Fera Palace: Ícone da hotelaria brasileira de Salvador comemora 90 anos

O primeiro hotel de luxo do Nordeste reconta sua história com gingado aplaudido

 

É inegável, Salvador sempre está na nossa rota de destinos para a viagem que vem. E o fato foi reiterado por uma pesquisa do Ministério do Turismo, que trouxe a capital da Bahia à frente de destinos como Fernando de Noronha e Rio de Janeiro. Pois lá estando, não perdemos a oportunidade de conhecer um verdadeiro ícone da hotelaria brasileira, construído como primeiro hotel de luxo de Salvador e do Nordeste, em 1934, pelo Comendador Martins Catharino.

Situado na primeira rua do Brasil, a rua Chile, que do começo do século 20 até os anos 40 foi o endereço mais chique da cidade, com lojas sofisticadas, cafés e palacetes, o imponente prédio de 8 andares teve sua construção inspirada na arquitetura dos arranha-céus de Nova York da década de 30. Ao longo dos anos teve hóspedes ilustres como Carmem Miranda, Grande Otelo, Pablo Neruda e Orson Welles. Inclusive o cassino no primeiro andar foi um dos cenários da obra Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Jorge Amado.

A história do lugar, que era o ‘place to be’ na capital baiana, por si só já desperta curiosidade. Pois com o avanço de um forte investimento do governo estadual, nos anos 90, na recuperação de igrejas e construções históricas, os empresários Antônio Mazzafera e Marcelo Faria Lima assumiram o restauro da tradição e sofisticação do hotel. O premiado arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl realçou as características marcantes, preservando a autenticidade e originalidade do imóvel, cuja fachada, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Naciona (IPHAN), traz em sua composição 230 adornos originais e 640 janelas de madeira maciça.

Em 2017, como Fera Palace Hotel, renasceu o Palace Hotel, com seu interior mixando art déco com aspectos baianos. Já na recepção, chama atenção o piso em mosaico preto e branco, os imponentes lustres e as esculturas da artista plástica Nádia Taquary.  Sofisticado e descolado, vemos no balcão de check-in o armário de correspondência do hotel histórico e parede com estampa alusiva ao tropicalismo da Bahia. Também no lobby, um bar com pastilhas anos 30 e tampo de latão envelhecido e uma adega de 4m de altura com inúmeros rótulos variados e, claro, uma ampla seleção das melhores cachaças do Brasil.

Nos 81 quartos do hotel, todos com leiautes distintos, os pisos originais de taco de madeira e mármore foram recuperados e os elementos como louças, metais e luminárias têm o charme e inspiração do estilo da época. Grandes mudanças também tiveram que ser realizadas, como a construção de banheiros em todos os quartos, pois o hotel original tinha apenas um por andar.  No mobiliário e nas paredes, ode à identidade baiana – aliás, belíssimas as dezenas de fotos retratando a vida e a cultura baiana pelo fotógrafo Akira Cravo.

Não perdi tempo e corri para aproveitar o final de tarde no rooftop que oferece uma vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos. O espaço foi totalmente repaginado e é uma delícia, com uma piscina de 25 metros de comprimento com azulejos portugueses e borda que se confunde com o azul do mar no horizonte, para relaxar. A grande cúpula de cobre dos anos 30 foi mantida e numa parceria com a marca Le Lis veio mais brasilidade para o espaço.  À noite, os hóspedes podem desfrutar de um espetacular jantar ao pôr do sol no Restaurante Fera Rooftop, comandado pelos Chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, dos premiados restaurantes Ori e Origem em Salvador, que também assinam o conceito do restaurante Omí, no térreo, palco para o café da manhã e almoços.

“O Fera sempre mantém um diálogo próximo com a identidade da Bahia e não poderia ser diferente. Nosso propósito é valorizar ainda mais a cultura baiana e mostrar excelência no que oferecemos, algo que sempre esteve entre os propósitos de cada projeto que pensamos para o hotel”, comenta Antonio Mazzafera.

Protagonista da inauguração de um novo tempo para a região que celebra proa histórica e turística, o hotel adquirido em 2012 tem como vizinhos o  Fasano, que também inaugurou sua primeira unidade nordestina num prédio histórico, que foi sede do jornal A Tarde até 1975, em 2018, e o Palácio Rio Branco, indicado para sediar uma unidade da rede de luxo Rosewood. Em menos de 10 minutos de caminhada, temos o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo, dentre outros cartões postais de Salvador.

Em 2023, o Fera Palace se tornou o primeiro hotel membro da Historic Hotels no Brasil. A Historic Hotels Worldwide é uma prestigiosa coleção de mais de 360 propriedades históricas ao redor do mundo que inclui antigos castelos, palácios e outras opções de hospedagem histórica com idade mínima de 75 anos ou mais. O Fera Palace é acompanhado por outros ícones globais como Le Royal Monceau em Paris e The Hollywood Roosevelt em Los Angeles.

Serviço

Fera Palace Hotel

Endereço: R. Chile, 20 – Centro Histórico, Salvador – BA, 40020-000

Telefone: (+55) 71 3036-9200

Site: ferahoteis.com

Email: reservas@ferahoteis.com

 



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

Fera Palace: Ícone da hotelaria brasileira de Salvador comemora 90 anos

O primeiro hotel de luxo do Nordeste reconta sua história com gingado aplaudido   É inegável, Salvador sempre está na nossa rota de destinos para a viagem que vem. E o fato foi reiterado por uma pesquisa do Ministério do Turismo, que trouxe a capital da Bahia à frente de destinos como Fernando de Noronha […]

LEIA MAIS
Image

Um novo tempo na prancheta da arquiteta Sandra Almeida

Em algum lugar no âmago de Sandra Almeida há uma criança livre, destemida, eloquente e incansável; em outro, há a entusiasta do bom gosto,  a arquiteta e designer que tem muito a comemorar Os últimos meses foram de peripécias para Sandra, algumas doloridas, outras de muita gratidão e muitas, de superação. As águas que dilaceraram […]

LEIA MAIS
Image

Navegando em luxo sem precedentes

  A indústria de cruzeiros de luxo está passando por uma transformação significativa catalisada pela pandemia, que fez com que as armadoras de luxo e premium investissem mais do que nunca e a um ritmo mais rápido do que os especialistas poderiam ter imaginado. Esse ressurgimento é marcado pelo lançamento de novas embarcações que redefinem […]

LEIA MAIS