De camarote para o espetáculo mais exuberante da natureza
Publicado em 9 de julho de 2015Desfrute do privilégio de acordar com a sofisticação dos serviços da rede Belmond e da regalia do que levar na retina por uma vida inteira: você e o acesso privado às quedas mais grandiosas do planeta, com 185 mil hectares de floresta tropical abraçando-o
À medida que desfrutamos deste tempo, que nos damos conta da regalia que a vida e natureza estão nos presenteando. Há ora que em dúvida estamos, se nos colocamos como súditos em oração frente à energia que flui do lugar ou se simplesmente contemplamos.
E, de uns tempos para cá, viajar para as Cataratas do Iguaçu nunca foi tão cool. Talvez porque aqui tão perceptível torne-se a magia que nos coloca como súditos de sua força, de sua renovação, de sua intensidade.
Dando sorte, a onça pintada irá aparecer para você! Assista ao vídeo e deguste a experiência que, sem dúvidas, pode vir a ser indescritível!
A noite caía e ao Belmond Hotel das Cataratas, da rede Orient-Express, que apresenta seus hotéis, trens, cruzeiros, safáris e restaurantes nos mais inspiradores destinos do mundo, chegamos em noite de lua cheia. Da entrada do parque ao hotel, distam 12 km. Sobre as quedas, a constelação estende-se um arco-íris lunar; a força das águas e seu rugido nos acompanham.
Quem nos recebe já nos encanta com suas varandas frente a este espetáculo grandioso na natureza e a possibilidade de acessar e ver esta maravilha a qualquer hora do dia e da noite, mesmo quando o parque está fechado ao público. Imagine chegar com os acordes do piano do Bar Tarobá, em sala anexa ao lobby, que ocupava os hóspedes com boa música e cenário perfeito.
Inaugurado em 1958, o edifício de estilo colonial com uma torre ao centro é o único hotel autorizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu.
Qualquer de seus 193 quartos e demais ambientes, com orquídeas frescas e elegância discreta, apresentam o padrão de qualidade ímpar da rede.
Seu estilo arquitetônico colonial português, sua elegância e sua classe interagem com o cenário com a mesma magia que nos acolhe. Sua renovação, finalizada em 2010, consumiu um investimento de R$ 60 milhões, em projeto do designer francês Michel Jouannet, o mesmo que coordenou a reforma do Copacabana Palace, outro empreendimento Belmond no Brasil.
O privilégio de se estar hospedado neste cenário, com o verde abraçando-o por completo com as mais exuberantes espécies da fauna e da flora do Parque Nacional mais visitado do Brasil e declarado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, ganha mais cor no café da manhã, no Ipê Grill, anexo à piscina, onde também se pode desfrutar de iguarias da gastronomia brasileira e regional ou de um churrasco regional à noite.
Fabio Del Antônio é o chef executivo do Ipê Grill e do restaurante Itaipu, um pouco mais formal, onde uma culinária ímpar interage com a arquitetura e a história (o restaurante de piso original foi palco da assinatura do Tratado de Itaipu). Fábio, discípulo de Laurent Suaudeau, é mestre em valorizar ingredientes brasileiros numa versão mais contemporânea. “Prezo muito pela base da cozinha, tenho muito respeito pelo ingrediente e foco energia no sabor, no bom aproveitamento. Com Laurent aprendi a apostar nos diferentes paladares internacionais e brasileiros e aqui temos muito cuidado no que servimos.
Tudo o que é servido no hotel é feito aqui, com indicação de glúten e glicose em todo o buffet”, complementou Fábio, surpreendente no seu desafio diário e dinâmico no encantamento, seja nos seus pratos, na sua simpatia ou na música e na flauta com que presenteia hóspedes em alguns jantares.
