Cheers! Uma drinqueria que é um charme só.
Publicado em 12 de julho de 2017
Taís Mallaguez e Luia Mantelli, leves e criativos, talentos da movelaria, apresentam na linda Bó Jeito de Morar, em Porto Alegre, a primeira criação conjunta de ambos
Eles são talentos na movelaria e no design. Há algum tempo pensavam em fazer um projeto autoral a quatro mãos, só lhes faltava a tipologia, pois buscavam um produto inovador e que se adequasse às novas maneiras de viver: receber em casa, elaborar bebidas, compartilhar receitas, mesmo em ambientes com pouco espaço, mas com inúmeras utilidades. Conviver e comemorar, através de um drinque é possível se descobrir e participar de diferentes histórias, culturas e aprendizado. É possível compartilhar experiências, viajar no tempo e no espaço, é retornar à coqueteleria, tendência no mundo todo, é permitir-se o luxo do tempo. Luia e Taís curtem novas receitas ou releituras em taças convidativas para aglutinar amigos. Sabe aquelas pessoas fáceis de estabelecer sintonia, com as quais um papo gostoso faz o tempo se esvair sem razão e nem ao menos vontade de cronometrar? Assim descortinam-se Taís Mallaguez e Luia Mantelli, leves e criativos, autores da mais badalada drinqueria dos tempos que vem. Vem entender o porquê.
A ideia era o nascimento de um bar compacto, perfeito para um apartamento, um escritório ou um ambiente mais reduzido em uma nova tipologia de mobiliário. A inspiração de formato veio das caixas de som da Bang & Olufsen, verdadeira terapia do luxo. Os designers somaram seus estilos de desenho e tiveram cuidado absoluto com a praticidade, o material e o acabamento da peça.
“Foi mais complicado do que desenhar um móvel normal, tivemos que observar muitos detalhes como a espessura da madeira e muitos compartimentos. Nossa intenção considerou uma volta aos anos 70 e à temática dos drinques da era disco, mas com um olhar contemporâneo, daí a importância tanto dos materiais como da forma. Usamos o latão, dobradiças e a nobre radica de imbuia em alto brilho, rara no mercado”, afirma Luia. “Cuidamos muito para que a funcionalidade fosse preponderante. O móvel pode ser tanto fixado na parede como pode ter sustentação, no caso de paredes em drywall. Comporta de seis a 7 garrafas de bebidas e tem compartimentos para dosadores, porta-copos (6), três bandejas de apoio e mais uma para o preparo do drinque”, complementa Taís.
Criado sem pressa e com o protótipo testado e analisado por meses, nasceu um belo móvel com diferencial e valor agregado. Luia e Taís aplicaram todo seu conhecimento da marcenaria artesanal, do varejo e do chão de fábrica, para o resultado final da charmosa peça. “No mundo da moda, isso é alta costura, não é pret à porter”, finaliza Taís.
Fotos Rafael Granja|Equipe Fábio Martins
Texto Neiva Schneider