Claudia Martinez: moda, estilo e empreendedorismo

Há 25 anos atuando no mercado calçadista, a empresária é referência de empreendedorismo feminino e a paixão por sapatos é sua marca registrada

Quando menina, Claudia Martinez já  demonstrava, através de brincadeiras, sua paixão por sapatos. Não demorou muito para seus pais perceberem que ela seguiria o caminho da moda, pelo qual demonstrava grande interesse. Tudo começou com uma confecção de camisetas, depois biquínis, até Cláudia descobrir o universo da indústria e do comercial calçadista.

No Mexico, onde morou por alguns anos, foi aprendiz em empresas de marcas renomadas, onde lhe foi ensinado muito. Após esta experiência Cláudia se viu num impasse, continuar como aprendiz ou voltar ao Brasil e criar sua própria empresa e marca, e ela voltou. Nem imaginou que se tornaria uma das mulheres mais reconhecidas no mercado calçadista do Brasil. Há mais de 20 anos trabalhando com moda, a empresária ganhou espaço e reconhecimento no setor. Dona de peças exclusivas e sofisticadas, hoje ela está à frente de seis empresas diferentes, sendo a marca principal ‘Claudia Martinez’, que apresenta uma loja de calçados exclusivos no bairro Boa Vista, em Porto Alegre, e integra o mix de inúmeros pontos comerciais país afora.

De olho em tudo o que é tendência e com foco sempre no cliente final, Claudia também possui, desde 2010, uma fábrica de calçados, situada em São Leopoldo. Lá são produzidos em média 100 pares de sapatos por dia, atendendo mais de 40 clientes. “A demanda é enorme. Os criadores nos mandam as ideias e nós desenvolvemos.” Além de comercializar seus calçados queridinhos pela clientela fiel, ainda produz coleções para renomadas grifes nacionais e internacionais. O resultado é sempre o mesmo: qualidade, sofisticação e personalidade em cada detalhe produzido.

Passo a passo para o crescimento

Claudia começou a carreira atuando em uma empresa de exportação americana localizada no México. Foi da parte administrativa até a confecção. Colocou a mão na massa e após cinco anos retornou ao Brasil para empreender. Toda a experiência e aprendizado adquiridos no exterior foram essenciais para começar as próprias produções. A história de sucesso começou com a produção de sapatos utilizados pela bateria da Escola de Samba da Restinga que foi campeã do carnaval naquele ano, produção e venda de pares no próprio apartamento até a confecção de coleções para grandes marcas como: Carmin, Animale, Fernanda Chies, Redley, entre outras.

O sucesso também está ligado às produções de pele de python que dão um toque de sofisticação e personalidade. Os pares são a preferência das clientes e enchem os olhos por conta de detalhes tão bem elaborados. Claudia também trabalha com pele de pirarucu, tilápia e cabra. Toda matéria-prima possui liberação do Ibama, o que torna a marca ainda mais reconhecida e respeitada. Na loja é possível conhecer grandes produções. Conforto, estilo e qualidade são os conceitos principais que norteiam o trabalho da empresária.

Entre tantos talentos e um olhar diferenciado para moda, Claudia está presente em absolutamente todos os setores da empresa. Exigente, inquieta e sempre atenta, ela atua na parte de planejamento, desenvolvimento, confecção, financeiro, design, administrativo e por aí vai. Incansável, brinca que sua rotina é não ter rotina. “As vezes estou na fábrica, as vezes num avião indo para uma feira, as vezes no meio de um curtume resolvendo questões.”

 

Equilíbrio é fundamental

E para dar conta de uma agenda atribulada e se manter mentalmente saudável, usa o tempo livre para viajar com o marido. Praia do Rosa e Serra gaúcha são os preferidos para relaxar. Já o Nordeste do país é o queridinho para seu hobbie: o kite surf.

Loja da Cláudia Martinez, Rua Tomaz Gonzaga, 610 – Loja 7, Bairro Boa Vista, em Porto Alegre

Mas qual o segredo para tanto sucesso? Segundo ela, o trabalho em equipe. “Para ter sucesso é importante um pouco de sorte, mas a equipe faz toda a diferença. Sozinhos não vamos a lugar algum”, ressalta. Entretanto, quando falamos em exigência, Claudia justifica. “Eu me cobro demais com perfeição. Eu sofro se tem algo errado. Faço tudo de novo até ficar da forma que eu gosto. Esse é o meu padrão de qualidade”, completa.

Tantos detalhes colocam a marca Claudia Martinez reconhecida e preferida por muitas brasileiras, americanas e sul africanas. Sua marca registrada, que inclusive está estampada na sola de seus sapatos, o trabalho feito à mão, ajuda a encher os olhos das clientes, tão exigentes quanto a empresária. O segredo para tanto? “Ter visão, dedicação e empenho”, conclui. Em 2019 vem muito mais por aí. Ficaremos de olho!

 

 



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

Air France e KLM lançam promoções a partir de R$ 2310

As promoções “OH LALA DEALS” da Air France, e “Dream Sales” da KLM estão de volta. As vendas online começam hoje, com condições válidas para emissões até 17 de fevereiro A Air France e a KLM iniciam hoje suas tradicionais campanhas promocionais, com preços especiais para quem pretende aproveitar a gama de destinos oferecidos pelas […]

LEIA MAIS
Image

Dois irmãos e uma bela pousada para administrar

 Sócios-proprietários da Estrela D’Água e com estilos de vida diferentes, Evelyn Gaviolli e Zé Hélio mantêm em comum a paixão por Trancoso   Um é apaixonado por velocidade. A irmã, por sua vez, tem como um de seus hobbies fazer bordados para alta costura, meditar e cultivar hortas orgânicas. Diferentes em suas preferências e hábitos […]

LEIA MAIS
Image

É Brasil. É luxo!

Simone Scorsato é a atuante diretora executiva da BLTA, Brazilian Luxury Travel Association. Em 2018, este mercado registrou um faturamento estimado de R$ 871 milhões em 2018, acolhendo 532 mil hóspedes no ano, algo que equivale a uma média de 1,4 mil hóspedes por dia.  Os números são do anuário da BLTA, trabalho de pesquisa […]

LEIA MAIS