Colchagua Wine Tours
Publicado em 13 de novembro de 2017Vale do Colchágua
Um dos terroirs da elite na produção mundial de vinhos do mundo, foi nosso destino. Reconhecido por sua produção vitivinícola, a variedade de vinícolas empresta um charme todo especial à região, com diferentes passeios e degustações
Após 180km percorridos, chegávamos a este vale de posição geográfica e climática privilegiadas. Sua estrutura hoteleira cresce e a região torna-se a cada dia um polo turístico mais interessante, com o vale especializando-se em atrair visitantes para suas principais vinícolas, cidades e museus. Revistas autoridades neste mundo do vinho distinguem o lugar como o segundo melhor destino de vinho do mundo, depois da região da Alsácia, na França.
Colchagua Wine Tours
A empresa de Connie e Francisco, verdadeiros embaixadores de Colchagua, surpreende
Encontramos a empresa na internet e ficamos impressionados com o rápido retorno já no primeiro contato por email. É imperativo, numa rota desconhecida e de degustação de vinhos, contar com a eficiência de um serviço de transfer. Porém, a empresa de Connie e Francisco vai muito além de simplesmente “levar e buscar”. Já tínhamos nossas reservas de hotéis e algumas vinícolas que gostaríamos de visitar.
Verdadeiros embaixadores de Colchagua, imediatamente Connie nos avisou da recente inauguração do restaurante Fuegos de Apalta, do badalado chef argentino Francis Mallmann na vinícola Montes, e providenciou nosso almoço no delicioso lugar, entre os parreirais. Não há dúvidas que Connie e Francisco conspiraram positivamente para que justamente no momento em que lá chegamos, estava de corpo e alma o próprio chef, numa reunião entre os parreirais de carmenère. Eternamente gratos ao casal seremos pela ocasião ímpar.
Durante o trajeto de Santiago ao Vale, Francisco nos aguçou a curiosidade, contando-nos mais sobre a maior cidade de Colchagua, Santa Cruz, onde nasceu e para onde retornou, após atuar durante 15 anos na área da tecnologia da informação, nos Estados Unidos. Em 2014, com sua esposa Connie Poblet, iniciou a Colchagua Wine Tours para impulsionar o turismo na região. O site da empresa é muitíssimo bem organizado e apresenta todas as possibilidades de um roteiro personalizado. Qualquer email para eles é respondido com presteza e eficiência.
Connie e Francisco organizam, se necessário, toda refeição, degustação ou estadia do roteiro, cumprindo detalhes que encantam e desejos que antecipam.
Com conhecimento, enriqueceram nosso roteiro com uma visita rápida ao restaurante Rayuela na bodega Viu Manent, uma degustação afável com elegantes vinhos Ventisquero em uma das melhores vistas de seu mirador, visita à bodega mais antiga de Apalta, com vinhedos de 120 anos, a Neyen, apresentaram-nos a pequena e encantadora cidade de Santa Cruz e, então, levou-nos à arrojada Vik, que dista 1h30 do lugar.
E ficou para a próxima outra grande atração que mencionou, o Museo Colchagua, um dos maiores do Chile, cujo acervo compreende diversos períodos históricos ao reunir de fósseis e artefatos indígenas a maquinaria agrícola e tem até sala dedicada ao famoso resgate dos mineradores, que ganhou repercussão nos jornais do mundo todo em 2010, com 33 trabalhadores que ficaram presos no interior de uma mina, a 700 metros de profundidade, por mais de dois meses.
Connie cuidou de nossa agenda e Francisco foi nosso motorista. Conhecemos tintos e brancos surpreendentes através deles e foi graças à Colchagua Wine Tours que soubemos de novas atrações no destino, que pudemos já ir postando imagens surpreendentes no trajeto pelo wifi móvel, que desbravamos com conhecimento o vale que fez parte do império inca e séculos depois passou a ser o reduto de mansões das famílias abastadas do Chile, sendo que algumas ainda existem. Sim, nós rubricamos com total segurança seus serviços. Tê-los cuidando dos detalhes de sua viagem farão da sua visita ao Vale de Colchágua um momento inesquecível!
http://www.colchaguawinetours.com