Antônio Carlos Minuzzi Filho: talento para transformar pessoas na sua melhor versão

O cirurgião plástico Antônio Carlos Minuzzi Filho celebra novos voos na vida pessoal e profissional, e faz história ao projetar o Hospital da Plástica, um hospital boutique, que eleva o conceito de bem atender


O passado guarda lembranças memoráveis e o futuro é pura expectativa, mas viver o momento presente que encanta o cirurgião plástico Antônio Carlos Minuzzi Filho. Aos 39 anos, concretizando projetos ousados, vide a fundação do Hospital da Plástica, ele vive a sua melhor fase na vida pessoal e profissional.

Filho de pais médicos – a mãe é a dermatologista Lyane Minuzzi e o pai, o endocrinologista Antônio Carlos Minuzzi – ele seguiu a carreira médica meio ao acaso.

– Como os meus pais eram médicos e eu sou o filho mais velho, eu achava que as pessoas tinham uma percepção que eu iria ser médico. Mas, na infância, eu nunca pensei nisso. Foi na hora do vestibular, quando eu tive que escolher, que eu comecei a pensar que talvez a Medicina fosse o caminho que iria fazer mais sentido.

E como fez sentido. Dr. Minuzzi entrou para a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) aos 17 anos e saiu formado aos 23 anos, em 2007. A ideia era seguir na Endocrinologia, como o pai, mas, nos últimos anos da faculdade, a parte prática das disciplinas de cirurgia despertaram todo o seu interesse. Já a inclinação para a cirurgia plástica veio de uma combinação:

– Eu sempre gostei da parte manual, de fazer trabalhos manuais. E esse viés estético veio da minha mãe, ela sempre falava muito que admirava a cirurgia plástica, então, me deu uma certa referência nesse aspecto.

Mesmo que as decisões tenham sido tomadas sem muito planejamento, hoje Minuzzi celebra as escolhas feitas lá atrás. Absolutamente realizado profissionalmente, ele vê na cirurgia plástica a possibilidade de transformar a vida das pessoas.

– Só com o tempo eu fui entender o quão impactante a cirurgia plástica é na vida de um paciente. Muitas pessoas podem pensar que fazer uma mudança estética é bobagem, mas quando um paciente deixa alguma coisa que incomodava muito, parece que ele renasce, parece que desbloqueia uma trava. E isso muda a atitude de vida desse paciente, a forma como ela se apresenta para o mundo. Eu isso eu acho espetacular – confessa.

Esse feedback que retroalimenta o cirurgião que, quando não está em cirurgia, adora conversar com cada paciente em consultas mais longas, em que busca entender exatamente qual é a queixa que o fez buscar a sua clínica. A interação com o público também vai além. Minuzzi mantém a rede social superatualizada, sempre informando e esclarecendo sobre o que há de novo em termos de procedimentos.

Aliás, a rede social criou um antes e depois na cirurgia plástica, na opinião do médico. E essa moeda tem dois lados. A especialidade cresceu muito, porque as pessoas passaram a conhecer as transformações possíveis e isso acaba despertando o desejo, mesmo em quem, até então, não percebia uma necessidade de mudança muito evidente. Ao mesmo tempo, a internet também fez com que muitos pacientes construíssem expectativas exageradas sobre os resultados.

– Muitas vezes, é preciso trazer o paciente de volta para a realidade, por isso, eu sempre gosto de conversar muito antes do procedimento – observa.

 

A multiplicação da lipoaspiração

A medicina é um exercício de Minuzzi filho e pai, de sua mãe Lyane e de um de seus irmãos, Ricardo

 

Desde os tempos em que fez a residência em Cirurgia Plástica, na Santa Casa de Porto Alegre, as mudanças na especialidade são constantes. Isso passa pelo aperfeiçoamento da tecnologia, por novos equipamentos e técnicas. Mas isso também passa pela preferência do público.

Quando se formou, Minuzzi lembra que as cirurgias de seio, abdômen e nariz eram recorrentes. Atualmente, a lipoaspiração é, disparada, a mais procurada.

– É uma cirurgia que se multiplicou nos últimos anos. De cada dez cirurgias, a metade é lipoaspiração.

Além do desejo da silhueta definida, o avanço da técnica contribuiu para o crescimento dessa cirurgia. Hoje, uma lipoaspiração não retira apenas a gordura excedente, ela ainda consegue proporcionar um contorno corporal e um desenho de musculatura, que entrega um resultado muito bonito e harmonioso.

Esses avanços também trouxeram o público masculino para a clínica, que hoje já procura pela cirurgia plástica sem tabus.