O acesso privativo às cataratas inspira nas primeiras horas da manhã ou até mesmo sob o luar. Se uma cachoeira, isolada, impressiona, imagine 275 diferentes. O lugar de superlativos torna a experiência intensa. São dois minutos até a imensidão de água só para si, com direito a percorrer trilhas de encantamento e sentir na pele a garoa úmida e as gotículas úmidas que se transformam em uma bruma densa entremeada pelo arco-íris.
Celso Valle, Diretor Geral à frente do Hotel das Cataratas desde quando a Orient Express tomou posse com a reconstrução total do hotel, em 2007, é prova do poder de conquista do lugar. Há 33 anos, atuando no segmento, ele sublinha a estatística que apresenta Foz do Iguaçu como o 2º destino mais buscado por estrangeiros no Brasil e, pelo mercado japonês, por exemplo, o primeiro. Acrescenta que em 2007 havia 9 voos para Foz, hoje são 28 diários e um internacional. Ver a onça pintada várias vezes pelos arredores do hotel, as fotografias com alma que assina do lugar e a sintonia perfeita com seu staff de trabalho dão mostras de sua paixão pelo destino.
Conforme Celso, o maior desafio é continuar evoluindo e galgando o conceito de sofisticação da rede e a satisfação do hóspede. “É política Belmond o reinvestimento de 3% do faturamento bruto no patrimônio e isso não é encargo contratual. Neste ano, foi finalizada toda a alimentação elétrica subterrânea e para 2015 haverá a execução de novos projetos, como o Kid´s Club”, coloca.
No restaurante Itaipu, escolha uma mesa no salão ou opte por uma refeição na varanda e desfrute de toda a grandiosidade da natureza, com vista para a exuberante área verde do hotel, que se estende até as cataratas. Pratos como o caldo de piranha, Ceviche ao estilo peruano, robalo grelhado, lombo de javali ao molho de tamarindo (sem glúten ou lactose) são estrelas do menu.
Havaianas, Granado e Phebo, petit-fours e frutas frescas no quarto, dão o tom do bem receber no quarto, enquanto borboletas e tucanos convidam para as cataratas.
A dica é não lotar a agenda com programação. O hotel, com seu spa, seus espaços em meio à natureza, merece ser desfrutado!
Mais um instante para comungar com a natureza! Além dos atrativos do hotel e dos cenários, com a Iguassu Experiences tomamos o rumo de nos aventurar num dos passeios mais procurados, o Macuco Safari, onde sobe-se o Rio Iguaçu até o Cânion das Cataratas a bordo de potentes barcos bimotores. Quando o trio de quedas apelidado de Três Mosqueteiros aproxima-se, o vapor d’água que sobe é suficiente para encharcar todo mundo. Indo além do que parece ser capaz, a dica é concentrar-se na força das águas e abrir os olhos para os impressionantes véus de noiva quando o piloto começar a dar a ré. No barco, nacionalidades distintas e constatação de quem afirma já conhecer Niagara Falls, Victoria Falls e salto Angel: nossas quedas são as mais grandiosas do planeta.
O passeio inicia-se com um jipe elétrico por três quilômetros pela floresta, proporcionando uma vista completa e privilegiada. À medida que o veículo percorre a trilha, um guia local apresentará exemplares da magnífica flora e fauna do Parque como orquídeas, palmitos nativos, árvores centenárias. Neste ponto, você será convidado para a segunda parte do passeio, uma caminhada de 600 metros pela floresta tropical em uma passarela suspensa. Em caso de dificuldades de locomoção, você tem a opção de permanecer no jipe.
Para a terceira parte do passeio, um barco bimotor estará pronto para levá-lo por cerca de quatro quilômetros, através das corredeiras, até as quedas. Durante o passeio, o piloto fará duas paradas para fotos. Em seguida, o barco é manobrado até o salto “Três Mosqueteiros” proporcionando aos passageiros um banho refrescante. Do início ao fim, a diversão é garantida, onde todos terminam o passeio completamente molhados!
Duração: 2 horas aproximadamente.
Preço por pessoa: R$170,00.
O passeio de helicóptero é outra atração possível de ser realizada, com reserva prévia