CAREN DAL FORNO E O COMPROMISSO COM A SINGULARIDADE DA BELEZA

A paixão pela Medicina e pela estética sempre andaram juntas para Caren Dal Forno

 E a trajetória não poderia ter sido outra: ela se formou em Medicina, fez pós-graduação em Medicina Estética, e ajuda seus pacientes a experimentarem a confiança que a beleza pode proporcionar. Além de Porto Alegre, recentemente Caren também abriu uma clínica em Florianópolis, fazendo a conexão perfeita para quem não abre mão do cuidado com a pele. Afinal, ressaltar o belo de cada um é um compromisso para ela.

Junção de duas paixões

A médica que Caren Dal Forno é hoje, carrega a essência de menina que, desde pequena, admirava os cuidados de sua mãe com a beleza.

– Lembro como se fosse hoje da marca Helena Rubinstein! Minha mãe tinha uma maleta azul enorme, linda, com todos os produtos possíveis! Meu sonho era aquela maleta (risos). Sempre fui muito ligada ao que é bonito – recorda.

Na infância, também já existia o desejo de ser médica, que veio com mais convicção quando o irmão mais velho entrou para a faculdade de Medicina.

– Fui me interessando ainda mais pela Medicina através do que ele contava. Ele foi um grande incentivador para que eu ingressasse nesse caminho.

 

Durante o curso, Caren sempre esteve focada em procurar a área da beleza. A Dermatologia, no entanto, era muito restrita a doenças de pele. Foi então que ela buscou uma pós-graduação em Medicina Estética e ali encontrou a realização profissional.

– Fui para a pós-graduação em uma época em que muitas tecnologias estavam sendo lançadas. Iniciei nesta área quando começaram a surgir os preenchimentos temporários, a toxina botulínica para uso na estética. Eu pude acompanhar toda essa evolução da estética e isso é muito legal – assegura.

Não há superficialidade no belo

Acompanhar a evolução da estética também permitiu celebrar a mudança de vida de muitos pacientes. Porque, se em algum momento a estética foi entendida como algo superficial, isso está num passado distante.

– Por mais que os resultados dos tratamentos sejam externos, eles mexem com a autoestima da pessoa. A estética até pode gerar problemas psicológicos e nós conseguimos tratar, melhorar muitas questões que deixam a pessoa mais confiante, que mudam a maneira como ela se coloca frente a diferentes situações. Isso é tão forte que eu já recebi retornos, como: ‘Doutora, você é um anjo, você me curou’ – observa Caren.  Depoimentos como estes só aumentam o desejo de buscar sempre o melhor para cada paciente.

Ponto de beleza: todo mundo tem o seu!

Para Caren, a medicina estética é a ciência e a arte andando juntas. E aí está uma das características que a diferencia enquanto profissional.

– Não basta só ser médico e ter a especialização. Isso te dá embasamento teórico, mas tem que colocar em prática a parte artística. Eu parto do princípio que toda a pessoa tem os seus pontos belos, cabe a mim encontrá-los. Às vezes, eles não são tão bem desenhados, mas eu preciso trazer esses pontos de beleza da face para serem ressaltados.

Fazer com que o paciente confie que ressaltar o que é belo nele é o melhor caminho, em alguns casos, acaba sendo um desafio.

– Muitas vezes, os pacientes vêm querendo algo irreal e eu deixo muito claro que o meu trabalho não é fazer uma transformação a ponto que ninguém mais reconheça essa pessoa. O que eu faço é trabalhar em cima dos pontos de beleza de cada pessoa, para que ela fique mais bonita com os traços que tem – revela Caren, que defende que a beleza reside na singularidade, naquilo que torna cada pessoa única e especial.

Gerenciamento do envelhecimento

Se ressaltar o belo de cada um é um dos objetivos da doutora Caren, outro é cuidar do gerenciamento do envelhecimento de seus pacientes. Essa, aliás, é a principal demanda das suas clínicas.

E qual seria o ‘time’ ideal para começar a pensar sobre isso? A recomendação de Caren é a partir dos 25, 30 anos, quando é possível fazer a prevenção da perda de colágeno e do aparecimento das primeiras linhas de expressão.