 

 

Hospital da Plástica, um hospital boutique

 

Se a tecnologia e as técnicas de cirurgia plástica evoluíram muito, Minuzzi também entendeu que precisava de um novo local para executar o seu trabalho. Em 2019, a ideia inicial era montar uma clínica no bairro Moinhos de Vento, na Capital. Mas esse projeto acabou tomando uma nova proporção depois de Minuzzi ser provocado por um amigo que sugeriu que, ao invés de uma clínica, ele construísse um hospital dia.

Com a ajuda desse mesmo amigo – Rodrigo Bernardi -, a viabilidade do projeto começou a ser estudada e saiu do papel: o Hospital da Plástica – um Hospital Dia, em que se faz especificamente cirurgia plástica e se atende um modelo hospitalar de especialidade – foi inaugurado há três meses. Além de Minuzzi, outros médicos se tornaram parceiros ou credenciados ao empreendimento.

– Eu sempre pensei em poder atender meus pacientes de forma personalizada, dar um tratamento vip, individualizado, quase como num hotel. A ideia era um hospital boutique e conseguimos fazer isso – comemora.

Quando entra no Hospital da Plástica, o paciente é recebido por funcionários que sabem o seu nome e conhecem o seu histórico – algo impensável em um grande hospital. Antes da cirurgia e após, esse paciente também é tratado de forma reservada, com toda a privacidade. Ou seja: mais que cuidado, o paciente também recebe doses generosas de carinho.

 

O marido e o pai, além do cirurgião

Antônio Carlos Minuzzi Filho é casado com a organizadora de eventos e influencer Xuxa Pires e são pais de Maria Antônia

Dr. Minuzzi confessa que trabalha muito – às vezes mais do que deveria – em compensação, procura fazer cada minuto livre valer a pena.

Casado com a influencer e organizadora de eventos Xuxa Pires, os poucos momentos de folga do casal, à noite, são dedicados à filha Maria Antônia, de 6 anos.

– Eu confesso que sou um pai meio babão. A Maria Antônia trouxe uma luz para a nossa vida. Eu passei a rever muitas coisas e hoje eu faço muita coisa pra ela e por ela. Curto cada fase, porque eu sei que isso não vai durar pra sempre, embora também não seja fácil, pois um filho está sempre te desafiando.

Como Minuzzi e Xuxa acabam tendo rotinas intensas, há um acordo entre eles de, sim, trabalhar muito, porém, tirar férias sempre que as agendas permitem, já que viajar é o principal hobby do casal.

– Isso me conectou muito à Xuxa: nós dois gostamos muito de viajar. Saímos cedo de casa e voltamos tarde, para poder fazer de quatro a cinco viagens por ano, sempre que possível levando a Maria Antônia com a gente.

Aliás, eles já estão preparando as malas. O Natal e o Ano Novo serão nos Estados Unidos. Já para janeiro, uma viagem para o Nordeste está no script. E, no Carnaval, o rumo será a Espanha.

Bons voos, para a família Minuzzi, são mais que descanso: são a premissa para energias renovadas e novas concretizações.

Conteúdo publicado na edição 58 da revista Gente que Faz



Tags relacionadas

Comente



Compartilhe!







POSTS RECENTES

Image

Cerejeiras em Flor, no Japão. Quando ir?

Visitar o Japão durante a época de florescimento das cerejeiras, conhecida como “Sakura”, é uma experiência que captura não apenas a beleza estonteante da natureza, mas também a essência profunda da cultura japonesa. A melhor época para testemunhar este espetáculo varia de acordo com a região, mas geralmente ocorre entre o final de março e […]

LEIA MAIS
Image

Abre as portas o hotel de luxo mais esperado do ano na capital portenha

A boa nova da hotelaria portenha é o Hotel Casa Lúcia, que inaugura,  hoje,  como uma carta de amor à Argentina, na estilosa Calle Arroyo e na badalada Recoleta Sob a chancela da Único Hotels, abre as portas, hoje, o Hotel Casa Lucia, marcando o primeiro empreendimento fora da Espanha para a coleção de hotéis de luxo. Ligado […]

LEIA MAIS
Image

Juca Richter faz pulsar um novo ecossistema numa das rodovias mais importantes do Estado

386 Busisness Park, empreendimento que leva assinatura do Richter Gruppe, se consolida como um parque empresarial pensado dentro do conceito de smart cities, conectando inovação e bem viver O empreendedorismo pode ser um dom, uma necessidade, uma ousadia ou uma herança. No caso de José Paulo Richter, fundador e CEO do Richter Gruppe, pode-se dizer que […]

LEIA MAIS