
A estética da arte
Publicado em 29 de junho de 2016Antes de chegar em Punta, na discreta, chic e exclusiva José Ignácio, o Bahia Vik comunga do cenário paradisíaco que o cerca e casa com a poesia do lugar
Foi, certamente, a ascendência de Alexander Vik, com mãe uruguaia (filha do embaixador do país na Noruega), e seu amor pelo destino, que motivou hotéis que são compêndios despretensiosos de arte, no reduto mais hippie chic do litoral uruguaio. Seu mais novo empreendimento, o Bahia Vik, encorpa o portfólio Vik Retreats, que inclui o Playa Vik, a Estância Vik e La Susana, em José Ignacio, além do Viña Vik, no Chile. Foi a intervenção de Alexander e de sua esposa Carrie Vik que transformou esta península num dos locais de férias e destino de casamentos mais cobiçados da América do Sul, além de um eixo de arte.
Com seu estilo beach chic, o Bahia Vik desabrocha como experiência de lifestyle contemporâneo, complementando o design de vanguarda o do Bahia Vik e a experiência de rancho e pampa da Estância Vik. Quem se hospeda num, usufrui das áreas comuns de todos, inclusive passeios, raftings e a diversidade de cada lugar. Foi, porém, no Bahia Vik que mais nos detemos. E fomos presenteados com sua atmosfera natural e relaxante, com o pé na areia, nesse recanto discreto e sossegado que tem se revelado refúgio de artistas e Jet setters descolados.
Aqui literalmente o pampa encontra o mar. São 10 suítes na construção principal, com todos os quartos diferentes, outros 27 distribuídos em onze villas privativas, e em breve já terão novas unidades, cada um com uma decoração mais inusitada que o outro, sempre com vocação artsy, com vista para o mar, para as dunas, para a vegetação costeira, para as piscinas em formato de espelhos d’água que os circundam.
O projeto assinado pelo arquiteto uruguaio Marcelo Daglio privilegiou a ventilação natural da praia e sistemas inteligentes de geração de energia solar e coleta de água da chuva. Das pinturas pelas paredes ao teto, passando pelo mobiliário, a atmosfera transpira arte. As habitações são em forma de “caixotes retangulares” e sobram no design. Particularmente, fiquei encantada com os banheiros, com os materiais utilizados, pedras brutas, madeiras, cerâmicas em diferentes formatos.
Porém, do pátio principal com amoreiras que são um convite à criança e ao adulto que degustam os pequenos e gostosos frutos, ao lounge anexo, o encanto permanece com a cor do pintor austríaco Gustav Klimt. De um espaço ao outro, a arte sempre nos acompanha. Foram dias de ode ao relax, onde o quarto é um convite ao dolce far niente, com sua pequena varanda que se abre encantadoramente às quatro piscinas de azul infinito que se juntam aos céus de cor idem.
Se imperdível foi o café da manhã com iogurte caseiro feito no hotel, o atendimento cordial e solícito de seu staff, o astral artsy do lugar, a cozinha pequena, porém com boas pedidas, teve outro momento, simplesmente mágico: o anoitecer em torno do fogo, com as calmas águas ao sul do Atlântico de testemunhas, e a gente se aconchegando com mantas de lã divinas, proporcionadas pelo hotel, foi divino. Taças com o tinto e elegante Vik homenagearam o momento, para sempre na memória!
- Alex e Carrie Vik, idealizadores e proprietários
- A arquitetura do Bahia Vik surpreende
- Quartos convidativos à área externa, porém extremamente aconchegantes na área interna
- A visão do infinito, que deixa saudades do Bahia Vik
Entre o Bahia Vik e o Playa Vik, com poucos passos de distância separando-os, está o La Susana – um dos restaurantes de praia mais badalados do verão nestes lados do Atlântico Sul. Seus deliciosos pratos podem ser degustados literalmente com o pé na areia, por hóspedes ou turistas.
- La Susana…
- … a poucos passos do Bahia Vik
- … a poucos passos do Playa Vik
- Aberto também a não hóspedes
A poucos passos do Bahia Vik, o Play Vik também surpreende em sua ousada arquitetura e na ode à arte.
- Playa Vik
Quem se hospeda em um dos três e próximos empreendimentos, pode usufruir da estrutura dos demais. A Estância Vik é um charme e vale agendar um passeio, um jantar com uma degustação de vinhos, uma cavalgada ou outra das prazerosas atividades que o lugar oferece.
- Estância Vik
Por Neiva Schneider
Matéria publicada na edição 28 da revista Gente que Faz
Fotos
Tags relacionadas
Playa VikUruguaiComente
Compartilhe!
POSTS RECENTES

Um roteiro de delícias aos pés do Cristo Protetor
A região alta do Vale do Taquari brinda um momento histórico no turismo, especialmente após a conclusão do Cristo Protetor, em Encantado. Na carona desses investimentos, quem também se desenvolve é o setor gastronômico Fomos ouvir quem vive e quem empreende na região para trazer opções aos visitantes que querem ver as belezas, mas que […]
LEIA MAIS
ORGANIZADO POR XUXA PIRES, O CONVITE É PARA O BAILE BENEFICENTE DO ASILO PADRE CACIQUE
As festividades ocorrem nos dias 24 de setembro e 1º de outubro No dia 10 de outubro, ocorrerá o baile “A Solidariedade não Envelhece”, no Salão Leopoldina, da Associação Leopoldina Juvenil. O evento, 100% beneficente, planejado pela influenciadora digital e organizadora de eventos Xuxa Pires, tem o objetivo de arrecadar fundos para o Asilo Padre […]
LEIA MAIS
Rosane da Veiga Faria lança “A Casa das Sombras”
Evento será no dia 11 de setembro, as 18h, na Livraria Santos, localizada a Galeria Casa Prado Dando continuidade à sua estreia na literatura, Rosane da Veiga Faria irá lançar “A Casa das Sombras”, segundo livro da série “Árvore de Família”. A saga de fantasia entrelaça a realidade e elementos sobrenaturais, envolvendo o […]
LEIA MAIS