– Eu tenho pacientes que estão comigo há mais de 15 anos fazendo o gerenciamento do envelhecimento e os resultados são excelentes. Começar a cuidar do envelhecimento cedo te dá um caminho mais natural. É diferente de quando uma pessoa espera completar 50 anos para aí começar a fazer alguma coisa. Ela certamente terá que ter mais paciência para ver os resultados e terá que fazer mais tratamentos – afirma Caren.

A favor de quem busca envelhecer bem está a tecnologia. A médica afirma que a procura pela estética aumenta a cada ano, porque também evoluíram muito as possibilidades de tratamento.

– Fazendo um comparativo: como era o celular que usávamos há 20 anos e como é o celular que usamos hoje? Assim é na estética. Hoje temos uma evolução extraordinária das tecnologias. As pessoas vêm em busca dessas novidades e os resultados são muito melhores – destaca Caren, que dedica parte da sua agenda para congressos, workshops, visitas técnicas e viagens internacionais para garimpar o que existe de novo na área.

E quem pensa que são somente as mulheres que estão preocupadas em envelhecer bem, se engana. Elas ainda são maioria, mas, conforme Caren, hoje, 30% dos seus pacientes são homens – proporção que era muito menor até poucos anos. Os homens, assim como as mulheres, vêm com o mesmo objetivo à procura dos tratamentos: eles querem deixar a pele do rosto mais bonita, retardando os sinais do envelhecimento.

Conexão Porto Alegre X Florianópolis

Alexander Dal Forno, irmão de Caren e médico cardiologista com a esposa Rosana Jungblut , também médica, radiologista. Caren e seu esposo Walter Arno, empresário

A consagração da Clínica Caren Dal Forno em Porto Alegre – há quase 20 anos na capital gaúcha -, fez com que ela buscasse dar um novo passo e permitisse que mais pessoas pudessem ter acesso ao seu trabalho e às tecnologias inovadoras em nome da beleza, como o Liftera e o Laser Fotona – considerado o melhor laser no mundo para a pele. Há seis meses, a clínica também está presente em Jurerê Internacional, onde foi cuidadosamente projetada.

– A vinda para Florianópolis busca trazer essa experiência para cá. Eu trouxe tratamentos que ainda não eram oferecidos aqui. Minha clínica tem tecnologias de referência mundial, como o Liftera e o Laser Fotona, considerado o melhor laser no mundo para a pele.

A expansão para Florianópolis também teve, novamente, a influência do irmão de Caren – que lá na adolescência foi inspiração para que ela seguisse no caminho da Medicina. Renomado cardiologista, o médico Alexander Dal Forno é referência em arritmia cardíaca no estado de Santa Catarina. Ele foi um impulsionador para que Caren ampliasse o seu trabalho para a capital catarinense. Assim, Caren divide a agenda entre os atendimentos nas capitais catarinense e gaúcha. Quinzenalmente, ela está em Porto Alegre cuidando da beleza de seus pacientes.

 

Dica de beleza da doutora

Caren e sua filha Valentina

Caren fala com propriedade sobre o belo porque também cumpre à risca a sua jornada de beleza.

– Eu fiz botox pela primeira vez aos 26 anos. Hoje procuro manter a minha face o mais próximo possível daquele momento em que eu me senti bem, porque eu sei que a olheira vai aparecer, o lábio vai diminuir de volume… Então, eu tenho aquela ideia de sempre perseguir o momento em que eu me senti mais satisfeita – revela.

Para ela, o que define o sucesso nessa busca é a disciplina. Ela faz questão de ressaltar que é preciso criar uma rotina de cuidado, que inclui alimentação saudável, atividade física, gerenciamento hormonal e metabólico e consultas regulares com o profissional que faz o gerenciamento do envelhecimento. Nesse ponto, a doutora é enfática.

– Nesse processo todo, talvez o mais importante seja você encontrar um profissional que tenha o mesmo conceito de beleza e de gerenciamento do envelhecimento que você quer e busca. Cair na mão do profissional errado pode frustrar as expectativas – recomenda Caren, que, além de profissional, é considerada um modelo de beleza para as suas pacientes.

