Casa de Uco, nosso refúgio em grande estilo

Tiene que vivir el lugar’ – Parte 2

Juan Tonconogy, Casa de Uco

Nosso refúgio em grande estilo

A Casa de Uco é um hotel de vanguarda referência de luxo e design, premiado internacionalmente e impactante em seus atributos. Projetado em concreto pelo conceituado arquiteto e também proprietário Alberto Tonconogy, com paredes inteiras de vidro e todas as facilidades de um projeto arquitetônico bem pensado e executado, parece integrar e flutuar entre os Andes e no cenário bucólico que o cerca. Já havia o visitado no outono de 2016 e me apaixonado, mas agora, com a neve caindo pareceu-me ainda mais mágico.

A  área social é a primeira a impactar, com bar, lounge e restaurante integrados. Adega, spa, piscina infinita com jacuzzi e solário na área externa atendem aos quartos, às suítes e novas villas, para famílias inteiras.

Além da construção considerar o movimento tectônico da Cordilheira dos Andes, a preocupação com a sustentabilidade foi constante. Painéis solares gigantes são responsáveis por aquecer toda a água utilizada, que vem dos lençóis subterrâneos. A água residual é tratada por um sistema interno, e logo depois é usada para a irrigação, compensando as emissões de dióxido de carbono.

Aqui, pode-se hospedar ou adquirir quarto ou Villa, com todos os benefícios do hotel à disposição e podendo inclusive criar o seu próprio vinho na bodega do empreendimento, com toda a assessoria. As novas villas apresentam quartos com banheiro, área de jantar e cozinha com churrasqueira, sala de estar e pátio privativo decorados e equipados como as hospedagens do resort.

Na minha suíte Laguna, junto à Casa de Uco, uma antessala aguardava com uma garrafa do excelente vinho que produzem, frigobar completo, cafeteira à disposição e sem custo, uma pequena varanda e quarto e banheiro com pisos aquecidos e todas as comodidades, incluindo paredes inteiras de vidro que descortinadas permitiam a visão cinematográfica dos picos nevados.

Um segredo compartilhado para você se sentir em casa

Foi uma surpresa agradável encontrar Juan Tonconogy, diretor da Casa e Uco, no lugar que é resultado de duas paixões: a engenharia, o design, a arquitetura, e o desenvolvimento e a valorização de um excelente vinho. Juan é filho do arquiteto premiado Alberto, que projetou o empreendimento, foi o idealizador do projeto e aos seus 20 e poucos anos convenceu sua família a se unir para um novo desafio – um lugar onde as pessoas poderiam mergulhar na natureza, envolver-se na criação de seu próprio vinho ou simplesmente degustar. A confiança no projeto foi tamanha que comercialização teve início com vinhedos já em desenvolvimento.

“Temos uma relação muito próxima com nossos hóspedes ou quem usufrui de nossos processos de fazer bons vinhos. Aqui há a possibilidade de fazer trecking, passeios a cavalo, rafting, ciclismo, tênis, tiro com arco, pesca, atividades gourmets, wine experiences ou um churrasco entre os vinhedos”, afirmou Juan. A arquiteta Jura Nicaretta comentou: “olho essa estrutura e percebo todos os detalhes, todos os cuidados que foram observados, imagino a complexidade do trabalho que há por trás deste resultado fantástico” e Juan complementou que “sim, no início foi muito trabalhoso, como por exemplo a escolha do espaço exato para o hotel no universo dos 320 hectares do complexo, todos ainda inóspitos”.

Que delícia, chegar e ser recebido assim…

Quando chegamos ao Casa do Uco fomos mimadas com taças de vinho e convidadas a se sentir em casa. Como em uma grande residência, essa é exatamente a sensação que se tem. Toda a equipe é muito amável e enfim, sim, você leu até aqui, mas digo mais: ‘Tiene que vivir el lugar.’

 

http://www.casadeuco.com

Casa de Uco

Hóspedes do hotel têm visita e degustação dos vinhos da Casa de Uco de cortesia. Para quem não está hospedado no hotel, a visita e degustação têm o custo de USD 20. Almoço e jantar são à la carte também é disponibilizado um menu fixo de 3 pratos harmonizados com 3 vinhos de Casa de Uco no valor de USD 60 por pessoa.

Publicado na edição 40 da revista Gente que Faz

Por Neiva Schneider

Fotos próprias e de divulgação



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

O japonês que leva a marca do seu chef à mesa: Naro, em Gramado

Naro é o japonês cheio de bossa que celebra a técnica do chef Marlon Schimitz de Oliveira, em Gramado Com endereço em uma das cidades mais charmosas do Rio Grande do Sul, a bela Gramado, o Narõ Culinária Japonesa recebe público exigente, de todos os cantos do Brasil e até mesmo de outros países. O […]

LEIA MAIS
Image

Giostra Cuccina: mangia que te fa bene

O novo restaurante do hotel Casa da Montanha, em Gramado, foi inaugurado dia 1° de  julho  e faz uma homenagem ao seu icônico carrossel, através de um giro pelos sabores da Itália Giostra em italiano é carrossel, um símbolo clássico e lúdico, que está sempre em movimento e jamais perde seu encanto. Essa é o […]

LEIA MAIS
Image

Iguaria rara, no sul! Da nossa terra para os pratos dos grandes chefs.

Dos pomares do interior gaúcho, em Cachoeira do Sul, na região central do Estado, brota a iguaria que faz sucesso em pratos sofisticados de grandes chefs: a trufa. Por trás do cultivo, toda a dedicação do biólogo e pesquisador Marcelo Sulzbacher Ainda nos bancos da faculdade, a ideia de produzir trufas – um fungo subterrâneo […]

LEIA MAIS