Amsterdam insider
Publicado em 1 de abril de 2015Por Neiva Schneider
Não é à toa que Amsterdam é chamada de Cidade dos Canais. Ao todo, são 165 canais que cruzam a capital holandesa. Passear pelos canais desta cidade open-minded, com espírito livre, muita bagagem cultural e qualidade de vida altíssima, é apenas uma de suas distinções.
Ao chegar em Amsterdam, a primeira coisa a fazer é adquirir o City Card I amsterdam. Com ele, você tem transporte livre (GVB), passes em inúmeros museus e atrações ou descontos interessantes em outros. Vale a pena. De boas-vindas, de barco, faça um city tour pelo centro velho, passeando pelas belas mansões construídas pelos ricos comerciantes no século 17, às margens dos canais, quando Holanda viveu seu auge econômico.
Observe que as fachadas das casas são levemente inclinadas para frente e que no alto delas existe uma espécie de braço de madeira com uma roldana na ponta. Não pensem que é um mero adorno. Isso tem uma grande utilidade. Como as casas são estreitas e altas, fica difícil colocar os móveis dentro dela. A solução encontrada foi subi-los de fora com o auxílio da roldana.
É muito difícil ver alguém fora de forma nesta cidade planejada para andar de bicicleta. São cerca de 1 milhão de habitantes e 500 mil bicicletas. Quer um dia perfeito na cidade? Alugue uma bicicleta, pare para um café no Vondeltuin, em Vondelpark, visite o Rijksmuseum, onde estão obras de grandes mestres da pintura, e o Foam Museum, dedicado à fotografia, experimente a torta de maçã no Noorder Market (um mercado orgânico super bacana), vá ao novo EYE Film Museum e encerre o dia com um jantar romântico.
Claro, não podemos deixar de falar do Red Light District, onde a prostituição é legalizada e as vitrines te mostrarão toda a oferta da cidade, e os Coffe Shops, onde você pode experimentar a famosa maconha sem ser preso. Viaje conosco e não esqueça de trazer na bagagem os clogs de madeira e os famosos stroopwafels (biscoito de origem holandesa, em uma tradução livre significa “waffle com calda”. Trata-se de um biscoito formado por duas finas partes de massa, unidas por uma espessa calda, em formato de disco.
Melhor lugar para ver a turma da moda
No Fashion and Museum district, onde fica também o Consevatorium.
Lojas cools
As lojinhas e boutiques na Cornelis Schuytstraat, em Oud Zuid e, claro, a Nine Streets (as Nine Streets são ruas próximas aos canais com várias lojinhas charmosas).
Cool clubs
Harbour Club, North Sea Jazz Club, que acabou de abrir em Westergasfabriek, e, meu old time favorite,The Super Club.
Não está na moda, mas é o máximo
Hoppe Café.
Coloque na sua agenda:
Passeio de barco pelos canais, Bairro Jordaan, Casa de Anne Frank, Red Light District, Coffe shops, Leidseplein, Heineken Experience, Museu Rijksmuseum, Vondelpark, Museu Van Gogh, Openbare Bibliotheek, Koningsplein (Mercado das Flores), Muntplein e Rokinstraat, Nemo: Museu de Ciências de Amsterdam, Keukenhof (Jardim das tulipas).
Experiência para não deixar de viver:
Alugue uma bicicleta e passe um dia ou apenas algumas horas do dia pedalando pela cidade.Essa é uma experiência que você não pode deixar de viver. A cidade é toda planejada para isso. Você não encontrará problemas.
Almoço na estufa ou o elogio da simplicidade:
O lugar é uma descoberta filosófica. As investigações começaram, claro, pela internet. Há uma seção do NYT que elege os melhores restaurantes pelo mundo. Em Amsterdam, o restaurante orgânico De Kas aparecia com uma proposta tentadora, de preparar a comida com ingredientes frescos, cultivados e colhidos com respeito com respeito à natureza.
O De Kas tem suas próprias estufas e um jardim anexo ao restaurante, onde são cultivados legumes mediterrâneos, ervas e flores comestíveis. Fora isso, a 10 km de Amsterdam na região Beemster, são cultivados legumes da estação ao ar livre. O fundador e proprietário da De Kas, Gert Jan Hageman, é responsável pela “horta”.