 

O que dizem as pacientes

“Sou paciente da doutora Caren há aproximadamente oito anos. Admiro seu trabalho excelente e sua beleza ímpar, que é inspiração para nós mulheres. Durante esses anos de relação médica e paciente, o que me faz permanecer consultando com ela é a sua competência e cuidado em manter as características do meu rosto, evidenciando o que possuo de mais bonito e tratando as imperfeições com delicadeza e suavidade, mantendo minha personalidade e traços originais. A estética e a Caren são minhas aliadas em busca de melhor autoestima e qualidade de vida.”

Daniela Cecconello, paciente há 8 anos

 

“Para mim, a Caren é uma referência de profissionalismo e beleza. Sou uma paciente bastante conservadora, e o bacana dela é que respeita essa minha característica. No decorrer desses 15 anos, sempre fiquei muito feliz com todos os meus procedimentos. Costumo fazer botox, Sculptra, Fotona e Liftera. Estou fã do Liftera, pois além de ele ser ótimo em termos de ‘up’ no semblante e pele, é indolor e não cria casquinhas. Como tenho muitos compromissos durante a minha semana, consigo fazer o Liftera, maquiar e ir para os meus compromissos pessoais e profissionais ainda mais bonita.
Agora, ela está com uma linda clínica também em Jurerê e fiquei muito feliz com essa novidade, pois tenho casa lá também e estou fazendo os meus procedimentos de inverno em Porto Alegre e os de verão em Jurerê. E além de ser um exemplo de médica e de profissional, a Caren ainda é um exemplo de beleza, porque é linda.”

Priscilla Nunes, paciente há 15 anos

 

 

 

 

Uma evolução que enche Caren de orgulho

Se perceber o benefício do seu trabalho na autoestima e no feedback de suas pacientes é gratificante, imagine quando essa paciente é a própria mãe.

Depois que começou a atuar na Medicina Estética, Caren passou a tratar do gerenciamento do envelhecimento da mãe, Cidônia Dal Forno. Isso por volta dos seus 56 anos. Embora o recomendado seja iniciar com os cuidados bastante antes (por volta dos 25 anos a 30 anos), quando os tratamentos são acertados, feitos com tecnologias de excelência e se observando a regularidade ideal, ainda é possível ter resultados muito bons.

– Hoje minha mãe está com 74 anos. Desde que comecei a cuidar do gerenciamento do envelhecimento da pele dela, ela teve evolução muito bonita e natural – observa Caren, provando que nunca é tarde para cuidar de si.

Caren e sua mãe Cidônia

Conteúdo publicado na edição 60 da revista Gente que Faz:

 

https://www.instagram.com/dracarendalforno/?hl=pt

 

 

 



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

O japonês que leva a marca do seu chef à mesa: Naro, em Gramado

Naro é o japonês cheio de bossa que celebra a técnica do chef Marlon Schimitz de Oliveira, em Gramado Com endereço em uma das cidades mais charmosas do Rio Grande do Sul, a bela Gramado, o Narõ Culinária Japonesa recebe público exigente, de todos os cantos do Brasil e até mesmo de outros países. O […]

LEIA MAIS
Image

Giostra Cuccina: mangia que te fa bene

O novo restaurante do hotel Casa da Montanha, em Gramado, foi inaugurado dia 1° de  julho  e faz uma homenagem ao seu icônico carrossel, através de um giro pelos sabores da Itália Giostra em italiano é carrossel, um símbolo clássico e lúdico, que está sempre em movimento e jamais perde seu encanto. Essa é o […]

LEIA MAIS
Image

Iguaria rara, no sul! Da nossa terra para os pratos dos grandes chefs.

Dos pomares do interior gaúcho, em Cachoeira do Sul, na região central do Estado, brota a iguaria que faz sucesso em pratos sofisticados de grandes chefs: a trufa. Por trás do cultivo, toda a dedicação do biólogo e pesquisador Marcelo Sulzbacher Ainda nos bancos da faculdade, a ideia de produzir trufas – um fungo subterrâneo […]

LEIA MAIS