Feliz com a vida no mar

Cadu Mayresse é arquiteto protagonista de arquitetura contemporânea de impacto. Ele assina o projeto da Casa do Mar, que apresentamos na edição 47 da revista Gente que Faz. Vem com a gente…

Ela sempre teve predileção pelo verde e pelo turquesa.  Do mar é cativa, com sua família, quando o relógio marca o tempo de renovar as inspirações. Nossa anfitriã revela nas entrelinhas de seu bem receber o apuro à elegância despretenciosa.  Para o despojamento estudado da casa de praia de sua família, o arquiteto Cadu Mayresse interpretou divinamente bem o convite ao prazer.

Anos e anos sempre, ela, o esposo e suas duas filhas privilegiaram Xangri-lá e a atmosfera acolhedora dos amigos para este tempo de brisa suave. Com 2020 veio a boa-nova da mesma cena deste litoral, porém em um condomínio beira-mar. A casa final é uma leitura da personalidade da família, ampla e integrada, prática e poética, arrojada e livre ao seu contorno.

A poucos metros do mar, no recanto privado do condomínio, se sobressai a casa que marca uma presença diferenciada, com o brutalismo do concreto fazendo par com a elegância da madeira, do vidro e da pedra. A jabuticabeira dá as boas-vindas a uma grande janela de vidro que permite a vista de uma escada helicoidal que impressiona e surpreende ao adentrarmos na residência. Sim, porque ela está meticulosamente posicionada sobre um espelho d’água. Num convite refrescante a adentrar, a escada parece ter escorrido para formar uma obra de arte.

Acompanhe aqui:  https://youtu.be/qvFRYjKl4dw

Extremamente iluminada,  integra totalmente a área social e a piscina, posicionada aos fundos do terreno. Esta, com vista lateral para o mar e integrada a uma área de passagem do condomínio, pode ser vista pelos vidros que envolvem o andar térreo.

“Para o projeto arquitetônico da Casa do Mar, tiramos partido de uma volumetria pura, iluminação natural e grandes vãos e balanços. No segundo pavimento, temos em destaque um C em concreto aparente, que forma a principal volumetria da residência. Este andar, que conta com 4 suítes,  é  envolvido por um ripado de madeira em seu exterior. Quando fechado, configura um volume em madeira, e, aberto, permite a entrada de luz natural em abundância para as suítes, através de suas grandes aberturas”, comenta o arquiteto. No piso superior, tem-se uma vista projetada e bem pensada do mar.

Madeira, concreto e muito vidro foram os materiais escolhidos para a criação da Casa do Mar. Em uma residência com programa de necessidades que envolve a integração total dos ambientes sociais e de lazer, grandes aberturas que se abrem escondem-se dentro das paredes, o que convida à sensação de uma casa sem esquadrias. Já as esquadrias, de perfil minimalista, se encaixam dentro das paredes, proporcionando amplitude e integração dos espaços.

Cadu Mayresse acrescenta: Na Casa do Mar, pisos externos e internos estão nivelados, também formatando um ambiente interno totalmente integrado ao externo. Outra característica estética escolhida para a área externa também encontra-se no interior da residência, como a materialidade em pedra que confere a volumetria lateral da piscina.”

“Na arquitetura contemporânea, há espaço para ousar em uma linha brutalista ou com elegância. Para a Casa do Mar, ficamos com a segunda opção, dando vida a um projeto de interiores com linhas retas, aço corten, concreto aparente que estrutura a residência, muito branco e texturas naturais como a madeira e a pedra”, ainda afirmou o arquiteto, apontando que o luxo cada vez mais caminha de braços dados com a despretensão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“NA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA, HÁ ESPAÇO PARA OUSAR EM UMA LINHA BRUTALISTA OU COM ELEGÂNCIA. “

Cadu Mayresse


Casa do Mar | Xangri-lá/RS⠀⠀
413m² | Projetos Arquitetônico, de Interiores e Acompanhamento de Obra

Dentre os fornecedores: Moschetta Construtora|Ladrilhart|Lajeadense Vidros

Contéudo publicado na edição 47 da revista Gente que Faz

Fotos Cristiano Carniel

 

 

 

 



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

Peru de indulgências

Há viagens que,  com as experiências que nos possibilitam, carregam promessas de que ao retornarmos de longe, nos entregarão almas abertas e corações que cantam. Quer saber como foi comigo? Antes preciso dizer que foi minha primeira vez no Peru. E já entendi muito bem a máxima do fotógrafo internacional Mário Testino, quando afirmou que […]

LEIA MAIS
Image

5 países abertos para brasileiros que valem a visita

Com o avanço da vacinação e a evidente diminuição do número de casos no Brasil, aos poucos os países estão reabrindo suas fronteiras aos turistas brasileiros. As boas notícias contribuem não apenas para fortalecer o setor de turismo, um dos mais afetados durante a pandemia da Covid-19, mas também para dar mais confiança a quem […]

LEIA MAIS
Image

Visual bombado, arrojada e vestida para festa

Por Matheus Sartor, editor de carros para Gente que Faz Tivemos a oportunidade de experimentar a principal novidade deste primeiro semestre da Ford, a Ranger Black, trafegando com estilo, desempenho, equipamentos, tecnologia e conectividade nos principais cenários do sul do país. Sem contar que literalmente a meteorologia nos possibilitou estradas com todos os climas e […]

LEIA MAIS