Casa Tendenza Galleria é o novo espaço de arte de Porto Alegre

Casa Tendenza Galleria será uma galeria 100% contemporânea na Capital, convidando o público a experimentar uma nova forma de arte 

Lisi Wendel

Reduto do comércio de decoração e interiores na capital gaúcha, a partir de hoje a rua Quintino Bocaiúva, no bairro Moinhos de Vento ganha um ponto a mais de interesse. A Casa Tendenza Galleria chega agora para o público em geral, mas existe há cinco anos, trabalhando com vendas direcionadas a lojistas.

Idealizada por Tales Morigi e Lisi Wendel, ele, engenheiro civil que, após a venda da incorporadora que comandava, buscava uma atividade que lhe desse mais prazer e menos estresse, ela, arquiteta, artista e fotógrafa, que assina a exposição Ser.Eu, que inaugura a galeria.

Adequada às normas de distanciamento, a abertura será feita de forma diferente. O habitual vernissage será diluído, durante um soft open nas amplas instalações de mais de 300 metros quadrados da Galleria.

A história da Casa Tendenza se inicia em 2015, comercializando fotos, capturadas por Lisi e Tales, principalmente em viagens. Como ela pintava desde a faculdade, começou a também fazer interferências nas fotografias, criando um elogiado trabalho híbrido.

Com participação em feiras de alta decoração, normalmente realizadas em São Paulo, a empresa se solidificou e cresceu, inclusive exportando regularmente. No início deste ano, a dupla viu que era hora de colocar em prática um sonho que a acompanhava desde o início do empreendimento: abrir as portas para o público.

Desde que implantaram o negócio, Lisi e Tales viajam de quatro a cinco vezes por ano, com dois objetivos básicos: fotografar e visitar museus ao redor do mundo, o que os ajudou a idealizar e montar a Casa Tendenza Galleria e buscar inspiração para suas obras. Para a concepção espaço de arte, que abre suas portas com a proposta de ser uma galeria 100% contemporânea de Porto Alegre, o objetivo foi criar um espaço que possibilite uma experiência multissensorial, com uma atmosfera leve e descompromissado com padrões pré-existentes, possibilitando que os visitantes sintam a energia e a força de cada peça exposta.

A exposição

Ser.Eu é o resultado de meses de imersão, acompanhados e estimulados pela curadora Ana Zavaldi. As 40 obras, todas produções recentes, são uma expressão clara das ideias da artista: traços e cores econômicas, sem excessos. A simplicidade, no entanto, vem acompanhada de muito empenho na construção de cada trabalho e na criteriosa escolha de materiais. Parte dos papéis utilizados, por exemplo, Lisi trouxe pessoalmente do Museo della Carta, em Amalfi, na Itália, onde ainda se produz papel artesanal a partir de linho e algodão, com maquinário feito em madeira, datado de séculos atrás.

Desde 2019, a artista mergulha num intenso processo de autoconhecimento transposto para seus desenhos e pinturas sobre papel, em carvão, tinta acrílica e pastel oleoso. “Meus trabalhos normalmente são feitos em camadas, que representam as minhas próprias, que guardo internamente, eles são uma forma de expressar tudo o que tenho encontrado nesse período de autodescobertas”, diz.

A Galleria 

A expertise adquirida pelo casal com o trabalho voltado ao atacado permitiu que o modelo de negócio hoje conte com impressão e emolduração próprias, garantindo a qualidade de todo o processo de produção dos quadros.

Além das pinturas, desenhos e fotos de Lisi, a Galleria terá exposições com outros artistas, preferencialmente de fora do mainstream da arte, aí inclusos artistas populares de todo o Brasil, cujo trabalho seja diferenciado. De imediato, os visitantes encontrarão esculturas de madeira e cerâmica de três deles, selecionados por Lisi dentro do projeto social Arte Brasil Um Olhar, desenvolvido por ela e Tales.

Nos próximos meses, a Galleria planeja a abertura de um café e a promoção de cursos, palestras e workshops, não só sobre arte, mas sobre manifestações culturais que possam motivar as pessoas a pensarem, ou a repensarem, seus próprios conceitos e sentimentos.

 

Arte Brasil Um Olhar 

O projeto social objetiva dar visibilidade a artistas populares brasileiros de regiões distantes, sem acesso a canais de divulgação e de comercialização. Seus trabalhos são fotografados por Lisi e Tales, transformados em quadros, e vendidos, com parte da renda revertida diretamente para os autores das peças. Os estados de Minas Gerais, Alagoas e Sergipe já foram visitados por eles, e o retorno entregue aos artistas já ultrapassou os R$110 mil. “Os recursos são sempre bem-vindos por eles, mas o principal é permitir que tenham seus esforços e sua arte conhecidos e reconhecidos além de seu círculo de convivência”, explica Tales.

 

Serviço 

Casa Tendenza Galleria – Rua Quintino Bocaiúva, 967

Moinhos de Vento – Porto Alegre RS

Abertura para o público: dia 17 de novembro
Horário de funcionamento: das 8h30 às 18h de segunda a sexta e, aos sábados, das 9h às 14h



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

Casa Tendenza Galleria é o novo espaço de arte de Porto Alegre

Casa Tendenza Galleria será uma galeria 100% contemporânea na Capital, convidando o público a experimentar uma nova forma de arte  Reduto do comércio de decoração e interiores na capital gaúcha, a partir de hoje a rua Quintino Bocaiúva, no bairro Moinhos de Vento ganha um ponto a mais de interesse. A Casa Tendenza Galleria chega […]

LEIA MAIS
Image

Fernanda Rosa Flores Boutique e Tok de Arte lançam “Natal do Bem”

Entrando no clima de final do ano e dando continuidade à ação iniciada na Páscoa, a Fernanda Rosa Flores Boutique e a Tok de Arte estão se reunindo novamente para o “Natal do Bem”. A ação tem o propósito de ajudar floristas autônomos e auxiliares do setor freelancers, afetados diretamente pelo adiamento e cancelamento de […]

LEIA MAIS
Image

Caipirinha sofisticada

Glauber Britto, do canal Champagne com Dendê, transforma o drink popular e ensina três receitas refrescantes “Existem várias formas de tornar esse drink mais elaborado sem perder a real essência da caipirinha”, diz o youtuber, que mistura gin, espumante e até café nas receitas. Se tem uma coisa que o youtuber Glauber Britto domina é: […]

LEIA MAIS