seis vezes ao ano, já que os principais equipamentos chegam primeiro lá e depois são distribuídos para o resto do Brasil, então, fico sempre atenta às novidades.
Além disso, acumulo três especialidades: a tricologia (área da Dermatologia que estuda doenças do couro cabeludo e cabelos); estética facial e corporal – fiz especialização pela Santa Casa do Rio de Janeiro – e a terceira é a área de mapeamento corporal, com um equipamento de alta tecnologia, o Fotofinder, em que fiz meu fellowship na Itália, e sempre complemento com o rastreamento de pintas nas consultas.
Em relação a equipamentos e a tecnologias. Quais são os tratamentos “queridinhos” do momento, aqueles que têm apresentado os melhores resultados?
Eu destacaria alguns que são muito procurados na clínica:
O Atria®️ é uma tecnologia de ultrassom micro e macrofocado de última geração, que oferece dois tipos de efeitos térmicos, possibilitando a eficiência em tratamentos como: rejuvenescimento facial, flacidez corporal e gordura localizada. Ele tem um diferencial que todas nós adoramos, pois é um procedimento indolor.
Endolift ou laser de fibra ótica, que é o “laser dentro do corpo”, promovendo estímulo das células que produzem o colágeno, reparação e queima da gordura de maneira visível na aparência da pele logo após o tratamento.
Laser capilar Dual Mode para acelerar o crescimento e estimular o espessamento dos fios, cessar a queda e acelerar o crescimento capilar.
Etherea Mx, uma plataforma que associa lasers para mais de 70 tratamentos desde rugas profundas, lifting facial, redução de cicatrizes, acne ativa, estrias e melasma (manchas escuras na pele), entre outros.
São procedimentos muito em alta e com os quais conseguimos excelentes resultados, que acabam refletindo na autoestima e autoconfiança das pacientes e isso é o melhor retorno que um médico pode receber.
E os tratamentos para rejuvenescimento íntimo feminino: as mulheres buscam cada vez mais por eles?
As mulheres gaúchas são um pouco mais conservadoras, algumas têm vergonha de procurar tratamento. Se for comparar com São Paulo e Rio de Janeiro, com 30 e poucos anos as mulheres já fazem tratamento preventivo nesta área. Hoje, temos o laser íntimo, o Athena (externo e interno), que é um método de tratamento revolucionário e indolor, que promove a melhoria da saúde íntima da mulher, principalmente na fase pós-menopausa. As principais indicações do Athena são o tratamento da incontinência urinária, tratamento de coceiras, ressecamentos relacionados à atrofia e frouxidão vulvovaginal, indução ao efeito “skin tightening” do canal vaginal pelo estímulo de colágeno, aumento da lubrificação vaginal, diminuição da dor e do desconforto na relação sexual e clareamento e rejuvenescimento genital. Ou seja, só coisas boas para a qualidade de vida da mulher.
E por falar em menopausa e no passar dos anos, hoje, até mesmo em função da exposição nas redes sociais, há uma supervalorização da beleza e da juventude. As mulheres são desafiadas a lidar com essa cobrança?
Eu acredito que a cobrança existe em todas as idades e cada vez mais cedo, principalmente em função das redes sociais. Temos valorizado cada vez mais a aparência, inclusive o culto à perfeição, o que é algo inatingível. Devemos nos sentir bem conosco, na nossa melhor versão. Precisamos entender que envelhecer é inevitável, mas a maneira como vamos passar por isso, mesmo com algumas dificuldades que são normais pelo caminho, somos nós que vamos escolher. Temos que perceber tantas outras coisas incríveis que vão surgindo pelo nosso caminho, o saber lidar com as situações, o perceber uma outra beleza, um outro poder de sedução, o jeito mais tranquilo de administrar a vida, a liberdade de “não dar bola”, as perspectivas de inéditas conquistas, a edição apurada do que queremos ou não… É sobre isso também!
A Dermatologia pode auxiliar nesse caminho por estar associada diretamente com questões como autoestima e autoconfiança?
Pesquisas já comprovam a influência da aparência na autoestima e autoimagem, tanto no sexo feminino quanto masculino. As pessoas ganham segurança na hora de uma entrevista de emprego ou de uma venda, por exemplo. Do contrário, quando não se sentem bem, podem surgir aqueles sentimentos de inadequação, prejudicando os relacionamentos interpessoais e atividades sociais. A gente se descobre bela quando se liberta das cobranças da sociedade e das comparações. E isso não diz respeito a exclusivamente à aparência, mas sim à forma como a gente passa a se ver. Uma coisa que também é preciso destacar é que a perfeição é algo inatingível. Muitas vezes os pacientes procuraram os médicos querendo coisas impossíveis. E aí cabe ao médico dizer não. Nós, médicos, estudamos muito para dizer um “sim”, mas especialmente para dizer “não”, quando algo não é possível, quando o risco não vale o benefício porque pode afetar a saúde do paciente.
Além de Porto Alegre, o Grupo Gabrielle Adames também está presente em Capão da Canoa. Essa é uma proposta que permite levar beleza a um número ainda maior de pacientes?
Sem dúvida. O litoral e Porto Alegre estão muito relacionados, eu considero Capão da Canoa uma extensão de Porto Alegre. Em Capão da Canoa, recebo minhas pacientes da capital no período do verão, além de pacientes do interior, de Santa Catarina e até de outros países. Recentemente, expandimos, ampliamos nossa clínica em Capão da Canoa pois estamos conectados com muitas regiões e queremos levar excelência de atendimento na Dermatologia para mais pacientes.
E para 2024: o que os pacientes podem esperar da doutora do Grupo Gabrielle Adames?
Estamos atualizando nossos novos protocolos e estou atenta às novidades do mercado. Posso adiantar que já temos novos equipamentos – tipos de fios bioestimuladores e terapia regenerativa para acelerar tanto o rejuvenescimento facial quanto o tratamento de cabelo. A ideia é oferecer sempre mais para aumentar os cuidados com a beleza das nossas pacientes.
https://www.gabrielleadames.com
https://www.instagram.com/gabrielleadamesdermato
Conteúdo publicado na edição 59 da revista Gente que Faz