O menu é sempre uma surpresa, uma vez que depende da sua colheita diária. Ao chegar, perguntam: alergia a algum tipo alimento? Não gostam de alguma coisa? Em seguida, contempla-se os detalhes do belo lugar e inicia-se a viagem gastronômica com azeitonas gigantes, dentre outras entradas.
No almoço, é servido um menu com dois pratos. Também é possível pedir uma seleção de três entradas pequenas ou apenas um prato principal. No Jantar é servido um menu com três pratos. Este menu fixo sempre que consiste numa seleção de três entradas pequenas, seguido por um prato principal e uma sobremesa.
Os menus são inspirados nas cozinhas do Mediterrâneo rural, com legumes frescos. As criações vegetais são servidas em combinação com carnes ou peixes. Para os vegetarianos o chef prepara um menu especial.
No De Kas, a refeição poderá ser servida na deslumbrante sala de jantar, desenhada por Piet Boon, ou – se o tempo permitir – no jardim de ervas.
Em seguida, uma deliciosa seleção de queijos, com um tipo de melaço que nos introduz a sobremesa, verdadeiro grand finale.
Incanto, veramente italiano em Amsterdam
Suba a escada, admire a vista das esquinas, aposte no sommelier e se deleite com a comida do chef. A vista esplêndida deu nome ao restaurante charmoso de três andares: deleite-se primeiramente com os canais, com o mercado de flores ou com o hotel …..
Incanto é um restaurante de clássica cozinha italiana. O chef Simone Ambrosin é conhecido por seu estilo puro e simples de cozinhar. Todos os dias ele compõe um menu com os melhores ingredientes que o mercado tem para oferecer. Os ingredientes são, sempre que possível, orgânicos. Queijo, presunto e prosecco são importados por ele mesmo.
Incanto foi escolhido como o melhor restaurante italiano fora da Itália pela revista Italia. Aqui, não espere encontrar fotos nostálgicas, garrafões ou toalhas de mesa com estampa xadrez.
Todo o tempo e energia do italiano Ambrosin é dedicado na escolha de ingredientes especiais e na seleção primorosa de vinhos.
Ingredientes incomuns e esquecidos, omo o Bitto di Alpeggio, um queijo aromático produzido nas altas planícies da Lombardia, nos fazem voltar à autêntica cozinha italiana.
Vinhos excepcionais que se harmonizam perfeitamente com cada prato serv ido vem de uma valiosa e surpreendente adega.
É um pequeno e maravilhoso recanto. Não espere uma massa com um vermelho molho pesado – jamais. O que o surpreenderá é o que é dificílimo de encontrar fora da Itália.
Onde ficar
Canais extraordinários, casas centenárias e arquitetura contemporânea são facilmente acessíveis a partir do Hotel Okura, onde elegância e atendimento esplêndidos se reúnem para uma experiência de hospedagem única.
O hotel Okura Amsterdam encontra-se às margens do canal de Amstel, próximo ao centro cultural, financeiro e popular de Amsterdam e se diferencia pela elegância, pelo conforto. Uma atenção particular foi dada aos pormenores, a fim de garantir uma recepção calorosa.
Os 301 quartos são igualmente mobiliados e com equipamentos modernos. Você descobrirá as delícias culinárias do mundo inteiro num dos quatro restaurantes ou apreciando um drinque em um dos dois bares. O hotel possui um centro de bem-estar com saunas, jacuzzi, banho turco e uma piscina coberta de 18 metrôs. Há acesso à internet WiFi livre. Do restaurante Ciel Bleu, no 23º andar, você poderá desfrutar de uma impressionante vista de Amsterdam. Situado a uma curta distância a pé das principais atrações da cidade é ponto de partida ideal para suas visitas. Integra a seleta rede The Leading Hotels of the World e fica em um dos canais mais famosos do centro de Amsterdam, ao lado do centro de convenções RAI e a 10 minutos da zona cultural da cidade.