Feliz com a vida no mar

Cadu Mayresse é arquiteto protagonista de arquitetura contemporânea de impacto. Ele assina o projeto da Casa do Mar, que apresentamos na edição 47 da revista Gente que Faz. Vem com a gente…

Ela sempre teve predileção pelo verde e pelo turquesa.  Do mar é cativa, com sua família, quando o relógio marca o tempo de renovar as inspirações. Nossa anfitriã revela nas entrelinhas de seu bem receber o apuro à elegância despretenciosa.  Para o despojamento estudado da casa de praia de sua família, o arquiteto Cadu Mayresse interpretou divinamente bem o convite ao prazer.

Anos e anos sempre, ela, o esposo e suas duas filhas privilegiaram Xangri-lá e a atmosfera acolhedora dos amigos para este tempo de brisa suave. Com 2020 veio a boa-nova da mesma cena deste litoral, porém em um condomínio beira-mar. A casa final é uma leitura da personalidade da família, ampla e integrada, prática e poética, arrojada e livre ao seu contorno.

A poucos metros do mar, no recanto privado do condomínio, se sobressai a casa que marca uma presença diferenciada, com o brutalismo do concreto fazendo par com a elegância da madeira, do vidro e da pedra. A jabuticabeira dá as boas-vindas a uma grande janela de vidro que permite a vista de uma escada helicoidal que impressiona e surpreende ao adentrarmos na residência. Sim, porque ela está meticulosamente posicionada sobre um espelho d’água. Num convite refrescante a adentrar, a escada parece ter escorrido para formar uma obra de arte.

Acompanhe aqui:  https://youtu.be/qvFRYjKl4dw

Extremamente iluminada,  integra totalmente a área social e a piscina, posicionada aos fundos do terreno. Esta, com vista lateral para o mar e integrada a uma área de passagem do condomínio, pode ser vista pelos vidros que envolvem o andar térreo.

“Para o projeto arquitetônico da Casa do Mar, tiramos partido de uma volumetria pura, iluminação natural e grandes vãos e balanços. No segundo pavimento, temos em destaque um C em concreto aparente, que forma a principal volumetria da residência. Este andar, que conta com 4 suítes,  é  envolvido por um ripado de madeira em seu exterior. Quando fechado, configura um volume em madeira, e, aberto, permite a entrada de luz natural em abundância para as suítes, através de suas grandes aberturas”, comenta o arquiteto. No piso superior, tem-se uma vista projetada e bem pensada do mar.

Madeira, concreto e muito vidro foram os materiais escolhidos para a criação da Casa do Mar. Em uma residência com programa de necessidades que envolve a integração total dos ambientes sociais e de lazer, grandes aberturas que se abrem escondem-se dentro das paredes, o que convida à sensação de uma casa sem esquadrias. Já as esquadrias, de perfil minimalista, se encaixam dentro das paredes, proporcionando amplitude e integração dos espaços.

Cadu Mayresse acrescenta: Na Casa do Mar, pisos externos e internos estão nivelados, também formatando um ambiente interno totalmente integrado ao externo. Outra característica estética escolhida para a área externa também encontra-se no interior da residência, como a materialidade em pedra que confere a volumetria lateral da piscina.”

“Na arquitetura contemporânea, há espaço para ousar em uma linha brutalista ou com elegância. Para a Casa do Mar, ficamos com a segunda opção, dando vida a um projeto de interiores com linhas retas, aço corten, concreto aparente que estrutura a residência, muito branco e texturas naturais como a madeira e a pedra”, ainda afirmou o arquiteto, apontando que o luxo cada vez mais caminha de braços dados com a despretensão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“NA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA, HÁ ESPAÇO PARA OUSAR EM UMA LINHA BRUTALISTA OU COM ELEGÂNCIA. “

Cadu Mayresse


Casa do Mar | Xangri-lá/RS⠀⠀
413m² | Projetos Arquitetônico, de Interiores e Acompanhamento de Obra

Dentre os fornecedores: Moschetta Construtora|Ladrilhart|Lajeadense Vidros

Contéudo publicado na edição 47 da revista Gente que Faz

Fotos Cristiano Carniel

 

 

 

 



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

A arte e o talento de Cláudio Cupertino ganham documentário

Artista premiado pelo Museu do Louvre e pela ONU, Cupertino criou exposição virtual de suas obras, e exibiu sessão première para lançar o seu filme e atinge a marca de 225 mil visualizações em uma semana Claudio Cupertino se graduou pela Feevale em Artes Visuais e, hoje, radicado em São Paulo, construiu uma exitosa carreira […]

LEIA MAIS
Image

Setembro é o mês das Ostras no Ponta dos Ganchos

Além do menu, outro destaque deste ano é o workshop sobre a história da produção dessa iguaria em Santa Catarina Para celebrar o período do ano de maior produção de ostras em Santa Catarina, o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort apresenta mais uma vez uma experiência gastronômica especial durante o mês de setembro. Sob o comando […]

LEIA MAIS
Image

Uma casa com a excelência Four Seasons para suas férias de isolamento

Rede Four Seasons possui coleção com mais de 750 casas, villas e apartamentos em 26 destinos pelo mundo À medida que países como México, Maldivas e Polinésia Francesa abrem aos brasileiros, é irresistível não pensar nas férias futuras com família e amigos. Como a segurança é essencial, a tendência que está ganhando força mundialmente é […]

LEIA MAIS