A Lisboa que você deve (re)descobrir urgentemente
Publicado em 28 de novembro de 2022Iniciamos nossa abordagem com ícones da nova terra das oportunidades, dentre eles, um endereço célebre, o Tivoli Lisboa, reduto do melhor da hotelaria e da gastronomia na capital portuguesa
Lisboa é a nova terra das oportunidades. O número de imigrantes nunca foi tão alto e os brasileiros são a maioria deles. Também dos viajantes, Portugal tornou-se o queridinho. Para quem depois de 10 anos retorna ao destino, como eu, ver de fato todas estas transformações que aconteceram, na época com muitos edifícios abandonados ou em desuso, é extremamente motivador.
Mas, de fato, o que torna este país, o mais antigo da Europa em termos de existência dentro de suas fronteiras, tão especial? As pessoas, acolhedoras, amáveis e simpáticas. Nem muito frio no inverno, nem muito quente no verão, some isso à cultura, à topografia, à história, à segurança, aos melhores preços considerando Europa e à gastronomia… pronto, está aí o boas-vindas em bom e alto tom.
Na Lisboa montanhosa dos tons pastéis vimos uma cidade grande, imperial, rica e comemorativa. Gente do mundo inteiro compraram prédios em ruínas e ainda agora há quem chegue para investir. A cidade está de uma grandeza singular, com muitos novos empreendimentos, efervescente na cena hoteleira, gastronômica e cultural. Há muito o que se fazer neste destino multiétnico, divertido e próspero. Vem com a gente!
Na cena hoteleira, um ícone
Um dos mais bacanas e bem-localizados de Lisboa, em plena Avenida Liberdade, a via de luxo da cidade, pontuada por lojas de marcas famosas, espaços renovados, grandes árvores, experiências de luxo e cafés, é o Tivoli Avenida Liberdade, com quase 90 anos de tradição.
O hotel se apresenta em edifício art déco com o melhor dos estilos clássico e contemporâneo, recebendo com lustres de cristal, pé direito altíssimo, mármore, muita luz natural vinda de uma claraboia e arranjos singulares de flores frescas que tem sua extensão nas deliciosas suítes, com continuação do mesmo bem receber deste staff incrível.
Nossa entrada em Lisboa só poderia se dar com ele, esse endereço de alma genuinamente portuguesa.
Em algum momento de sua estada em Lisboa, mesmo não sendo hóspede do hotel, você virá ao Tivoli, afinal seus bares e restaurantes são os lugares da moda na cidade. No andar térreo funciona a Cervejaria Liberdade, com sugestões de menu, para almoço ou jantar, que são alguns dos segredos mais bem guardados da cidade.
Só de pensar, que saudade do sabor e da excelência do Polvo à Lagareiro e da Tarte de Maçã. Aqui ou no Skybar ou no Seen, todos se revelam hotspot dos tradicionais, com um misto de locais e turistas frequentando-os.
A maior redenção? Depois de um dia inteirinho de bate-perna e sobe e desce sete colinas, encerrar o dia com uma massagem no primeiro spa urbano da marca Anantara em Portugal ou com alguns instantes na piscina que, aliás, é uma surpresa encantadora em meio a um pequeno oásis verde. Como hóspede do hotel, foi o melhor desses dias tão azuis.
Depois disso, desfrutamos de um banho demorado na deliciosa suíte e fomos direto para um coquetel no Skybar by Seen, com aquela vista deslumbrante e única, neste ambiente super cool.
Por fim, encerramos descobrindo as combinações de sushi mais improváveis e as combinações mais deliciosas no Seen Lisboa. A noite continuava, é claro, embalada por DJs, afinal é só cair a noite que as luzes acendem e colhem alegria no lugar mais instagramável da capital portuguesa.
Aliás, Tivoli Hotels & Resorts está cada vez melhor e indo mais longe. Além de integrar o portfólio da The Leading Hotels of the World, desde junho de 2022 o Tivoli Avenida Liberdade também foi aceito na Virtuoso®, um dos mais importantes players de viagens de luxo.
A Suíte Beatriz Costa é dedicada à atriz que viveu no hotel por mais de 40 anos, responsável pela chegada da comunidade de artistas brasileiros a Lisboa e embaixadora da marca Tivoli no Brasil
LISBOA INSIDER
Convidamos Andrea Granja, que é diretora de Relações Públicas e Comunicações do Tivoli Hotels & Resorts, para nos trazer o que há de mais up-to-date na cena de Lisboa, para visitar:
MAAT
O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa, também conhecido por MAAT, é imperdível por seu design e acervo!
PRÍNCIPE REAL E O ESPAÇO DA EMBAIXADA
Até bem pouco tempo, o bairro trendy do Príncipe Real era residencial e agora é o endereço das melhores novidades. O espaço da Embaixada, com lojas de marcas portuguesas, muito bonito, reúne uma série de marcas e artistas nacionais focados no design, artesanato, moda, gastronomia e cultura portuguesa. O resultado é um ponto de encontro de pessoas e experiências, tradição e contemporaneidade, misturando a preservação do património arquitetónico com o mais de inovador que Portugal tem para oferecer.
ALFAMA E MADRAGOA, COM O MIRADOURO DA SENHORA DO MONTE
Alfama é uma das áreas mais antigas de Lisboa e suas ruas íngremes estão repletas de cafés e lojas vendendo artesanato tradicional. Há lugares incríveis em suas ruas estreitas e pitorescas. O Miradouro da Senhora do Monte é o que melhor apresenta a vista de Lisboa.
CHIADO
É o coração da Lisboa romântica, burguesa, do século XIX. Imperdíveis, a loja de louças Vista Alegre e os pasteis de nata da Manteigaria (tão bons como os de Belém).
Conteúdo publicado na edição 55 da revista Gente que Faz: