Asiate NY, à altura de sua gastronomia

Mesmo que não estivesse no 35º andar do hotel Mandarin Oriental, o Asiate ainda lhe aproximaria dos céus, pela sua gastronomia singular, pela dinâmica da equipe ou pelas extraordinárias técnicas do chefs Cyril Renaud e Dina Bonnet

Não bastasse ele estar localizado no Mandarin Oriental, na cidade de Nova York, bem no centro da ação e bem exibido no Columbus Circle, proporcionando vistas indescritíveis da cidade, do rio Hudson e do Central Park, o 35º andar do hotel está em ebulição. A ‘ebulição’ mencionada você somente compreenderá no encerrar deste conteúdo, pois a primeira impressão são as luzes da cidade, a escultura de árvore incrível que fica no teto, a extensa adega vertical bem posicionada e o contexto elegante e agradável do restaurante principal, o Asiate, também aberto a não hóspedes do hotel.

Os chefs executivo Cyril Renaud e Pastry, Dina Bonnet, colocam-nos frente a frente com uma cozinha moderna e contemporânea, usando o mais fresco dos ingredientes adaptados às estações. Com um menu ‘three-course’,  qualquer escolha vem com sabor e apresentação artística ao seu paladar. De lagosta e Tuna Tataki ao wagyu beef, corte de carne de gado criado no Japão de acordo com regras bem definidas e considerada uma iguaria pelo seu sabor, consistência e gordura, toda decisão é acertada. Não resistimos às sugestões com peixes leves e perfeitamente cheios de sabor.

Ao sermos convidadas ao Chef´s Tasting Menu, uma agradável surpresa: o sommelier Slin Mello, simpaticíssimo, é brasileiro. Com seu Court of Master Sommerlier apresentou-nos a harmonizações surpreendentes e vinhos idem, como o branco 2010 Clos Floridene, da adega do Mandarin. A apoteose de sabor só se encerra com o Vietnamese Coffee, um bolo de chocolate com creme de café, caramelo e sorvete que naquele momento lhe chama à felicidade de estar neste lugar, com esta vista, com tanto prazer.

Antes de nos despedirmos do Asiate, Slin Mello comentou a chegada do novo bar The Aviary NY, com inauguração agendada para final de agosto. Os chefs executivos Grant Achatz e Nick Kokonas, que conduzem também o Grupo Alinea de restaurantes em Chicago, anunciam sua primeira incursão fora da maior cidade de Illinois. Após o sucesso do premiado Aviary em Chicago, eles vêm morder a grande maçã com uma gastronomia distinta, baseada em coquetéis harmonizados com petiscos e pratos rápidos, porém conceituados. Também no 35º andar do Mandarin, o espaço terá seu processo conduzido por chefs e bartenders respeitará seus princípios, mas inspirados na cultura de cocktails historicamente abundante de Nova York.

Mas as vistas do Central Park e do skyline da Columbus Circle também estão disponíveis no THE OFFICE, novo bar que inaugurou há pouco, no mesmo andar, com a chegada do verão do hemisfério norte. Claro, fomos espiar com prazer. Aqui o ambiente é mais privativo, com 40 lugares, e inclui drinques do mundo inteiro, coquetéis clássicos e um menu totalmente diferente do que será oferecido no The Aviary.

Bom demais encontrar um brasileiro dedicado e profissionalíssimo em terras estrangeiras. Encantadoramente feliz! Slin Mello nasceu em Salvador, na Bahia, iniciou com aulas de dança no Liceu de Artes e Ofícios e participou do Bolshoi. Com seu jeito de se mover que veio da capoeira, recebeu elogios no Alvin Ailey American Dance Theater. Com um pé na arte, colocou o outro na paixão pela enologia e, agora com o Court of Master Sommelier, com encanto discorre sobre soberbos vinhos e espumantes da concorrida adega do Asiate.

 

Publicado na edição 35 da revista Gente que Faz



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

O japonês que leva a marca do seu chef à mesa: Naro, em Gramado

Naro é o japonês cheio de bossa que celebra a técnica do chef Marlon Schimitz de Oliveira, em Gramado Com endereço em uma das cidades mais charmosas do Rio Grande do Sul, a bela Gramado, o Narõ Culinária Japonesa recebe público exigente, de todos os cantos do Brasil e até mesmo de outros países. O […]

LEIA MAIS
Image

Giostra Cuccina: mangia que te fa bene

O novo restaurante do hotel Casa da Montanha, em Gramado, foi inaugurado dia 1° de  julho  e faz uma homenagem ao seu icônico carrossel, através de um giro pelos sabores da Itália Giostra em italiano é carrossel, um símbolo clássico e lúdico, que está sempre em movimento e jamais perde seu encanto. Essa é o […]

LEIA MAIS
Image

Iguaria rara, no sul! Da nossa terra para os pratos dos grandes chefs.

Dos pomares do interior gaúcho, em Cachoeira do Sul, na região central do Estado, brota a iguaria que faz sucesso em pratos sofisticados de grandes chefs: a trufa. Por trás do cultivo, toda a dedicação do biólogo e pesquisador Marcelo Sulzbacher Ainda nos bancos da faculdade, a ideia de produzir trufas – um fungo subterrâneo […]

LEIA MAIS