Asiate NY, à altura de sua gastronomia
Publicado em 14 de setembro de 2017Mesmo que não estivesse no 35º andar do hotel Mandarin Oriental, o Asiate ainda lhe aproximaria dos céus, pela sua gastronomia singular, pela dinâmica da equipe ou pelas extraordinárias técnicas do chefs Cyril Renaud e Dina Bonnet
Não bastasse ele estar localizado no Mandarin Oriental, na cidade de Nova York, bem no centro da ação e bem exibido no Columbus Circle, proporcionando vistas indescritíveis da cidade, do rio Hudson e do Central Park, o 35º andar do hotel está em ebulição. A ‘ebulição’ mencionada você somente compreenderá no encerrar deste conteúdo, pois a primeira impressão são as luzes da cidade, a escultura de árvore incrível que fica no teto, a extensa adega vertical bem posicionada e o contexto elegante e agradável do restaurante principal, o Asiate, também aberto a não hóspedes do hotel.
Os chefs executivo Cyril Renaud e Pastry, Dina Bonnet, colocam-nos frente a frente com uma cozinha moderna e contemporânea, usando o mais fresco dos ingredientes adaptados às estações. Com um menu ‘three-course’, qualquer escolha vem com sabor e apresentação artística ao seu paladar. De lagosta e Tuna Tataki ao wagyu beef, corte de carne de gado criado no Japão de acordo com regras bem definidas e considerada uma iguaria pelo seu sabor, consistência e gordura, toda decisão é acertada. Não resistimos às sugestões com peixes leves e perfeitamente cheios de sabor.
Ao sermos convidadas ao Chef´s Tasting Menu, uma agradável surpresa: o sommelier Slin Mello, simpaticíssimo, é brasileiro. Com seu Court of Master Sommerlier apresentou-nos a harmonizações surpreendentes e vinhos idem, como o branco 2010 Clos Floridene, da adega do Mandarin. A apoteose de sabor só se encerra com o Vietnamese Coffee, um bolo de chocolate com creme de café, caramelo e sorvete que naquele momento lhe chama à felicidade de estar neste lugar, com esta vista, com tanto prazer.
Antes de nos despedirmos do Asiate, Slin Mello comentou a chegada do novo bar The Aviary NY, com inauguração agendada para final de agosto. Os chefs executivos Grant Achatz e Nick Kokonas, que conduzem também o Grupo Alinea de restaurantes em Chicago, anunciam sua primeira incursão fora da maior cidade de Illinois. Após o sucesso do premiado Aviary em Chicago, eles vêm morder a grande maçã com uma gastronomia distinta, baseada em coquetéis harmonizados com petiscos e pratos rápidos, porém conceituados. Também no 35º andar do Mandarin, o espaço terá seu processo conduzido por chefs e bartenders respeitará seus princípios, mas inspirados na cultura de cocktails historicamente abundante de Nova York.
Mas as vistas do Central Park e do skyline da Columbus Circle também estão disponíveis no THE OFFICE, novo bar que inaugurou há pouco, no mesmo andar, com a chegada do verão do hemisfério norte. Claro, fomos espiar com prazer. Aqui o ambiente é mais privativo, com 40 lugares, e inclui drinques do mundo inteiro, coquetéis clássicos e um menu totalmente diferente do que será oferecido no The Aviary.
Bom demais encontrar um brasileiro dedicado e profissionalíssimo em terras estrangeiras. Encantadoramente feliz! Slin Mello nasceu em Salvador, na Bahia, iniciou com aulas de dança no Liceu de Artes e Ofícios e participou do Bolshoi. Com seu jeito de se mover que veio da capoeira, recebeu elogios no Alvin Ailey American Dance Theater. Com um pé na arte, colocou o outro na paixão pela enologia e, agora com o Court of Master Sommelier, com encanto discorre sobre soberbos vinhos e espumantes da concorrida adega do Asiate.
Publicado na edição 35 da revista Gente que Faz