
Entrevista exclusiva com o ‘imagineer’ do Grupo Casa Hoteis
Publicado em 21 de fevereiro de 2025
Os projetos dos hotéis do Grupo Casa, que chamam atenção por sua beleza e autenticidade, revelam a assinatura de Ricardo Peccin, um “Imagineer” (engenheiro-criativo) que cria projetos a mão, como obras de arte. A Revista Gente Que Faz bateu um papo com o CEO da Casa Living, um braço do Grupo Casa, um escritório criativo que atua na área de arquitetura, engenharia e design, especializado na criação e gestão de projetos imobiliários, do conceito ao business.
1- Como Casa Living vem se diferenciando no mercado imobiliário e atraindo cada vez mais pessoas que querem viver bem?
Ricardo Peccin: Com projetos diferenciados no design e no conteúdo, trazendo a arte para dentro dos empreendimentos, como música, escultura, pintura e literatura, presentes já no nosso mais recente lançamento residencial: Esther.
2- Um dos projetos de maior repercussão de vocês são as barracas do Parador, em especial os Casulos. Como foi a ideia de criá-los?
Ricardo: A família gosta de viajar pelo mundo captando ideias inovadoras. Uma delas foi a de termos barracas de luxo em algum lugar mágico. Apostamos no futuro dos cânions como turismo. Comecei a usar linhas curvas com vigas de madeiras curvas em alguns projetos, que ficaram muito legais, como Casa Tiburón e Residencial Wood. Aí pensei em usar estas vigas curvas em barracas novas no Parador. veio a ideia do meio tubo redondo, que batizamos de casulos. O parador já é um sucesso de hospedagem… os cânions, com todo seu potencial, ainda não.
3- Em todos os projetos do Casa Living podemos notar uma autenticidade ímpar. Como aliar conforto e design sem cair no lugar-comum?
Ricardo: Nossos projetos têm muita emoção. Gostamos muito do design, e não poupamos tempo em criar ideias que possam ser marcantes, sem sair da linha arquitetônica da cidade. Gramado tem alma… nossos projetos também… a alma do time todo que se envolve nos projetos, e que transformam minhas criações em realidade. Viagens, pesquisas, bom-gosto do time… tudo isso faz parte.
4- Além de projetos de sucesso no mundo da hospitalidade, como podemos ver nos empreendimentos da Coleção Casa Hotéis, os projetos comerciais e residenciais andam a todo vapor no escritório. Quais as novidades mais recentes?
Ricardo: Estamos com vários projetos residenciais e comerciais saindo da prancheta, em locais bem impactantes da cidade. Um deles já se tornando realidade, que é o Bella Borges. Com certeza teremos um ícone marcante no início da Av. Borges de Medeiros.
5- Depois da Serra Gaúcha, quais destinos previstos para receber as inovações arquitetônicas do Casa Living?
Ricardo: Temos projetos assinados já em várias cidades fora de Gramado e Região, como Rancho Queimado, Itapema e Chapecó em Santa Catarina. Ponta Grossa no Paraná, Caxias do Sul e Bento Gonçalves, onde teremos um novo hotel do Grupo Casa. Também já fomos além-fronteiras: estamos concluindo um projeto residencial no Paraguai!
Conteúdo publicado na edição 61 da revista Gente que Faz:
Tags relacionadas
Casa da MontanhaCasa HoteisCasa LivingdesigngramadoGrupo CasaRicardo Peccinserra gaúchaWood GramadoComente
Compartilhe!
POSTS RECENTES

Tecnologia e efeito natural para se sentir confiante na própria pele
O médico Vinícius Spironello dá vazão à sua expertise e paixão no segmento da beleza e do bem-estar em um endereço a 120km de Porto Alegre. Paralelo a isso, leva a gaúcha Medical San, uma das maiores fabricantes de equipamentos para estética e medicina estética do Brasil, além fronteiras Ao entrar no elegante consultório do […]
LEIA MAIS
Cruzeiristas estão mais jovens e com maior poder aquisitivo, aponta pesquisa
Mudança é reflexo do crescimento de cruzeiros temáticos e oferta de experiências exclusivas O perfil do viajante de cruzeiros está se transformando, com um público cada vez mais jovem, de maior poder aquisitivo e preferindo viajar em família. Dados da CLIA no Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) mostram que em 2017, cruzeiristas acima dos […]
LEIA MAIS
Estados da Região Sul recebem 73% a mais de turistas internacionais nos dois primeiros meses do ano
Foram 1.586.966 chegadas de viajantes vindos de fora nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina em janeiro e fevereiro de 2025 O turismo no Brasil vem crescendo de forma notável, com impactos visíveis em todas as regiões do país. Na Região Sul, nos meses de janeiro e fevereiro, o número […]
LEIA MAIS